Applet - Assinatura Digital

Olá pessoal,

alguém tem experiência e/ou saberia me responder quais seriam os passos para assinar um applet digitalmente ?

valeu

gdlLion

ola,

Assinar digitalmente um applet seria assinar o arquivo jar?!?

Eu faço a assinatura dos arquivos jar para permitir às aplicações ter acesso completo ao computador do usuário via JWS.

Basicamente você precisa:

  1. Criar um par de chaves (pública/privada)
  2. Reconhecer a chave e assinatura junto a um orgão certificador.
    estes 2 passos em geral são feitos uma vez por empresa já que você deve assinar sempre com a mesma chave para os usuários confiarem na sua assinatura; (e tem renovação anual)
  3. Gerar o arquivo jar;
  4. Assinar :slight_smile:

As ferramentas pra tudo isso já fazem parte do JDK … veja um geral do que você vai usar: http://java.sun.com/docs/books/tutorial/security1.2/summary/tools.html

são bem simples de usar e a parte mais chata do processo é a certificação junto a CA (bem, pelo menos nao é imediata mas pagando sai)

é isso …

ola,

primeiramente quero agradecer pela ajuda…

então, é isso ai…assinar o arquivo jar…

consegui realizar os passos para criar o jar, criar a chave (keytool) e assinar o jar (jarsigner).

meu problema maior é o seguinte, não sei se tenho que controlar algo dentro do applet, pois, qdo carrego via browse e respondo deny na pergunta sobre o certificado, o applet carregar normalmente…

vc saberia me responder ?

grato

gdlLion

Opa,

Eu realmente não sei dizer porque o browser ignora o Deny … mas existe um site que é uma boa referência pra começar (apesar de ser meio antigo acredito que possa ajudar) : http://www.suitable.com/Doc_CodeSigning.shtml

Nem todas as ações precisam de autorização para ser executadas … se sua applet não executa nada que exija confiança do usuário é possível que assinar o arquivo não vá fazer diferença.

ok, valeu !!

mas eu tenho que fazer alguma verificação dentro do applet para executar ou ñ ?

eu sei, mas o cliente exigiu certificação digital.

valeu

gdlLion