Apostilas Caelum

8 respostas
rodrigoolv

Galera, estou estudando a apostila fj-11. Muito boa, excelente. Gostaria de saber se, depois que eu terminar, eu vou conseguir fazer um sistema em java? Claro, não estou falando de um ERP, mas um sistema básico, de estoque, com banco de dados, etc…
Grato.

8 Respostas

mausexdd

Bem provável que sim , mas te aconselho a fazer o seguinte :

1º leia a fJ-21 logo apos terminar a Fj-11 lá você verá Assuntos relacionados coJEE : servlets,JSP,JSTL,etc,e vai aprender bastante sobre Java porem focado em WEB , aplicando e evoluindo os conhecimentos “básicos” que você adquiriu com esta primeira apostila.

2º depois tente fazer o seu sistema utilizando servlets+jsp com JDBC mesmo para BD

3º depois leia a apostila que fala sobre Vrapor,Hibernate + ajax … acho que fala um pouquinho de spring também se não me engano .

Com esse conhecimento você poderá evoluir seu sistema , utilizando as melhores ferramentas e frameworks , posso ser “CRITICADO” por falar isto , mas acho mais “real” você focar desta maneira , eu fiz primeiro um sistema em desktop talz , igual você disse, porem tive grande dificuldade em programar em web no começo , principalmente pelo fato das configurações , mas na apostila ensina perfeitamente os procedimentos , e o xoque em passar do desktop (FJ-11) para web (FJ-21) é quase minimo , já que o material meio que leva uma continuidade de conteúdo , focando para o mercado de trabalho e aprendizado gradativo , se não me engano é até pré-requisito ter feito o curso fj-11 ou ter conhecimentos relativos para fazer o fj-21 , isto prova que realmente é uma extensão no aprendizado adquirido no 1º curso .

Qualquer duvida , vai postando aqui , que garanto todos ofereceram ajuda de bom grado , inclusive EU :smiley:

denisspitfire