Boas pessoal quero fazer um progrma em java que tenha mais ou menos o mesmo aspecto que este exemplo
desde já um muito obrigado
espero que conseguiam ver…
Apoio layout java
10 Respostas
Olá rubinho24, mas qual é exatamente sua dúvida ?
Você pode fazer isso com o java swing precisará dá uma estudada nos componentes dele.
Espero ter ajudado.
Boas Otavio consigo introduzir os componentes mas o meu problema é a organização desse componentes posso criar um tabela e introduzir os butões??
Você pode separar tudo em painéis, como é feito no programa do screenshot. Use o construtor Drag and Drop do NetBeans, ele lhe poupará um bom tempo.
Se estiver aprendendo não use NetBeans, não acrescentará nada muito útil ao iniciante. Procure fazer os layouts na mão aí sim você aprende de verdade.
No seu caso procure por Gerenciadores de Layout (Layout Managers), com certeza com um pouco de estudo você consegue fazer tudo isso aí.
Usa o netbeans 
Segue o link falando dos layouts pode ser muito interessante
http://download.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/layout/layoutlist.html
Rapaziada o cara é iniciante, nenhum iniciante deve fazer as primeiras GUI pelo NetBeans isso seria desaprender.
Quando o cara começa pelo NetBeans um dos efeitos colaterais é, por exemplo, usar DefaultTableModel na JTable, logo em seguida pede ajuda aqui no GUJ porque não consegue personalizar a JTable.
Acredito que o NetBeans agiliza o desenvolvimento, mas o cara tem que ter pelo menos ter ralado para criar e entender o Swing.
Digo isso por ter presenciado várias situações no trabalho, na faculdade e aqui mesmo no GUJ que o cara trabalha há mais de um ano com Java e não sabe criar uma JFrame organizada sem usar o NetBeans.
hehe uso o eclipse quero escrever o codigo pra aprender lol
Rapaziada o cara é iniciante, nenhum iniciante deve fazer as primeiras GUI pelo NetBeans isso seria desaprender.Quando o cara começa pelo NetBeans um dos efeitos colaterais é, por exemplo, usar DefaultTableModel na JTable, logo em seguida pede ajuda aqui no GUJ porque não consegue personalizar a JTable.
Acredito que o NetBeans agiliza o desenvolvimento, mas o cara tem que ter pelo menos ter ralado para criar e entender o Swing.
Digo isso por ter presenciado várias situações no trabalho, na faculdade e aqui mesmo no GUJ que o cara trabalha há mais de um ano com Java e não sabe criar uma JFrame organizada sem usar o NetBeans.
Descordo sobre ter que fazer tudo na mão para quem é iniciante.
Primeiro a camada de visão é mais simples não vejo problema usar uma IDE RAD para desenhar telas.
É claro que voce tem que saber o básico o que é um layout quais os layout’s que a implementação do java tem e a diferença entre eles.
Como vc usa eclipse se eu fosse voce dava uma olhada no plugin V.E o WindowBuilder se for o ultimo eclipse lançado
como disse se voce separar sua aplicação realmente em camadas sua tela em si deve ter codigo so para criar os componentes e não aquela colcha de retalhos
Você poderia usar o GridBagLayout como LayoutManager. Não é complexo e é de fácil organização.
http://imasters.com.br/artigo/2463/java/tudo_sobre_o_gridbaglayout/