Durante os últimos meses, venho me dedicando a entender um pouco mais sobre Java. Li diversos artigos, abri e executei vários exemplos com código fonte, que me trazem resultados parciais isolados. Agora gostaria de entender um pouco melhor como funciona o desenvolvimento de aplicativos completos. Por exemplo, no Delphi e VB, CLipper, enquanto programador desenvolvi sistemas para posto de gasolina, corretora de seguros, revenda de veículos, mas ainda não consegui ver uma aplicação no java que tenha menu, formulários, acesso a bd, tudo dentro de uma interface parecida com o que até então vivencio.
Gostaria de saber onde posso obter um fonte de aplicativo, que mesmo sendo pequeno, me desse uma idéia de como é o aspecto de uma aplicação, e quem sabe desfazer a sensação de que os meus programas em java ficarão sempre meio que “desencontrados” em relação aos formulários.
Antecipadamente grato,
Alex Sandro
a.llex@ig.com.br
Quanto mais “desencontrados” (acho que “desacoplados” seria a melhor palavra a usar aqui…) seus sistemas forem, mais facil fica de dar a manutencao. Essa é toda a vantagem de se separar a sua aplicação em camadas, e também o motivo pelo qual o tal do MVC (Model-View-Controller) veio ao mundo.
Eu entendo que a sensacao de “estar perdido” no meio de tanta API, tanta opcao, tanta coisa nova pra aprender pode ser complicada, mas ela se paga na forma de sistemas mais faceis de alterar, manter, etc, etc, etc, etc, etc, e mais etc
Caso vc queira dar uma olhada em exemplos de sistemas completos, procure dar uma espiada nos zilhoes de projetos OpenSource que tem por ai - e, inclusive, o proprio codigo-fonte do GUJ é aberto, caso vc queira dar uma olhadela
Olá Alex, seja bem Vindo no GUJ…
Eu não sou usuário há muito tempo e também tinha questionamentos iguais a seu, porém depois que ingressei aqui no GUJ (e também passei estudar mais), pude realmente ver o potencial do Java!!! :twisted:
Aqui no GUJ há varios exemplos e muitas coisas legais
O início é sempre assim…fica frio!
Olha aqui no CanalJava um exemplo de banco de dados + Swing:
http://www.geocities.com/canaljava/bdswing.html
muita gente ainda pensa que Java é só para o lado do servidor como servidor de aplicações ou web. Java no Desktop é fabuloso e aconselho que você dê uma olhada em Swing e SWT.
Um exemplo: vai em uma agência dos Correios e fique observando (como quem não quer nada) o sistema do banco postal do Bradesco :shock: 8)
[quote=“EddiE”]muita gente ainda pensa que Java é só para o lado do servidor como servidor de aplicações ou web. Java no Desktop é fabuloso e aconselho que você dê uma olhada em Swing e SWT.
Um exemplo: vai em uma agência dos Correios e fique observando (como quem não quer nada) o sistema do banco postal do Bradesco :shock: 8)[/quote]
Eu programo com Java para Desktop a aproximadamente 1 ano e eu já li e já ouvi muitas vezes, que Java para servidores e J2ME estão superando o J2SE em perspectivas
muita gente ainda pensa que Java é só para o lado do servidor como servidor de aplicações ou web. Java no Desktop é fabuloso e aconselho que você dê uma olhada em Swing e SWT.
Um exemplo: vai em uma agência dos Correios e fique observando (como quem não quer nada) o sistema do banco postal do Bradesco :shock: 8)
Tudo fica mto bom quando bem distribuido e estruturado. Eu programa mó cara com swing para desktop, aplicações bem legais de acesso a banco e tudo mais, e ateh hj eu vejo que nao tem coisa melhor. Depois que vc tem tudo pronto, para dar manutençao , criar coisas novas, é super facil…
Mas ateh hj eu to curioso pra saber como é a performance de um programa swing no mac Pq aqui so uso windows…
Mas o que mais gosto no java é a possibilidade de criar o que vc quiser… E a desvantagem é de nao ser tao facil achar o que tem pronto Mas nao eh uma desvantagem tao grande assim…
Falows!