Boa tarde, na opinião de vocês qual é melhor começar para um projeto que eu quero iniciar, sendo ele um projeto simples, que talvez precisará de geolocalização do celular e de pouco poder de processamento sendo portanto algo simples. Então eu pago uma taxa de 100 reais e publico só para usuário de android, ou aprendo xamarin e publico para as 2 lojas gastanto inicialmente 500 reais, ou então gasto dinheiro com o domínio de um site e a hospedagem do mesmo? Qual é mais vantajoso para um projeto pequeno e relativamente simples?
Outra possibilidade é fazer um aplicativo híbrido usando plataformas como o Ionic, Cordova, PhoneGap, etc.
Invista aos poucos, escolha uma das plataformas e crie um aplicativo nativo se quiser produzir algo com qualidade para loja, e sem depender de ferramentas duvidosas. Tendo retorno ai voce investe na outra plataforma.
Alguém com uma opinião diferente?
Bom dia Murilo, segue minha opinião:
-
Regra geral, sempre opte pelo app web, um codigo para todos! 80% dos app nativos poderiam ser feitos web, pq não tem requisitos pra ser nativos. Muita frescura e pouca arquitetura!
-
Só em casos de exceção, no qual o app realmente necessitar fazer acesso a recursos nativos, ai sim vc parte para o nativo…Mas tem que ter justificativa boa e sustentável. Se não tiver, é frescura…
-
Fuja desse builder geradores de codigo nativo,…pra fazer coisas simples e elementares eles funcionam…mas quando os sistema cresce e vc precisa fazer algo fora do comum…vc se ferra! Cuidado com as promessas.
Eu ja fiz os 3…
Vai depender dos requisitos da aplicação, e não o tamanho, ou se é “simples” ou “complexa”.
Quais requisitos por exemplo?
Sim.
o que???
Por exemplo, eu estou numa internet ultra-rápida e o GUJ leva 5 segundos pra carregar, e o site não tem nada além de texto. Portanto, se o seu site precisa ser usado frequentemente e ser acessível para usuários de países subdesenvolvidos que precisam conectar via internet lenta, ou até mesmo celular. Pode esquecer web.
Neste caso app é melhor, não só pq pode trabalhar off-line, mas porque você pode ir baixando os dados aos poucos, e como não precisa baixar nada relacionado a apresentação, a experiência de uso online é muito mais rapida.
Outro exemplo, você quer que seu app continue funcionando no Android que vai sair ano que vem.
Neste caso pode esquecer híbrido, nativo é melhor pq você pode começar a usar as novas funcionalidades do Android quando elas forem surgindo, sem ter que esperar pelo desenvolvedor do Phonegap ou Xamarim para corrigir os bugs ou oferecer suporte a novas funcionalidades.
ps: veja que nenhum dos dois exemplos tem qualquer relação com o tamanho, complexidade, ou qualquer outra característica intrínseca à app, e sim fatores extrínsecos (o tempo, ou cenário, que você espera que seu sistema seja usado, ou até mesmo o perfil social e a renda do usuário).