Apoio moral

12 respostas
boca

Olá galera! Estou no momento fazendo um curso técnico em informática aqui na minha cidade, é um curso muito bom, com foco em programacão, mas é claro que pretendo não parar por ai, pretendo assim que possível ingressar em um curso superior, mas minha dúvida é a seguinte: Já sei que é possível aprender java sozinho ou com o guj, mas será que é possível conseguir emprego na area, apenas com uma formacão técnica?

Estou fazendo esta pergunta pois estou apaixonado por java, é claro que sou iniciante, mas acho que estou tendo um bom desenvolvimento, acompanho o curso on-line da wincomp e estou lendo os livros indicados aqui no guj.

Bom gente… acho que é isso…
Fico aguardando um bom conselho de vcs que já trabalham com java.
Um abraço!!!

12 Respostas

kdoigor

emprego sempre tem… um bom emprego se vc tiver uma scjp … mas uma formação academica e inglês é essencial se vc pretente entrar em uma empresa de grande porte ou programas de trainee…

pcalcado

Se você puder (i.e. tiver condições financeiras e etc) e se tiver perfil de aprendizado formal faça uma faculdade. É o método com mais chances de você obtêr os conhecimentos necessários (ele não garante que você vai ter estes conhecimentos, entretanto). Se não puder ou não tiver perfil para faculdade você pode ser bem sucedido sem uma, mas vai ter que estudar muito por conta própria. Tem gente que acha mais difícil, ouros que acham mais fácil.

Grinvon

Independente de uma coisa ou outra, se você quer ser bem sucedido deve estudar muito.

Faculdade é importante, sendo na área ou não, sempre é válido.

Thiago.Oliver

[size=9]boca wrote:[/size]
Olá galera! Estou no momento fazendo um curso técnico em informática aqui na minha cidade, é um curso muito bom, com foco em programacão, mas é claro que pretendo não parar por ai, pretendo assim que possível ingressar em um curso superior…

Pessoal, estou na mesma situação do amigo acima, e estive pensando em ir em alguma empresa (umas dessas varias de consultoria que tem na paulista, quem sabe) e pedir para estagiar em troca de experiencia, sem remuneração alguma.
É uma boa ideia? Sera que alguma empresa me contrataria nestas condições?

Abraços!

Leozin

olha, prefiro não falar muito de mim, sobre como cheguei onde cheguei e afins…

mas o que eu posso te dizer é: o que mais vale é a tua vontade de aprender e, com ela, você pode ir pra MUIIITO longe, confie em mim

faculdade e cursos não são necessários. Entenda como funciona o mercado, o que ele pede, se adapte a ele e conquiste o mundo

essa é a minha dica :slight_smile:

maquiavelbona

Thiago.Oliver:
Olá galera! Estou no momento fazendo um curso técnico em informática aqui na minha cidade, é um curso muito bom, com foco em programacão, mas é claro que pretendo não parar por ai, pretendo assim que possível ingressar em um curso superior…

Pessoal, estou na mesma situação do amigo acima, e estive pensando em ir em alguma empresa (umas dessas varias de consultoria que tem na paulista, quem sabe) e pedir para estagiar em troca de experiencia, sem remuneração alguma.

Abraços!

Minha opinião sobre suas duas últimas perguntas:

1. Não. Vão te explorar mesmo e ainda bem que vai ser de graça. Em São Paulo chega a ser ridículo estagiar sem remuneração, principalmente se estiveres numa faculdade.
  2. Vai, mas não pense que serão as grandes que aceitarão isso. As que tem um plantel reduzido tem mais facilidade para pegar pessoas fora do escopo do previsto, empresas maiores tem algumas restrições quanto a isso. O pior que o problema em geral não é a gerência de TI não aceitar e sim do RH que “exige” que o escravo-otário tenha alguma qualificação para poder culpar alguém pela ignorância do mesmo.

Até!

realjn

boca:
Olá galera! Estou no momento fazendo um curso técnico em informática aqui na minha cidade, é um curso muito bom, com foco em programacão, mas é claro que pretendo não parar por ai, pretendo assim que possível ingressar em um curso superior, mas minha dúvida é a seguinte: Já sei que é possível aprender java sozinho ou com o guj, mas será que é possível conseguir emprego na area, apenas com uma formacão técnica?

Estou fazendo esta pergunta pois estou apaixonado por java, é claro que sou iniciante, mas acho que estou tendo um bom desenvolvimento, acompanho o curso on-line da wincomp e estou lendo os livros indicados aqui no guj.

Bom gente… acho que é isso…
Fico aguardando um bom conselho de vcs que já trabalham com java.
Um abraço!!!

Java é uma tecnologia vibrante e reúne uma comunidade apaixonada (às vezes até demais) de desenvolvedores em todo o mundo. Muitas empresas usam Java como centro de sua estratégia tecnológica e, dentro deste cenário, bons desenvolvedores são sempre necessários em um mercado que cresce a cada ano - inclusive no Brasil. Não existe uma fórmula mágica para ser bem-sucedido profissionalmente com qualquer tecnologia, mas durante os anos algumas práticas tem se consagrado:

1-Estudar MUITO. Ler livros que são referência sobre o assunto, acompanhar a evolução da tecnologia (por exemplo, acessar o http://www.java.net) , participar de fóruns (isso você já faz…) , assinar revistas especializadas.

