Apostilas Java

34 respostas
delphi2java

Boa tarde a todos,

algum ex-aluno da Caelum, teria como me ceder a apostila FJ-16 (labotatório Java com Testes, XML e Design Patterns)?

Depois de 25 como Engenheiro de Software estou estudando a plataforma Java e gostei das apostilas da Caelum.

Obrigado a quem puder me ajudar.

34 Respostas

david.cs20

Cara entre no site da Caelum e veja quais apostilas estao liberadas para download. As demais so são liberadas ao alunos e ex-alunos mesmo.
E pelas regras do forum esse tipo de solicitação se enquadra em pirataria.
E o guj nao apoia esse tipo de coisa.

Flavio_machine

Apostilas grátis podem ser encontradas facilmente na internet.

fredericomaia10

david.cs20:
Cara entre no site da Caelum e veja quais apostilas estao liberadas para download. As demais so são liberadas ao alunos e ex-alunos mesmo.
E pelas regras do forum esse tipo de solicitação se enquadra em pirataria.
E o guj nao apoia esse tipo de coisa.

i++;

Falou de forma educada. Está certo.
Flavio machine - Esta apostila não é liberada para todos. Apenas para ex-alunos.

delphi2java

À Mediação do fórum.

Deculpem-me se infrigi alguma norma da comunidade. Para mim é a mesma coisa que pedir um livro emprestado.

Por favor me esclareçam, então para tirar uma dúvida não posso colar um trecho de um livro, apostila ou site?

Flavio_machine

A caelum disponibiliza apostilas para a comunidade.

fredericomaia10

Flavio machine:

Verdade, mas ta escrito assim

Faça o download gratuito de algumas das apostilas da Caelum

Deveria estar escrito assim

Se vc é ex-aluno faça o download gratuito de algumas das apostilas da Caelum

ai tente so para tirar a dúvida e nada

É que o povo do aqui do guj fica dando liçãozinha de moral, ai te faço algumas perguntas, se vc usa windowns ele é original, vc só ve filme original,
nunca baixa música da net ?

Não vi ninguem dando lição de moral aqui, apenas explicando para ele que é novo no fórum que isso não é permitido.
E desculpe, mas respondendo suas perguntas, meu Windows é Original, nunca comprei um filme pirata nem baixei, não por ser pirata mas porque gosto de algo de qualidade, se quero ver um filme bom vou ao cinema e pago o valor que merece, música já baixei algumas antigamente, mas hoje em dia prefiro ouvir no grooveshark.

delphi2java

Caro david.cs20,

você poderia me passar o link com as regras do fórum para que eu possa tomar ciência do que é permitido ou não.

fredericomaia10

Nem sei se o grooveshark é ilegal ou não.

Flavio_machine

Apostilas grátis.

http://www.apostilando.com/pagina.php?cod=1

pedruhenrik

…estranho…aqui aparece:

“Exclusivo para (ex-) alunos pelo Caelum Alumni”

att,

Flavio_machine

Exitem bastantes sites com bons tutoriais (www.roseindia.com)

C

É que a apostila do curso FJ-16 é somente para ex-alunos, agora as outras apostilas são liberadas.

Eric_Yuzo

http://www.guj.com.br/java/39021-regras-do-forum

fredericomaia10

Flavio machine:

Então respeito sua opinião, mas eu não penso assim acho que esse povo que fica pedindo por direitos autorais estão nadando na grana por enquanto que tem gente passando fome e em vez de eles daram graças a Deus ainda querem mais.

Não acho que seja bem assim. Acho que a Caelum já faz muito em liberar várias apostilas, ajudam muito a comunidade.
Pouquíssimas empresas fazem isso. E com o tempo eles vão liberando mais material.

As regras do fórum estão aqui, http://www.guj.com.br/java/139754-regras-do-forum particularmente, nunca li.

Flavio_machine

.

david.cs20

Creio que nao fui grosseiro e nem quis da lição de moral em ninguem.
Pelo contrario o cara tinha uma duvida falei o caminho correto a ser seguido. Agora cabe a ele seguir ou nao.

Agora minha opnião pessoal:
Não sou e nunca fui contra a downloads.
Porem o estamos participando de uma comunidade e como toda comunidades existem regras para a boa convivencia.
E uma dela e a nao distribuição de material a qual nao tenha liberação do autor. E creio que o guj tem o numero de usuarios e material graças ao cumprimento dessas regras.
Para maiores exclarecimento e so acessar os seguintes links:
Regras do Forum
Você e novo no Guj?

delphi2java

Eu já desisti, através desse fórum é claro, da referida apostila.

No momento desejo apenas o link com as regras do fórum para que eu possa tomar ciência do que é permitido ou não.

Eu entrei hoje para aprender e não apara estar no meio de uma polêmica. Só não acredito que no meio de tantas dúvidas, os membros não colem exemplos ou trechos de apostilas, sites ou livros. Se eu estiver enganado me corrijam.

Se formos seguir exatamente os temos da lei, até copiar uma faixa de um CD que compramos para o nosso IPod é crime. Mas como meu foco não é tão abrangente, só quero saber o que é permitido ou não no fórum. Pois já fiquei com receio de colar um trecho proveniente de algum lugar, para dirimir uma dúvida de algum tópico e ser advertido que é pirataria.

