Durante os últimos meses, venho me dedicando a entender um pouco mais sobre Java. Li diversos artigos, abri e executei vários exemplos com código fonte, que me trazem resultados parciais isolados. Agora gostaria de entender um pouco melhor como funciona o desenvolvimento de aplicativos completos. Por exemplo, no Delphi e VB, CLipper, enquanto programador desenvolvi sistemas para posto de gasolina, corretora de seguros, revenda de veículos, mas ainda não consegui ver uma aplicação no java que tenha menu, formulários, acesso a bd, tudo dentro de uma interface parecida com o que até então vivencio.
Gostaria de saber onde posso obter um fonte de aplicativo, que mesmo sendo pequeno, me desse uma idéia de como é o aspecto de uma aplicação, e quem sabe desfazer a sensação de que os meus programas em java ficarão sempre meio que “desencontrados” em relação aos formulários.
Antecipadamente grato,
Alex Sandro
[email removido]
Aplicativos Java
10 Respostas
Cara isso existe sim em java… mas é geralmente recomendado quando vc precisa de portabilidade…
bom… eu tenho o meu “programa” q é um soft para auxilio ao Gerenciamento de Manutenção Industrial…
a base dele é dados de um banco MySQL (apesar de o banco poder ser configurado para qualquer banco, fiz classes e configs pra isso)
ele é acessado viu GUI … essa parte do meu programa ainda está muito pobre… e será acessado tb via servelet (servelet eu nem comessei a ver)…
bom o que estou xegando é ao fim do modelo… a parte q acessa o Banco de dados…
estou usando um modelo MVC para codar… q é o Model View Control…
onde o Modelo é a parte que cuida do Banco de dados… e de tudo q o banco provem… o View é a parte q o usuario ver… no meu caso… a GUI … e o Control… só faz a passagem de dados da GUI para o Model… só faz conversoes para transição de dados…
estou tentando fazer com que o programa rode com qualquer tipo de view… .servelet … GUI…
Bom… c vc quizer… posso ate te passar o Código… mas ele ta bem no começo… sei nem se ta rodando neste momento… pq ainda to codanu ele…
mas… vc deve axar facil por ai…
espero ter ajudado…
abraços…
olaa…
vc poderia me mandar o código, pois nem tenho idéia de como fazer uma sistema para desktop em java, pode ser só a parte de cadastro mesmo.
meu e-mail é
[email removido]
desde ja agradeço
olaa…vc poderia me mandar o código, pois nem tenho idéia de como fazer uma sistema para desktop em java, pode ser só a parte de cadastro mesmo.
meu e-mail é
[email removido]
desde ja agradeço
cara posso até te mandar… mas naum ta no fim… ai ta um emaranhado de versões antigas,… com novas versõs de código
…
tenho q fazer um livro pra cara ler meus arquivos
Caro TomazLavieri
Gostaria também (se possivel) de receber este código, estou iniciando e achei muito interessante.
meu e-mail [email removido]
Francisco Silveira Junior
TomazLavieri
se possivel tb gostaria muito de uma copia, pois tb estou começando com java e tenho essa mesma duvida: sera que consigo fazer em java o que faço no delphi?
desde ja agradeço
o que vc faz em delphi e em vb vc faz em java melhor
vc tem muitos componentes
tem o famoso look and feel, que são tipo “skins” para seu JFrames
e se vc usar um gerenciador de layout, os componentes de seu frame ficaram com um tamanho e posição bons, independente da resolução do video do usuario ou o tamanho que ele redimensionar a tela
não há nada que em dephi ou vb vc faça que vc não fara em Java
entao me diga…
qual o melhor gerenciador de layout para eu usar?
valeu
todos os sistemas “GUi” que eu desenvolvi eu nao utilizei nenhum gerenciador. porem fica infinitamente mais chato de ser feito, mas acho que fica mais bonito pois vc tem toda a autonomia de colocar o que vc quiser , onde vc quiser.
ae brother, você podia mandar o código para mim também?? Tenho a mesma dificuldade do nosso amigo ae, pode ser?! vlw
ae brother, você podia mandar o código pra mim também?? Tenho a mesma dificuldade do nosso amigo ae, pode ser???