Após aprender lógica de programação - que rumo tomar? (Java)

Olá, supondo que eu já tenha uma boa base em lógica de programação, gostaria de estudar Java, onde eu começo, estudando orientação a objetos? estudando tipos de dados, estruturas básicas? Java vai ser minha primeira linguagem de programação então não possuo conhecimento anterior em programação. Escolhi Java por ter um mercado um pouco mais “desenvolvido” aqui na minha região.

Por onde começar afinal.

Pelo Hello World, como sempre :slight_smile:

O pessoal aqui recomenda bastante as apostilas gratuitas da Caelum. Nunca li e não tenho opinião sobre elas.

Gosto muito do tutorial oficial, mas tá em inglês (não sei se isso é um problema). Tem várias trilhas, falando sobre todos os assuntos. É bem completo e intuitivo, sem ser avançado. Eles ensinam como utilizar a linguagem, deixando de lado como as coisas funcionam por baixo dos panos (isso você pode estudar depois).

Inglês não é problema pra mim, consigo entender bem, mas gostaria de algo mais estruturado como um curso você ou mais alguém tem ideia de algo?

Apesar do nome ser “tutorial”, tem bastante coisa. É um curso introdutório, que vai te guiar por basicamente tudo que você encontra no Java SE.

Se você quer um curso no sentido de algo que vai progredindo, melhorando o mesmo exemplo desde o começo com intuito de no final ter um programa complexo, eu não sei nenhum para te indicar. Os livros que eu li são bem específicos, a parte geral eu aprendi nesse “tutorial” mesmo.

Recomendo estudar o básico de java web (que é muito utilizado corporativamente). Para isso, aprenda:

• Java 8 (prefira essa versão do que as antigas, que te dará vantagens como o recurso lambda, por exemplo)
  • Servlets
  • JSP e/ou XHTML
  • JDBC
  • JSTL

Depois de ver o básico, vá para o estudo da API JavaEE (entenda como uma segunda etapa do processo de aprendizagem para ser um bom desenvolvedor).

Além desse itens, também veja: HTML, Javascript e CSS.