Applet nao carrega

Tenho um pequeno Applet que funciona direitinho quando o Java Plugin está ativado no IE.
Este applet deverá ser compativel com browsers que não tenham o Java Plugin instalado, desta forma - para testa-lo - eu desativo o Java Plugin, e quando faço isso o browser diz não encontrar meu Applet, retornando a mensagem na console:

Error loading class: <NomeDoMeuApplet>
java.lang.NoClassDefFoundError
java.lang.ClassNotFoundException: <NomeDoMeuApplet>
at com/ms/vm/loader/URLClassLoader.loadClass
at com/ms/vm/loader/URLClassLoader.loadClass
at com/ms/applet/AppletPanel.securedClassLoad
at com/ms/applet/AppletPanel.processSentEvent
at com/ms/applet/AppletPanel.processSentEvent
at com/ms/applet/AppletPanel.run
at java/lang/Thread.run

Para manter esta compatibilidade com browsers antigos, compilei o applet com um SDK mais antigo, porem o erro persiste.
Alguem teria alguma dica ?

Grato

Nao existe isso.
Pra rodar um applet, voce PRECISA de java isntalado, nao existe outra maneira!

Ele nao esta achando o seu applet, tipo, NomeDoMeuApplet deveria ser o nome da sua classe, e pelo que me parece ela nao tem esse nome!

Ok Paulo, me corrija se eu estiver errado.

Os browsers atuais já vem com uma maquina virtual para execucao de codigos java, ok ?
A instalacao do Java Plugin 1.4 somente é necessária caso seu codigo vá usar alguma caracteristica de Java2 que não é suportada pelos browsers mais antigos, ok ?
Foi por essa razao que eu apenas desabilitei o uso do Java Plugin deixando que o browser utilize a sua propria maquina virtual para a execucao do codigo do applet. Tanto é que ele tenta chamar o Applet, mostra a janela cinza e registra os erros no console, ou seja, a maquina do browser está funcionando. O que eu nao estou entendendo é porque ele não está mais encontrando o meu Applet, já que o codigo HTML não mudou em nada e as referencias de codebase não mudaram. !?!?!?!

Grato

[quote=“fantomaz”]Ok Paulo, me corrija se eu estiver errado.
Os browsers atuais já vem com uma maquina virtual para execucao de codigos java, ok ?
[/quote]
Nem todos.

Você precisa instalar se for utilizar alguma biblioteca que só apareceu no 1.4. Alguns browsers antigos nem Java vem junto, por isso voce precisa instalar.

A JVM pode até começar a rodar, mas chega um hora que ele ve que você o desabilitou, e da pau. Tem outra hipotese, se voce desabiltiar o java plugin 1.4 e habilitar a Microsoft VM, ai sim, tem de funcionar o que voce falou, porque ai a JVM da MS tomaria conta. Se os dois estiverem dasabilitados, nao vai ter nehuma JVM “default”, ai nao vai rodar mesmo.

!!?!?!?!?!?!?!?!
voce apenas confirmou o que eu havia escrito! porém sem responder a duvida.

Mais alguem aqui nesse forum saberia o motivo do Plugin da Sun encontrar meu applet e a Microsoft VM não ?
Obs: meu applet está compilado em uma versão suportada pela VM do windows IE e Netscape.

“estar compilado para funcionar em netscape”. Todos os applets estao compilados pra funcionar em netscape.

Entao, minha frase foi uma pergunta: voce tem certeza que a MS VM esta ativada? Voce tem certeza que nao desativou as duas? Porque tem como fazer isso, e se voce fizer da uns paus dete tipo.

certeza absoluta !

manda o TAG que voce ta usando no HTML pra chamar a applet.

<applet code=“MeuApplet” codebase="/doc/" width=500 height=200>
<param name=p1 value=1>
<param name=p2 value=2>
<param name=p3 value=3>
<param name=p4 value=4>
<param name=p5 value=5>
</applet>

A mensagem de erro que a VM deu nao bate com o nome da sua classe

La ele falou que nao encontrou a NomeDoMeuApplet, e no seu html voce pos MeuApplet.

Outra coisa, voce ta usando o jeito antigo de chamar applet. A tag applet ja nao eh mais usada. Hoje em dia voce usa acho que <object>. Alguem aqui lembra?

Dentro do seu /doc tem o MeuApplet.class? poe no codebase /doc/MeuApplet (pode tentar com o .class tambem, na especificacao disse q vale os dois)

Pô cara… desse jeito voce me decepciona… hehehehe
eu editei a mensagem e o fonte trocando o nome pra <MeuApplet>…
o original está ok…

quanto a tag <object> , de acordo com a documentacao da Sun, ela não funciona com o netscape 6. Nem a tag <embed>. Se voce usar o Java Plugin com Nestcape6 voce DEVE usar a tag <applet>.

Como minha aplicacao DEVE atender a uma gama ampla de browsers incluindo o Netscape6, eu DEVO continuar usando a tag <applet>.

vou tentar alterar o CODEBASE.
Valeu !!!

Voce pode fazer um javascript pra saber o browser do cara, mas acho isso porco.

Pelo que sei, applet esta realmente deprecated, de acordo com o w3c.org
Altera o codebase e conta pra gente, acho que funfa.

Colegas

Como faço para passar dois valores digitados em um HTML, serem capturados pelo applet e executar um operacao. isso depois que eu acionar um botao.
Sei como funciona a passagem de parametros(getParameter()etc…), mas tem como iniciar a applet quando for selecionado o botao?

Grato