Olá, supondo que eu já tenha uma boa base em lógica de programação, gostaria de estudar Java, onde eu começo, estudando orientação a objetos? estudando tipos de dados, estruturas básicas? Java vai ser minha primeira linguagem de programação então não possuo conhecimento anterior em programação. Escolhi Java por ter um mercado um pouco mais “desenvolvido” aqui na minha região.
O pessoal aqui recomenda bastante as apostilas gratuitas da Caelum. Nunca li e não tenho opinião sobre elas.
Gosto muito do tutorial oficial, mas tá em inglês (não sei se isso é um problema). Tem várias trilhas, falando sobre todos os assuntos. É bem completo e intuitivo, sem ser avançado. Eles ensinam como utilizar a linguagem, deixando de lado como as coisas funcionam por baixo dos panos (isso você pode estudar depois).
Apesar do nome ser “tutorial”, tem bastante coisa. É um curso introdutório, que vai te guiar por basicamente tudo que você encontra no Java SE.
Se você quer um curso no sentido de algo que vai progredindo, melhorando o mesmo exemplo desde o começo com intuito de no final ter um programa complexo, eu não sei nenhum para te indicar. Os livros que eu li são bem específicos, a parte geral eu aprendi nesse “tutorial” mesmo.