Eric_Yuzo

Sem problemas, se bater o olho nos tópicos verá que tem muitos trechos de código retirado dos livros, principalmente nos tópicos sobre certificação.

O que não pode é postar links de livros/apostilas ou qualquer conteúdo fechado, pois isso é pirataria.

Flavio_machine

Você pode encontrar bons manuais em aquivos pdf que vem junto com as bibliotecas.

Anime

Oi,

Só a FJ-16 é exclusiva,baixem as outras,são ótimas… :wink:

Anime

Flavio machine:
Sou contra versões paga de coisas que são free, os cara baixa o eclipse de graça, a jvm, o servidor, o hibernate, o spring, coisas que demoraram anos para serem feitas
e custaram fortunas … que ja vem com reference de graça,
ai depois faz uma apostila fechada, ta loco eim

Quando desenvolve em java,não cobra… :stuck_out_tongue:

delphi2java

Me desculpe Eric Yuzom,

mas a Lei 10.695/2003, trata a cópia de parte ou totalidade da mesma forma.

O crime não está na cópia, mas sim na obtenção de lucro com ela. Não existe coerência em se permitir a cópia de trechos e não se permitir a cópia da totalidade.

A quem interessar possa : http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/2003/L10.695.htm

fredericomaia10

Flavio machine:
Sou contra versões paga de coisas que são free, os cara baixa o eclipse de graça, a jvm, o servidor, o hibernate, o spring, coisas que demoraram anos para serem feitas
e custaram fortunas … que ja vem com reference de graça,
ai depois faz uma apostila fechada, ta loco eim

Não concordo, pois se fosse assim todos os livros, materiais e cursos de Java deveriam ser free?
Mas, o assunto do tópico foi resolvido. Não vamos nos extender tanto.

Ao criador do tópico, não se assuste, o pessoal aqui é tranquilo (na maioria das vezes).

fredericomaia10

delphi2java Citação não é crime, você pode inclusive, citar vários e vários trechos de um livro em uma monografia, apenas colocando entre aspas e citando o autor.

delphi2java

Não disse que era crime, apenas disse que a lei trata a cópia de partes ou totalidade da mesma forma. A questão não está no quanto é copiado, mas sim no fim a que se destina.

Cópia de livros para fins não comerciais NÃO É CRIME.

Dá uma olhada na lei.

http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/2003/L10.695.htm

delphi2java

Este é um link de 2011.

http://www.sinepe-ce.org.br/ler.php?noticia=623

Até as Universidades do GOVERNO, liberaram a cópia de livros em suas instalações, para uso pessoal.

As pessoas antes afirmarem com veemência que eu estava solicitando que fosse realizado um ato de PIRATARIA, deveriam ter, primeiramente, consultado a lei de cópia de livros, apostilas e afins.

fredericomaia10

Independente se é crime ou não, é questão de ética. Se você escrever um livro sobre Engenharia não vai gostar de ver o pessoal escaneando e compartilhando o PDF dele pra quem quiser ler vai? Você gasta meses, talvez anos para fazer, se esforça e não ganhará nada com isso?

Flavio_machine

E sempre bom ouvir várias opiniões.

Flavio_machine

.

delphi2java

Caro fredericomaia10,

me desculpe, mas não vou entrar numa discussão sobre ética. Tenho 50 anos, sou evangélico, advogado e sociólogo. Sei muito bem o que é Ética.

As leis são criadas baseadas, também, na ética e na moral de uma sociedade. A lei, não busca ferir a ética e a moral, mas sim apoia-las.

Se formos policiar o que se pode ou não fazer segundo uma visão de ética (com certeza, cada um tem a sua) as coisas não funcionariam. Para iso, existem as leis, se não estou ferindo nenhuma lei, por favor me poupe de sua visão de ética.

Obrigado.

Flavio_machine

Escrever um livro sobre engenharia não é sobre técnologias open souce.

fredericomaia10

Não é o que você sabe, é o que você faz.

Não perco tempo discutindo em fórum.

Att.

delphi2java

Exatamente, é o que eu faço. O faço pelo que eu sei e sei pelo que eu faço.

Mais uma vez, não estou interessado em sua ética.

delphi2java

"Posiciono-me para encerrar, dizendo duas coisas. A primeira, que todo o livro e todo o fonograma são produzidos dentro do coletivo, da cultura geral, os quais não foram criados nem pertencem ao autor. O autor tem, portanto, compromisso social com o ensino, com as bibliotecas que o apoiaram de graça. Um CD - caríssimo por sinal - muitas vezes está tocando música do domínio público, mas há quem não admita que se tire nem mesmo uma cópia para um museu de história da música.

A segunda, que qualquer pessoa tem o direito de tirar cópia integral de um livro ou fonograma para seu uso pessoal. Principalmente o aluno, cuja formação é responsabilidade de todos e não só da escola, da família e do Estado. O que não se pode é sair reproduzindo e vendendo cópias, sem autorização do autor e sem recolher direitos autorais.

Isso é crime. Tirar cópia de um livro para estudar, para se formar, é um direito de todo o jovem. Mais do que isso - é perfeitamente legal! "

Autor: Por José Isaac Pilati, Professor de direito na UFSC [email removido]

Segue o link com a matéria na íntegra : http://www.sinepe-ce.org.br/ler.php?noticia=623

Criado 28 de janeiro de 2011
Ultima resposta 28 de jan. de 2011
Respostas 34
Participantes 8