App Android integrado com App Desktop - Quanto Cobrar?

Estou pegando um TCC para desenvolver, nele irei desenvolver uma aplicação desktop(Java) para controle de um “Pitdog”(onde vende lanches e etc).

O app Desktop terá cadastros simples de usuários(de acordo com o de funcionários), funcionários, clientes, produtos, cardápios, entradas e saídas. Tudo será salvo em um BD MySQL.

Já o app Android irá buscar os cardápios(por um tablet por ser maior) e irá efetuar pedidos, onde irá sair na tela(ou impressora) dentro da cozinha.
Não irei trabalhar com WS, o pedido foi bem básico mesmo.

Sendo assim imagino, quanto cobrar por essa(s) aplicação(ões) completa(s)?
Pensei algo em torno de R$3.000,00.

Mas para aqueles experientes no mercado de trabalho e que já sabem como cobrar por seus serviços, quanto cobro? O que seria justo?

Desde já, agradeço aqueles que puderem me ajudar.

Você pode cobrar algo entre “nada” (já que é seu TCC e você fará de qualquer forma) e 1 bilhão de reais. Não há uma resposta única para isso, mesmo baseado nos seus requisitos.

Entretanto, veja aqui uma possível fórmula, pra te guiar: http://www.hardware.com.br/comunidade/cobrar-manutencao/1209683/#post5823380 . Basicamente, você precisa estimar quanto tempo levará para fazer tudo e quanto custa esse tempo em horas. Note que você não precisa se sentir mal por cobrar pouco ou muito. Aprender o valor dos seus serviços faz parte da experiência.

Algumas coisas pra você considerar:

• quem fará a instalação da aplicação em todos os possíveis terminais que o usarão (tablets inclusos)? Se for você, quanto tempo isso demora?
  • essa aplicação precisará de um servidor (para o MySQL e lado servidor da aplicação). Quem irá instalá-lo e configurá-lo?
  • quem fará o treinamento no uso da aplicação? Quem será treinado? Por quanto tempo?
  • como fica o suporte da aplicação após a instalação e treinamento? E do servidor? Como serão tratados possíveis bugs?
  • se fará suporte, será por quanto tempo? Com qual frequência?
  • deverá ser feita documentação? Vídeos de treinamento?
  • o cliente terá o código fonte da aplicação concluída? Poderá revendê-la? Ou estes permanecem com você?

Tudo isso afeta seu custo de alguma forma.

Abraço.

1 curtida

Essa é fácil. voce tem que cobrar o maximo que o dono do pitdog esta disposto a pagar. Mais do que isso e vc perde a venda.

1 curtida

Certo pessoal. Muito obrigado pelas respostas, deu uma ideia legal.
Quanto à ser TCC, na verdade, estou fazendo pra um “amigo”.
Ele precisa passar esse ano, e é a última oportunidade dele.
Sem contar que também farei o meu esse ano né.

Decidi que meu preço para desenvolver todas essas ferramentas será de R$3.000,00

Se ele quiser bem, se não, vou deixar passar.