Apostila do curso SL-275

23 respostas
luiz_ross

Queria saber se alguem aqui que é certificado estudou pela apostila do curso SL-275 e se estudar por essa apostila seria uma opção boa pra quem não tem grana ainda pra comprar o livro Java 2: Sun Certified Programmer & Developer for Java 2 Study Guide (Exams 310-035 & 310-027) Autores: Kathy Sierra & Bert Bates. É que eu peguei emprestada de um amigo meu e além dessa apostila eu tenho o JAVA Como Programar e o Core Java 1 e 2. Será que dá pra se garantir na prova com esse material? Agradeço a opinião dos colegas certificados.

23 Respostas

Rafael_Afonso

Luiz:

Fiz o SL-275 e tenho a apostila deste curso. Além disso também sou certificado. No meu caso a apostila não ajudou em nada pois é mais um resumo. O livro da certicação é mais útil pois te passa as “pegadinhas” e detalhes da Linguagem que você nem imaginou. Ah, naturalmente o Deitel e o Core Java ajudam.

Boa Sorte,

luiz_ross

Quanto morre no livro de certificação?

Rafael_Afonso

“Morre”? O que significa isso?

Bani

Entre 200 e 300 reais.

Rafael_Steil

Mas eh um investimento que vale muito a pena, pois voce aprende muito de Java, serviindo como fonte de consulta futuramente!!

Rafael
ps: MIL MENSAGENS :smiley:

richardpeder

Como eu faço para adquirir esse livro? basta ligar na Sun e pedir?? eles parcelam esse valor??

PS: Parabens Rafael… :lol: :wink:

ate mais…

thiagorani

Bill Joy ou James Gosling? rs.

Parabéns Steil.

[]´s

Bani

O livro não é oficial da Sun, apesar da autora ser funcionária de lá e participar da criação da prova de programador.
Portanto, você pode comprar em qualquer livraria “normal” que tenha o livro.

smota

ola Pessoal,

Eu estou começando meu processo de certificação Java 2 - 1.4, ou seja, decidindo faze-lo :stuck_out_tongue:

Mas estou com algumas duvidas …

vi muitas indicações do livro “Java 2: Sun Certified Programmer & Developer for Java 2 Study Guide” mas pelo que vi seu conteúdo cobre AWT, a prova do 1.4 nao tem mais GUI, tem? (se nao tiver tudo bem, mas se tiver sido substituido pelo SWING ai danou-se)

Quantas provas e quanto custa cada uma necessária para a certificação SUN CERTIFIED PROGRAMMER FOR JAVA[tm] 2 PLATFORM 1.4?!?

Bem, eh isso … por hora vou estudar, estudar, estudar, ops, to cansado …

Rafael_Steil

Lembrem-se: livros de informatica eh na TEMPO REAL :mrgreen:

http://www.temporeal.com.br/

Rafael

luiz_ross

Dói o bolso só de saber que o livro é R$230,00, no caso o da Kathy Sierra & Bert Bates. É, vou fazer o que né!!!Quem quer tirar a certificação sem fazer curso tem que tirar o escorpião do bolso de qualquer jeito.

Rafael_Steil

Detalhe: vc paga 1500 reais por um curso e nao aprende 1/10 do que aprende no livro.

Rafael

Bani

Na primeira parte do livro, que é sobre a prova de programmer, não tem nada sobre GUI… Talvez você esteja olhando o livro errado.

E a prova custa 300 reais e é só uma.
A de web component é só uma também.
A de developer é um projeto e uma prova.
E a de arquiteto é um monte de coisa.

Paulo_Silveira

Nao oucam o que o Rafael esta falando!

Facam JA o curso de sun e pecam por um tal de “Paulo Silveira” 8) como instrutor. Fiquei sabendo que ele eh MUITO bom!

luiz_ross

E modéstia!!! hehehehehe :smiley:

richardpeder

Com certeza…Mas será que a hora de instrutor desse Paulo é muito cara??? :smiley: :wink:
Tb ja ouvi falar muito dele e dizem que o cara é “O Cara” em java… :lol:

É isso ae Paulo!!!

ate mais…

ozielneto

Boa tarde pessoal.

Defemos separar os objetivos de cada coisa, curso ou livro?

O SL275 da Sun, é um excelente treinamento de Java, com a qualidade da Sun Microsystems, e não acho o seu valor injusto, pode ser caro, nas não injusto. Pois imagine o tempo que o Instrutor e a Sun gastaram para criar e desenvolver os treinamentos.

E o objetivo principal deste treinamento é ensinar os primeiros passos na Linguagem Java para quem já é programador em alguma outra linguagem, e um segundo objetivo é ser preparatório para a certificação, pois cobre os requisitos programaticos dela.

Um livro de certificação, não importa qual, vai direcionar o seu estudo para o objetivo da certificação, mas não vai te ensinar a programar em Java. Não vai ensinar a usar a API, o compilador e outras coisas.

A dica que dou é a seguinte:

SL275 + Livro + Muito Estudo + Prova (Pra quem nunca viu Java e quer entrar no mercado com um diferencial, tanto profissional como financeiro)

Livro + Muito Estudo + Prova (Pra quem já trabalha efetivamente com Java a pelo menos 4 meses e quer se certificar).

Estudar, é muito importante, pois a prova é cheia de “pegadinhas”.

