Aplicativos java para 3G

Olá, preciso criar uma aplicação que faça notificações para celular utilizando a tecnologia 3G, mas até agora não sei o que isso realmente implica (???)
Existe alguma API específica do java que é utilizada para realizar a transmissão de dados pela rede 3G?
Alguem sabe realmente no que consiste a tecnologia? Pesquisando sobre 3G, eu encontro apenas as aplicações (velocidade, vantagens, etc) mas nada sobre a tecnologia em si…

Não existe uma api para trabalhar com 3g até porque não é necessaria, 3G é o termo utilizado para uma internet de banda larga via radio, então para sua aplicação isso é transparente, é a mesma coisa se fosse em um cabo de rede, wireless, internet adsl, discada, etc…

Mas como eu faço pra direcionar as notificações para celulares que utilizam 3G? Seria simplesmente uma aplicação web, que enviaria por exemplo arquivos por e-mail de forma normal? Achei que o 3G envolveria alguma espécie de protocolo próprio utilizado pelos celulares pertencentes à rede.

Se vc quer de alguma forma contactar o celular, tipo enviando algo para uma aplicação que ficaria no aparelho as regras são as mesmas, vc tem que ter um ip, enviando para uma porta, e sua aplicação no aparelho ficará escutando, mas os aparelhs não possue ip fixo, todos dinamicos e alguns nem suporta trabalho por ip, apenas pelo numero, isso é possivel em aparelhos simples, vc apenas deixa seu programa do aparelho escutando uma porta e vc pode enviar sms para aquela porta e seu sistema recebe sem problemas.

Acho que a maior dificuldade vai ser em ter o endereço de IP do aparelho, fora isso funciona normalmente como qualquer outro ambiente.