Apostila Caelum Exercicio

2 respostas Resolvido
LightXP

Galera, to começando a programar agora, e estou lendo a apostila da Caelum chamada Java e OO.
Logo no começo no começo da apostila temos o exercicio
3.13 4) Imprima os fatoriais de 1 a 10.
O fatorial de um número n é n * n-1 * n-2 … até n = 1. Lembre-se de utilizar os parênteses. O fatorial de 0 é
1 O fatorial de 1 é (0!) * 1 = 1 O fatorial de 2 é (1!) * 2 = 2 O fatorial de 3 é (2!) * 3 = 6 O fatorial de 4 é (3!) *
4 = 24
Faça um for que inicie uma variável n (número) como 1 e fatorial (resultado) como 1 e varia n de 1 até 10:
for (int n=1, fatorial=1; n <= 10; n++) .

Já sei que tem um outro tópico sobre isso que foi fechado já, mas não consegui tirar nenhuma conclusão.
Estou nesse exercicio faz tempo ja e estou ficando nervoso, deve ser simples mas sabe como é né…
Por favor a resolução mais simples possivel, por que provavelmente deve ser simples, já que é logo no inicio da apostila.

2 Respostas

G
Solucao aceita
int fatorial = 1; //Inicia a varial Fatorial como 1
        int n;

//Inicia a variavel n como 1, e vai acrescendo +1 na veriavel n até 
        //que ele seja menor ou igual a 10
        for (n = 1; n <= 10; n++) {
            /*
            Multiplica o valor da variavel Fatorial por valor de N e armazena 
            Novamente o novo valor na variavel Fatorial
            */
            fatorial = fatorial * n;

//Exibi os resultados
            System.out.println("Fatorial de "+n+" é "+fatorial);
        }

O enunciado do exercício só serve para confundir o aluno.

Pois o resultado de fatorial de 6.

6* 5* 4* 3* 2* 1 = 720

É a mesma coisa que a multiplicação abaixo (Que o que o código a cima faz - Mas o Usuário não precisa saber disso. O importante pra ele é o resultado que vai ser o mesmo)

1* 2* 3* 4* 5* 6 = 720

Muitas vezes o aluno não percebe isso, e acaba se enrolando pensando em uma maneira de fazer uma multiplicação retroativa.

LightXP

Valeu cara, me ajudou mesmo.
Vc tem razão, esse enunciado só serve pra atrapalhar, não consegui entender muito bem por ele.

Criado 29 de janeiro de 2016
Ultima resposta 29 de jan. de 2016
Respostas 2
Participantes 2