Aplicativos em Java para Celulares Nokia.....alguem sabe?

Pessoal:

Estou querendo começar a ver algo sobre a tecnologia da linguagem java para celulares Nokia. Ja fiz o download da API e do emulador…gostaria de saber se vcs sabem de algum site, de algum material, em ingles ou portugues que possa me ajudar a conhecer mais e desnevolver aplicativos para tais celulares.

Abraços

Richard
Programador Java/Oracle

Olha, J2ME foi feito para funcionar em qq dispositivo que suporte Java, nao importa o fabricante. Eh uma abstracao, java nao fornece metodos que so funcionam em determinado fabricante. Pelo menos nao atualmente. Claro que isso tem pontos fortes e fracos. Um dos fortes eh que a sua aplicacao vai rodar em qq celular que rode java. Um dos pontos fracos eh que, eventualmente, voce pode deixar de tirar proveito de alguma funcionalidade especifica do modelo…

[]'s
Rafael Steil

Em relação a funcionar em qualquer dispositivo, há exceções… Claro que o J2ME em si vai funcionar em qualquer dispositivo que rode a JVM de J2ME, mas por exemplo, a Motorola tem uma versão “especial” do J2ME, que além de todas suas funcionalidades já aceita algumas coisas que estão previstas para releases futuras do J2ME oficial, como por exemplo o suporte a imagens jpg.
Em relação a Nokia, dá para ficar tranquilo, eles realmente utilizam a versão padrão do J2ME. E eles tem um livrinho de umas 30 páginas sobre “Mobile Application Development Notes”, mas não sei onde seria possível conseguí-lo (o meu eu peguei no Tech Days). Mas a principal fonte de informação para esse assunto é o site http://www.forum.nokia.com/, que tem várias partes sobre Java.

Caros amigos:
Pra desenvolver aplicativos para celulares em java, acredito que com o J2ME pode-se sim desenvolver…mas, pelo que tenho pesquisado, existe um emulador da Nokia, como havia falado, que eh o visor de um celular nokia com start e stop, para simulação de programas em java. Existe tb uma API especifica para celulares em java, baixei mas nao consegui abrir…essas informações, vcs tem conhecimento?!

Alguem poderia dar mais informações a respeito?!

Valeu

Richard
Programador Java/Oracle

E aí pessoal

O J2ME pode ser usado para desenvolver jogos em qualquer dispositivo móvel, seja ele um Palm, um PocketPC ou Celular, não importa a marca. A portabilidade do java é mantida, claro que há as limitações do sistema operacional hospedeiro do equipamento.

Como está se falando de celulares nokia, aí segue um código fonte de um programinha em J2ME para celular Nokia que faz um teste com a API de screen do Java:
http://www.americas.forum.nokia.com/articles/midlets/default.asp

Tem mais uns exemplos aki ó: http://www.corej2me.com/DeveloperResources/index.shtml

Se alguem quiser manter contato, mater contato: dougzilla@uol.com.br