Eu tenho a seguinte dúvida eu sei para que server um web container tipo TOMCAT, para prover JSP’s e Servlets, mas eu não sei para que serve um servidor de aplicações? E nessa história toda onde entram os web servers tipo Apache?
Se alguém pudesse me dar uma explicação um pouco detalhada ou mesmo algum tutorial que falasse sobre a diferença entre esses produtos e para que eles servem eu agradeceria muito.
Servidores de aplicação serve para dar viabilidade econômica a uma tecnologia aberta como Java :twisted: . Ok, estou brincando
A idéia mais básica de um servidor de aplicações é estender a funcionalidade dos servidores de web (Apache, IIS, …) proporcionando a estes a capacidade de geração de conteúdo dinâmico a partir do processamento de dados proveniente de diversas fontes, como um banco de dados relacional comum, por exemplo, usando para tanto um conjunto de aplicações (no caso de Java, estas aplicações podem estar encapsuladas dentro de simples POJOs, EJBs ou serviços Jini).
E é isso aí.
obrigado pela sua resposta mas ainda isso não chegou no nível de detalhadament que eu queria, precisa ser uma coisa mais para idiota entende. Do tipo quando vc precisar fazer tal coisa vc vai precisar usar um App. Server, quan fôr fazer esta outra coisa vc vai precisar usar apenas um web container, quando vc fôr fazer isso aqui vc vai precisar de um web server…ou vai precisar dos três juntos…sei lá…
valeu…
Renato.
Daniel_Quirino_Olive
Bom, isso já rendeu alguns flamewars aqui no GUJ, mas, na minha opinião, para a maioria das aplicações um webcontainer é mais do que suficiente. Você só vai precisar de um appserver caso você precise de algum recurso oferecido, como clustering, gerenciamento de transações, etc etc… Mais informações/discussões: http://guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=2339