Applet e MySQL

Pessoal, eu sou programador Delphi e entendo muito pouco de java (falei isso pra vocês entenderem o quão duro eu dei: de Delphi pra java é coisa de louco).
Precisei fazer um programinha pra rodar pelo navegador (um programa bem caseiro mesmo), e acabei optando pelos Applets (por causa das janelinhas, menus, etc). Dei um duro danado no Eclipse, fiz um esquemas de tradução para outros 2 idiomas, fiz os InternalFrames lerem os dados do BD e carregar/salvar os valores dos seus campos automaticamente, e mais umas outras coisas. Mas acontece que ultimamente tudo que eu tenho lido sobre Applets, diz que não é o mais sensato fazê-los conectar diretamente ao BD do servidor. :? :? :?

Agora estou pensando em utilizar o JSP, e eu não queria, óbviamente, perder todo o trabalho que já tive, e nem alterar o visual do programa. Fora isso ainda não consigo nenhuma hospedagem gratuita pra JSP (o programa é tão “simplório” que nem compensa pagar uma hospedagem).
Então vêem minhas perguntas:

1. Vale a pena eu migrar de Applet pra JSP?
    1.1) Quais os riscos do Applet conectar direto ao BD?
  2. Se eu migrar, tem como eu carregar o MenuBar, os InternalFrame e tudo mais pros Applets?
  3. Existe alguma hospedagem gratuita pra JSP?
  4. Haveria alguma outra solução?

Fica a pergunta aí…enquanto isso eu vou dando uma estudada.
Valew pessoal!