Aposentadoria privada. Como funciona?

6 respostas
jason_bourne

Colegas,

Alguém aqui tem plano de aposentadoria privada? Como funciona? Qual é o melhor banco?

6 Respostas

mjohnatha

Eu tenho.
Mas não é por banco, é pela minha empresa mesmo, mas funciona como em qualquer outro banco.
Mensalmente você “deposita” um valor nessa conta de previdência e o banco ou a empresa depositam o mesmo valor, que vai acumulando.
Você só poderá resgatar esse valor após um bom tempo, afinal é um plano de previdência, aposentadoria…
E, dependendo do tempo, você tem direito a uma porcentagem do valor que o banco depositou, chegando até os 100% quando chegar a data da sua aposentadoria.
Se não me engano, esse valor, além da correção sofrida pela empresa, também sofre com base na taxa de rendimento de poupança.

mjohnatha

Não acredito que a diferença entre os bancos a se fazer uma previdência seja grande.
Aí só conversando com o banco mesmo.

J

mjohnatha:
Eu tenho.
Mas não é por banco, é pela minha empresa mesmo, mas funciona como em qualquer outro banco.
Mensalmente você “deposita” um valor nessa conta de previdência e o banco ou a empresa depositam o mesmo valor, que vai acumulando.
Você só poderá resgatar esse valor após um bom tempo, afinal é um plano de previdência, aposentadoria…
E, dependendo do tempo, você tem direito a uma porcentagem do valor que o banco depositou, chegando até os 100% quando chegar a data da sua aposentadoria.
Se não me engano, esse valor, além da correção sofrida pela empresa, também sofre com base na taxa de rendimento de poupança.

Esse negócio de a empresa depositar o mesmo valor, só acontece na sua empresa né? E você realmente confia nesse esquema?
Eu tinha previdência pelo banco CAIXA FEDERAL, e era só eu mesmo que depositava, e podia resgatar a qualquer momento.

fbeli

Trabalhei na Siemens e Embratel, as 2 faziam isso.
Hoje como desenvolvedor vejo muito pouco disso. Se alguém souber onde no Rio de Janeiro traga benefícios aos funcionários, me avisem!

Era uma forma de incentivo, hoje o incentivo, como desenvolvedor, é o salário PJ no fim do mês e olhe lá!

mjohnatha

Claro que é confiável, e acontece em outras empresas também.

Hoje como desenvolvedor vejo muito pouco disso. Se alguém souber onde no Rio de Janeiro traga benefícios aos funcionários, me avisem!

Era uma forma de incentivo, hoje o incentivo, como desenvolvedor, é o salário PJ no fim do mês e olhe lá!

fbeli, eu trabalho na Unisys, que também tem filial no Rio e qualquer funcionário pode fazer a previdência.

J

Claro que é confiável, e acontece em outras empresas também.

fbeli, eu trabalho na Unisys, que também tem filial no Rio e qualquer funcionário pode fazer a previdência.

Entendi, se acontece isso de a empresa também depositar a mesma grana que o funcionário deposita mensalmente, até compensa fazer pela empresa, senão melhor fazer a previdência em algum banco mesmo. Só questionei se vale mesmo a pena pois se não me engano a previdência privada nos bancos tem garantia do fundo garantidor, a que as empresas fazem não sei como funciona.

Criado 2 de março de 2011
Ultima resposta 2 de mar. de 2011
Respostas 6
Participantes 4