Apostila sobre Applets

5 respostas
S

Bom dia a todos, em primeiro lugar gostaria de dizer que não sei se esse é o local mais adequado para este tópico, caso não seja, algum moderador por favor o mova para o seu local adequado.

Agora, para o topico:

Eu sei apenas o basico do basico sobre applets ou coisas do tipo mas estou interessado em aprender muito mais. Alguem poderia me indicar uma apostila que comece do basico até algo mais avançado?

Obs: Aproveitando o topico, como faço para esconder e deixar visivel aquela janela que aparece quando você inicia o Applet? Acho que o nome é visualizador de Applet.

5 Respostas

E

É sim (Java Básico), mas eu recomendaria aprender outra coisa, a menos que você esteja dando manutenção em applets.

Só para dar um exemplo, recentemente a Apple lançou uma atualização da JVM que simplesmente inibe a execução dos applets nos browsers, a menos que o usuário habilite explicitamente a execução, o que é uma coisa que um usuário normal não vai fazer :frowning:

E em vários sistemas operacionais (como os de celulares, por exemplo) applets não funcionam.

Se quiser aprender, fica por sua conta e risco aprender algo que está ficando obsoleto.

S

Ainda sim estou determinado a aprender Applets.

É mais para ser algo a mais para saber, nunca se sabe quando esse conhecimento pode ser util. Recentemente estudei jsp só para aprender mesmo e hoje estou usando muito isso :slight_smile:

E

Uma applet é como uma aplicação Java (usualmente Swing ou AWT) qualquer, mas existem algumas sutilezas que devem ser lembradas, na hora de você tentar rodar applets na sua página Web.

a) Elas rodam em um “ambiente protegido” e não podem acessar muitos recursos locais do computador, como arquivos ou conexões a bancos de dados. Portanto, o que elas podem fazer (se você não as assinar digitalmente) é extremamente limitado.

b) Você tem de se lembrar que você não consegue controlar a quantidade de memória disponível para rodar uma applet (isso não pode ser especificado no .jar ou então em algum tag html), portanto você tem sempre de verificar se sua aplicação cabe dentro da memória disponível, que é muito pequena para as aplicações atuais.

c) Mesmo assinando digitalmente a applet, há algumas coisas chatas que antigamente funcionavam e, agora com todas aquelas coisas que se fizeram para aumentar a segurança dos browsers, não funcionam mais.

d) Se precisar que uma applet acesse código nativo (ou seja, C/C++ e JNI), é muito complicado também (e não costuma ser nem um pouco confiável - ou seja, vai dar muita dor de cabeça).
Exemplo disso: você quer escrever uma applet que acesse uma impressora fiscal. Isso é bem complicado, e nunca funciona muito bem. Redesenhe seu sistema para não precisar de uma applet dessas, se possível

Eu aconselharia a aprender como empacotar uma aplicação usando Java Web Start. Não é fácil também, mas pelo menos algumas das limitações de applets estão removidas.

S

entanglement:
Uma applet é como uma aplicação Java (usualmente Swing ou AWT) qualquer, mas existem algumas sutilezas que devem ser lembradas, na hora de você tentar rodar applets na sua página Web.

a) Elas rodam em um “ambiente protegido” e não podem acessar muitos recursos locais do computador, como arquivos ou conexões a bancos de dados. Portanto, o que elas podem fazer (se você não as assinar digitalmente) é extremamente limitado.

b) Você tem de se lembrar que você não consegue controlar a quantidade de memória disponível para rodar uma applet (isso não pode ser especificado no .jar ou então em algum tag html), portanto você tem sempre de verificar se sua aplicação cabe dentro da memória disponível, que é muito pequena para as aplicações atuais.

c) Mesmo assinando digitalmente a applet, há algumas coisas chatas que antigamente funcionavam e, agora com todas aquelas coisas que se fizeram para aumentar a segurança dos browsers, não funcionam mais.

d) Se precisar que uma applet acesse código nativo (ou seja, C/C++ e JNI), é muito complicado também (e não costuma ser nem um pouco confiável - ou seja, vai dar muita dor de cabeça).
Exemplo disso: você quer escrever uma applet que acesse uma impressora fiscal. Isso é bem complicado, e nunca funciona muito bem. Redesenhe seu sistema para não precisar de uma applet dessas, se possível

Eu aconselharia a aprender como empacotar uma aplicação usando Java Web Start. Não é fácil também, mas pelo menos algumas das limitações de applets estão removidas.

Vou dar uma olhada nisso ae.

Obrigado pela sugestão.

G

Boa tarde, dando apenas minha humilde opinião, acredito que compensa mais gastar um tempo com algum framework we, de persistencia ou algum estudo de integração de sistemas que são o nicho do mercado atual, porém se quer mesmo conhecer sobre Applets(claro que todo estudo de qualquer tecnologia é válido e sempre ira te agregar algo!) eu indicaria você dar uma olha no livro do Deitel, Java: Como programar, tem sempre bons exemplos e é bem didático.

Espero ter ajudado e bons estudos!

abraços.

Criado 25 de abril de 2012
Ultima resposta 25 de abr. de 2012
Respostas 5
Participantes 3