Apostilas Caelum

8 respostas
rodrigoolv

Galera, estou estudando a apostila fj-11. Muito boa, excelente. Gostaria de saber se, depois que eu terminar, eu vou conseguir fazer um sistema em java? Claro, não estou falando de um ERP, mas um sistema básico, de estoque, com banco de dados, etc…
Grato.

8 Respostas

mausexdd

Bem provável que sim , mas te aconselho a fazer o seguinte :

1º leia a fJ-21 logo apos terminar a Fj-11 lá você verá Assuntos relacionados coJEE : servlets,JSP,JSTL,etc,e vai aprender bastante sobre Java porem focado em WEB , aplicando e evoluindo os conhecimentos “básicos” que você adquiriu com esta primeira apostila.

2º depois tente fazer o seu sistema utilizando servlets+jsp com JDBC mesmo para BD

3º depois leia a apostila que fala sobre Vrapor,Hibernate + ajax … acho que fala um pouquinho de spring também se não me engano .

Com esse conhecimento você poderá evoluir seu sistema , utilizando as melhores ferramentas e frameworks , posso ser “CRITICADO” por falar isto , mas acho mais “real” você focar desta maneira , eu fiz primeiro um sistema em desktop talz , igual você disse, porem tive grande dificuldade em programar em web no começo , principalmente pelo fato das configurações , mas na apostila ensina perfeitamente os procedimentos , e o xoque em passar do desktop (FJ-11) para web (FJ-21) é quase minimo , já que o material meio que leva uma continuidade de conteúdo , focando para o mercado de trabalho e aprendizado gradativo , se não me engano é até pré-requisito ter feito o curso fj-11 ou ter conhecimentos relativos para fazer o fj-21 , isto prova que realmente é uma extensão no aprendizado adquirido no 1º curso .

Qualquer duvida , vai postando aqui , que garanto todos ofereceram ajuda de bom grado , inclusive EU :smiley:

denisspitfire

Agora, depois de tudo isso que o mausexdd disse, leia o livro Use a cabeça Java, JSP, SQL e por fim o design patterns. Fora… para uma leitura SUPER AGRADAVEL (eu particularmente nao gosto muito) o livro do Deitel - Java como programar. Tem gente que curte pelo detalhe… mas acho que criar algo só para acalmar e ir se aperfeiçoando… acho que é interessante para o aprendizado gradativo. FLW

mausexdd

Eu Particularmente não acredito que haja necessidade de tantos “Detalhes” omo o deitel aborda , mas tem gente que gosta , eu ja prefiro o resultado , leio uma pagina e ja quero testar , e assim , assim que funciona ,assim que ussa e LENHA! É … é legal assuntos detalhados , mas quando li , o 1º capitulo contando a historia dos computadores … já vi que não era para mim , parabens para o cara que inventou sou grato , foi a partir da proeza destes cidadãos , que é possível interagir como estamos fazendo agora , se voce quer aprender oque o cara vai te perguntar na entrevista e no seu dia a dia oque irá utilizar,leia o que te falei , o livro use a cabeça como o amigo citou tbm é bem legal e aborda de forma completamente oposta o mesmo assunto que o dos DEITEL e no meu caso foi 1000% mais produtivo o 1º ,e não esqueça do SQL , mas não precisa virar o rei do BD , se for trabalhar em uma empresa que adota padrões e tenha certo nível de mercado , ela tera um cara só para isso , aprenda oque for necessário para suas necessidades agora , realizar um CRUD por exemplo com filtros e talz .
Seguindo este caminho , em breve voce sera um otimo programador

maior_abandonado

só com o que tem na apostila não creio…

quando for fazer um sistema vai notar que ainda faltou você aprender bastante coisa, e isso não se deve a qualidade da apostila, ela é otima mesmo, mas muita coisa você só aprende na prática, tem muita coisa que acaba vendo mesmo em situações do cotidiano e a própria apostila ensina muito bem o que se propõe mas não entra em vários assuntos, não tenho certeza mas eu podia jurar que jdbc por exemplo você só vai ver na apostila fj21…

rodrigoolv

Então, eu quero aprender Java, C#, Visual Basic e Delphi. Java eu estou lendo a apostila da caelum. C# eu tenho o livro Use a Cabeça, também tenho o livro Use a Cabeça SQL, realmente é muito bom. Visual Basic e Delphi, eu baixei algumas apostilas de net. Só que, estudar tudo de uma vez é complicado… Eu começei a ler C#, mas no meio do caminho eu parei para le Java. É um pouco frustrante, pois queremos aprender tudo de uma vez, mas não dá tempo.

mausexdd

Uma dica , foque em 1 linguagem , as outras tecnologias serão consequência , Sei que este é um JForum e posso estar puxando saco , mas fica a experiencia … quem programa em Java , Programa em qualquer linguagem , existe um mito onde eu trabalhava que era o seguinte … Quem Programa em Java … Programa em C# pois realmente o VS é uma britadeira perto da nossa pazinha de praia que é o eclipse , mas imagine o cenário oposto…Voce anda de Hornet a 150km vai te que andar em uma 250cc a esta velocidade… e ai que entra a capacidade do piloto(Programador)por isso , muitos MS’enzes demonstram que odeiam java , mas na vdd chora pois não tem capacidade para programar neste linguagem , após estar viciado ao seu maravilhoso mundo do Visual Studio xD

mausexdd

Esqueci de falar … lindo monopólio :smiley: ,
compre sua licença :? ridículo…

rodrigoolv

Gente, só aproveitando a deixa… Tenho uma dúvida…
Eu trabalho com suporte técnico. Temos software X, q aparece um erro Y.
Encaminhamos uma correçao e resolve o erro Y. As vezes encaminhamos uma atualização. Essa atualização modifica a release do software. Gostaria de saber, como é feito essa correção? acredito que seja alterada a linha de código, mas, como isso é instalado ou modificado na máquina do cliente? como eu produzo uma atualização e encaminho para o cliente?
Obg. Ótimo fórum.

Criado 8 de setembro de 2011
Ultima resposta 8 de set. de 2011
Respostas 8
Participantes 4