Após SCJP, tirar SCWCD ou SCBCD?

7 respostas
R

Pessoal, acredito que essa resposta tenha um lado bem subjetivo, mas acho que pode ser analisada estrategicamente, como estou fazendo e gostaria de saber a opinião de vcs…

Tudo bem que algumas possíveis respostas seriam:
“depende do seu conhecimento em relacao ao contedo de cada exame”
“depende da sua necessidade no momento, tipo do q vc precisa pra o curriculo no momento”

…entre outras… mas eu gostaria de saber em relação ao fato de que o exame SCWCD está na versão 1.4 há muito tempo, enquanto SCJP e SCBCD já estão na versão “nova”.

Eu tinha feito um planejamento para até o final de dezembro estar com as certificacoes SCJP e SCWCD (que são as que tenho mais chances de tirar “facilmente”, por ter experiencia com as tecnologias)… E no ano que vem tirar SCBCD e SCEA(I) (ou SCJD).

Mas ultimamente venho pensando e me perguntando se vale a pena eu tirar SCWCD a essa altura… tenho medo de tira-la e alguns meses depois sair uma versao mais nova do exame. Tudo bem que quando saiu a versao 5 do SCJP ainda era comum haver pessoas com a versao 1.4, inclusive tirando ainda a versao antiga da certificacao (dando preferencia a SCJP1.4 ao inves de SCJP5) e o mesmo deve acontecer na migração da versão de SCWCD. Mas tenho uma certe “ambição” para, pelo menos no início, estar com as certificações mais atuais (não pretendo, por exemplo, pagar o preço de um voucher para fazer uma prova de upgrade de versão).

Levantado esse ponto de vista, o que vcs acham que seria a melhor opção? Além disso, alguém tem noção de quanto tempo leva para o surgimento de uma nova versão do exame? Ou se visto que SCJP e SBCD já lançaram a nova versão de exame, não faltaria pouco para sair a nova versão da SCWCD? Ou se tudo isso que eu falei é besteira e na verdade ainda vai demorar muito para sair a nova versão SCWCD1.4?

Gostaria de opiniões diversas, concordando ou não com o que eu falei.

Valeu :lol:

7 Respostas

T

Não mesmo. Não estão previstas grandes mudanças para Servlets e JSPs, uma vez que o pessoal está mais concentrado hj nas mudanças do JSF 2.0.

R

Hmm…

No momento, eu estou trabalhando mesmo com web, mas em casa não paro de estudar outras coisas entre elas EJB… Não sei o que seria mais estratégico para mim… me preparar para SCWCD, mesmo já conhecendo grande parte dos objetivos da prova (pois alem de trabalhar com isso, já li o “use a cabeca” por completo, superficialmente) e no momento saber pouquissima coisa sobre o restante da especificação Java EE. Ou se eu me preparo para a prova SCBCD que, além de já ser a mais atualizada, seria conhecimento novo de fato para mim.

C

Aconselho a tirar SCWCD pois nessa você adquiri bons conhecimentos em Servlet e JSP. inclusive há uma prévia de EJB =).
É esse caminho que estou seguindo…

Pretendo tirar até o final do ano…

Até :wink:

R

christielencc:
Aconselho a tirar SCWCD pois nessa você adquiri bons conhecimentos em Servlet e JSP. inclusive há uma prévia de EJB =).
É esse caminho que estou seguindo…

Pretendo tirar até o final do ano…

Até :wink:

++

eltonk

Não está muito longe para sair uma nova versão para a certificação web não… e isso não sou só eu que creio.
O pessoal do JavaRanch, inclusive o Betes (co-autor de muitos livros junto com a Katty) já postou por lá que a sua estimativa seria de 8 meses para a nova versão…

Já saiu a versão 5.0 da prova de programador, da EJB3 e agora está saindo (beta) para arquiteto… Creio que todas as provas irão ser atualizadas em questão de 1 ano ou 2…

abraços

3rd_child

iae RafaelVS! blz?

Eu tbm tive essa dúvida entre fazer a SCWCD ou SCBCD.
E eu pretendo tirar a SCBCD, que além de estar atualizada, também cai o conceito de persistência com JPA e é um assunto que eu gosto. :slight_smile:
Eu acho que é bem provável que saia uma atualização da SCWCD, onde pode até entrar JSF. Mas isso é minha opnião.

Cara escolha o que vc achar melhor e manda bala! :wink:
Flw e bom estudos!

JMan

Olha, SCWCD ainda é uma prova que aconselho a tirar antes de SCBCD… desenvolvimento WEB é o que é mais utilizado hoje em dia.

A prova não está desatualizada.

Não vislumbro uma nova versão da prova SCWCD por enquanto, não existe algo novo tipo uma mudança radical em Servlets, JSP’s e etc que justifiquem uma nova prova.

Criado 8 de setembro de 2007
Ultima resposta 9 de set. de 2007
Respostas 7
Participantes 7