Aplicativos em Java para Celulares Nokia.....alguem sabe?
4 respostas
richardpeder
Pessoal:
Estou querendo começar a ver algo sobre a tecnologia da linguagem java para celulares Nokia. Ja fiz o download da API e do emulador…gostaria de saber se vcs sabem de algum site, de algum material, em ingles ou portugues que possa me ajudar a conhecer mais e desnevolver aplicativos para tais celulares.
Olha, J2ME foi feito para funcionar em qq dispositivo que suporte Java, nao importa o fabricante. Eh uma abstracao, java nao fornece metodos que so funcionam em determinado fabricante. Pelo menos nao atualmente. Claro que isso tem pontos fortes e fracos. Um dos fortes eh que a sua aplicacao vai rodar em qq celular que rode java. Um dos pontos fracos eh que, eventualmente, voce pode deixar de tirar proveito de alguma funcionalidade especifica do modelo…
[]'s
Rafael Steil
Bani
Em relação a funcionar em qualquer dispositivo, há exceções… Claro que o J2ME em si vai funcionar em qualquer dispositivo que rode a JVM de J2ME, mas por exemplo, a Motorola tem uma versão “especial” do J2ME, que além de todas suas funcionalidades já aceita algumas coisas que estão previstas para releases futuras do J2ME oficial, como por exemplo o suporte a imagens jpg.
Em relação a Nokia, dá para ficar tranquilo, eles realmente utilizam a versão padrão do J2ME. E eles tem um livrinho de umas 30 páginas sobre “Mobile Application Development Notes”, mas não sei onde seria possível conseguí-lo (o meu eu peguei no Tech Days). Mas a principal fonte de informação para esse assunto é o site http://www.forum.nokia.com/, que tem várias partes sobre Java.
richardpeder
Caros amigos:
Pra desenvolver aplicativos para celulares em java, acredito que com o J2ME pode-se sim desenvolver…mas, pelo que tenho pesquisado, existe um emulador da Nokia, como havia falado, que eh o visor de um celular nokia com start e stop, para simulação de programas em java. Existe tb uma API especifica para celulares em java, baixei mas nao consegui abrir…essas informações, vcs tem conhecimento?!
Alguem poderia dar mais informações a respeito?!
Valeu
Richard
Programador Java/Oracle
D
Dougzilla
E aí pessoal
O J2ME pode ser usado para desenvolver jogos em qualquer dispositivo móvel, seja ele um Palm, um PocketPC ou Celular, não importa a marca. A portabilidade do java é mantida, claro que há as limitações do sistema operacional hospedeiro do equipamento.