2-Desenvolver um projeto-piloto para aprender a implementar os conceitos-chave da tecnologia, como acesso a banco de dados, acesso à Web, Gráficos, etc. Este projeto pode ser tão simples ou complexo quanto você queira, desde que o ajude a compreender como a tecnologia resolve situações de programação que podem aparecer no dia-a-dia de um desenvolvedor.

3-Procure conhecer os principais frameworks e ferramentas consagrados pelo mercado e que são amplamente utilizados pelas empresas. Por exemplo, é muito comum que anúncios exigam conhecimento de Struts, Hybernate, etc.

4-Bons desenvolvedores em Java (e qualquer outra linguagem) estão interessados em aplicar boas práticas na produção de código, e por isso considere seriamente incorporar a seus estudos tudo o que puder sobre Design Patterns. Existem bons livros que tratam do assunto e seu conhecimento e aplicação realmente faz diferença no seu currículo.

5-Uma faculdade é extremamente importante em qualquer segmento profissional e às vezes torna-se requerimento obrigatório para muitas ofertas de emprego. Mas como trata-se de um projeto a longo prazo, a obtenção de uma certificação oficial (SCJP, por exemplo) pode ser um caminho mais interessante para quem está interessado em ingressar no mercado. Verifique se em sua cidade existe um centro de treinamento certificado da Sun e que ofereça cursos sobre Java. Geralmente são oferecidos cursos básicos e avançados, cobrindo aspectos específicos da tecnologia (Web, Mobile, etc). Você poderá escolher o curso que melhor se adapte às suas necessidades atuais.

6-Talvez o conselho mais importante: Tenha paciência. Leva um certo tempo para dominar uma tecnologia que está sempre em evolução e exige bastante disciplina de quem está começando. Com o tempo e algumas experiências de desenvolvimento você descobrirá o potencial de Java como uma tecnologia eficaz para a solução de diversos problemas computacionais modernos e que estarão presentes em sua bem sucedida carreira de desenvolvedor.

Sucesso!!

Thiago.Oliver

Maquiavel, o problema é que ainda estou em um nível técnico. Será que nem a experiencia que ‘provavelmente’ seria adquirida valeria a pena?

realjn

Thiago.Oliver:

Abraços!

Estar disposto a trabalhar de graça demonstra o quanto você está interessado em aprender e isso é algo fundamental. Mas nenhuma empresa séria que conheço aceitaria alguém trabalhando sem remuneração, devido a restrições legais que isso implica. Por isso o mais comum é que ofereçam um estágio remunerado (no mínimo uma ajuda de custo) com opção de efetivação se certos requisitos forem atingidos. Interessante é que muitas dessas oportunidades não estão nos classificados, por isso uma boa rede de contatos pode ajudá-lo em sua busca.

Sucesso !!

maquiavelbona

Se estiveres fazendo algum curso que requeira horas de estágio ( técnico ou superior ), eu acho absurdo trabalhar de graça, mas também não imagine que eles irão pagar uma maravilha.
Se estiveres por conta própria, aí a história muda e pode ser que tenhas que “provar” ser bom o suficiente para ganhar algo, mas uma coisa que tens que ter em mente é: Eles ganham por ter você ali, então ganhe um pouco também, nem que seja o VT e o VR e mais 100 conto no fim do mês.

Até!

Thiago.Oliver

Eu irei começar meu ultimo semestre do curso Tecnico em Informatica em uma Escola Tecnica Estaual, daqui de São Paulo, e não é exigida horas de estágio. Ja estagiei na área de Suporte Técnico, mas é por Programação que eu me apaixonei.
É, VT seria uma boa. Pelo menos não gastaria pra ir trabalhar e talvez não cairia nas restrições legais que o realjn citou.

Acho que vou dar uma pesquisada em algumas empresas daqui de São paulo.

Obrigado pessoal!

boaglio

É bem isso que o Phillip disse, apenas complementando:se fizer uma faculdade você conhecerá muitas pessoas na mesma situação que você, e isso será o começo da sua “network”, muitos empregos por aí se conseguem por indicação. O mundo da informática é menor do que se imagina, em alguns anos é bem provável que você comece a trabalhar numa empresa e conheça alguém de lá da sua faculdade/curso.

Mais um detalhe: o seu comportamento na faculdade ou em um estágio/trabalho é refletido em uma futura indicação. Isso não é uma ciência exata, mas se você por exemplo sempre colava nas provas, nunca fazia trabalho de laboratório, é bem provável que um colega seu reprove o seu currículo, pois ele imaginará que você vai se comportar da mesma maneira no trabalho.

Criado 8 de dezembro de 2007
Ultima resposta 10 de dez. de 2007
Respostas 12
Participantes 9