Bons estudos as todos.

PS:
O SL285 da Sun, é preparatorio para a certificação de DEVELOPER.

O SL314 da Sun, é preparatorio para a certificação de WEB DEVELOPER.

O OO226, FJ310, SL425 e SL500, são preparatorios para a certificação deArquiteto.

Rafael_Steil

Isso depende muito da pessoa. Eu acho o curso caro demais, e nunca pagaria isso, seja para aprender ou qualquer outra coisa. Voce nunca ira aprender num curso o que aprende com um livro ( e ainda menos nos cursos introdutorios, onde a pessoa somente eh iniciada no ambiente ).

Agora, sei que nem tudo mundo eh auto-didata ou tem tempo para ficar lendo e testando os exemplos do livro… mas ai entra uma coisa: se a pessoa nao tem tempo pra ler ( e, consequentemente, estudar ), ha de se esperar que, a medio/longo prazo seu dominio da linguagem/tecnologia tambem seja muito mais demorado, ficando sempre dependendo de cursos.

Nao estou dizendo que nao eh para ninguem fazer curso ou algo assim. Tambem nao estou dizendo que eles sao de ma-qualidade. Estou apenas dizendo que para conseguir o conhecimento que voce consegue lendo um unico livro eh necssario fazer varios cursos antes, nao ha como negar.

Na questao da prova, eu achei que os mocks exams, estes sim, sao cheio de pegadinhas e questoes meio estranhas. Mas na prova nao vi nada que pudesse querer “sacanear” ( e muita gente vai concordar comigo nesse ponto ).
De qualquer maneira, isso tambem nao eh desculpa para deixar de estudar, ou estudar menos. Eh muito importante ir fazer a prova com conhecimentos solidos ( e nao soh decoreba ), pois se cair alguma questao que exija um entendimento mais profundo sobre os detalhes, pelo menos a pessoa ira estar preparada.

Rafael

ozielneto

Comecem por essa…

Para a certificação de programador:
site da sun: http://suned.sun.com/US/certification/java/java_progj2se.html

preço do voucher: R$ 300,00
cursos oficiais: SL275

o livro indicado: Sun Certified Programmer & Developer for Java 2 Study Guide (Exam 310-035 & 310-

1748669

Depois essa…

Para a certificação desenvolvedor web:
site da sun: http://suned.sun.com/US/certification/java/java_web.html

preço do voucher: R$ 300,00

cursos oficiais: SL285 e SL314

o livro indicado: http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/[telefone removido]/qid=[telefone removido]/sr=1-

5/ref=sr_1_5/103-1404757-1748669?v=glance&s=books

Depois essa…

Quanto a certificação de Arquiteto:

neste site voce encontrara as informacoes basicas:

http://suned.sun.com/US/certification/java/java_archj2ee.html

o custo do Voucher para as tres fases: R$ 800,00 adquirido pelo Tlmkt da Sun - 0800-557863

o livro indicado é: Sun Certified Enterprise Achitect Study Guide.

http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/detail/-/[telefone removido]/ref=lib_rd_btb/103-1404757-1748669?
v=glance&s=books

a carreira de cursos oficiais indicados ( sai caro ): OO226, FJ310, SL425 e SL500, voce pode obter mais

informacoes com: Ieda Bezerra ([email removido]) sobre preços,. datas, descontos, horarios ao
sábados, etc.

Esta certificação é a mais dificil, então sugiro que se prepare para ela....

Bons estudos.

Gerson

Que? Cheio de “pegadinhas”? Onde?
Depende muito de o que você chama de “pegadinha”.
Eu, pelo menos, não ví nada assim considerável.

E outra, “pegadinhas” não se resolve com muito estudo, simplesmente.
Para achá-las é preciso saber procurar no lugar certo, e é justamente o que a maioria dos mocks fazem: eles treinam as pessoas a prestar atenção onde podem existir eventuais “pegadinhas” dentro do código!

Gerson K.

ozielneto

Olá Gerson.

Tanto nos Guias de Certificação, quanto nos treinamento oficiais da Sun, o intuitor é “abrir os olhos” dos “certificandos” para eles “aprenderem a ler” as “pegadinhas”.

No texto que escrevi, indico um plano de estudo sério e com metas, pois a prova por estar em ingles torna o entendimento das questões mais difícil. E aliado ao nervosismo a probabilidade de errar aumenta bastante.

E quanto mais tempo se demora pra fazer a prova, maior é probabilidade de se fazer uma prova com um Score maior, pois a Sun Education, sistematicamente aumenta o Score.

Por isso sugiro estudar bastante e aproveitar o espaço do Forum para Solucionar Dúvidas que talvez os Guias de Certificação ou os Treinamentos da Sun não solucione.

[]´s

marciolx

“pegadinhas” neste contexto representam questões que exigem muita atenção, mas NUNCA questões que possibilitem interpretação ambígua, certo?

ozielneto

Me refiro aos dois…

as “pegadinhas” realmente requerem grande atenção, pois a prova leva ao erro justamente por em várias situações trazer “interpretações” ambíguas, pois:

Várias questões da prova são do tipo: “Select the best anwser”, onde geralmente tem-se mais de uma opção correta.

Bom estudo.

Criado 20 de março de 2003
Ultima resposta 4 de abr. de 2003
Respostas 23
Participantes 11