Aplicativos Swing no Netbeans

Olá. Depois de uma longa pausa, retornei com os meus estudos em Java.

Eis a minha dúvida: quando vou criar um novo projeto swing no Netbeans, ele mostra a seguinte advertência:

“Observe que o JSR-296 (Swing Application Framework) não mais é desenvolvido e não fará parte do Java Development Kit oficial como originalmente planejado. Você ainda pode usar a biblioteca do Swing Application Framework como está, mas nenhum desenvolvimento adicional é esperado.”

Eu sei, porém, que o swing continua (e continuará) fazendo parte do JDK. A minha dúvida é a seguinte:

Se eu crio um novo projeto Java, tenho a possibilidade de, através desse projeto, adicionar um novo formulário JFrame e usufruir dos benefícios do construtor de GUI. Quando adiciono o JFrame, entretanto, não aparece a mensagem acima citada. Isso significa que, ao utilizar o construtor de GUI dessa forma (criando primeiro um projeto Java simples e depois adicionando um novo JFrame pelo IDE) não estarei usando a especificação JSR 296?

Obrigado pela ajuda.

Correto, ao criar um projeto Java simples você pode adicionar ao seu projeto JFrame’s, JDialog’s e etc. e poderá manipulá-los pelo construtor de GUI sem nenhum problema, mas não estará usando o suporte especializado para a JSR-296. O que eu considero uma coisa boa, já que a JSR-296 está inativa há muito tempo e nada indica que sairá do impasse em que se encontra.

Muito obrigado por responder.

Era justamente essa a minha dúvida. Não estava me sentido seguro em utilizar a especificação sabendo que ela não mais será desenvolvida.

Não consigo imaginar uma IDE melhor e mais simples para aprender Java que o Netbeans.

Obrigado.