"Applet notinited" somente no linux com o firefox

pessoal, utilizando um applet pra ver umas imagens, recebo a mensagem “Applet notinited” no canto inferior esquerdo do firefox e clicando com o botão direito aonde o applet dveria aparecer aparece uma caixa de diálogo q abre um console do java e aparece o seguinte:

load: class br.com.AnaliseApplet.class not found.
java.lang.ClassNotFoundException: br.com.eit.sgt.view.applet.AnaliseApplet.class
	at sun.applet.AppletClassLoader.findClass(AppletClassLoader.java:168)
	at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:306)
	at sun.applet.AppletClassLoader.loadClass(AppletClassLoader.java:119)
	at java.lang.ClassLoader.loadClass(ClassLoader.java:251)
	at sun.applet.AppletClassLoader.loadCode(AppletClassLoader.java:599)
	at sun.applet.AppletPanel.createApplet(AppletPanel.java:721)
	at sun.plugin.AppletViewer.createApplet(AppletViewer.java:1781)
	at sun.applet.AppletPanel.runLoader(AppletPanel.java:650)
	at sun.applet.AppletPanel.run(AppletPanel.java:324)
	at java.lang.Thread.run(Thread.java:595)
Caused by: java.io.IOException: open HTTP connection failed.
	at sun.applet.AppletClassLoader.getBytes(AppletClassLoader.java:271)
	at sun.applet.AppletClassLoader.access$100(AppletClassLoader.java:44)
	at sun.applet.AppletClassLoader$1.run(AppletClassLoader.java:158)
	at java.security.AccessController.doPrivileged(Native Method)
	at sun.applet.AppletClassLoader.findClass(AppletClassLoader.java:155)
	... 9 more

mas o applet funciona direitinho no windows, tb utilizando o firefox, sendo a versão do firefox a 1.5.0.7 nos 2 sistemas. alguém pode me ajudar?

Voçê fez a assinatura do seu applet???

Provavelmente você usou, no seu tag “<applet>”, algo como:

code="br.com.eit.sgt.view.applet.AnaliseApplet.class"

Não faça isso. A partir da versão 5.0 do Sun Java Plug-In, o recomendado é usar:

code="br.com.eit.sgt.view.applet.AnaliseApplet"

sem o .class. (Isso também funciona se você usar a Microsoft JVM ou versões anteriores da Sun JVM).

ta tudo certo com o applet. mas nao deu certo amigo…creio q esqueci um detalhe. eu gero um war da aplicação aqui no linux e mando pra um servidor windows. as agora depois de gerar várias .war só ta funcionando no linux, acontece o msm erro no windows. no meu applet utilizo:

code="br.com.eit.sgt.view.applet.AnaliseApplet.class"
					archive="<c:out value='${pageContext.request.contextPath}'/>/analiseApplet.do?method=buscarJar"

será q o erro está no achive?

Pode ser. Depois que a página foi baixada, olhe no “view-source” no seu browser, e veja qual é o valor que foi escrito no atributo “archive”, e tente baixar esse arquivo pelo browser diretamente (por exemplo, se estive escrito “/applets/blablabla.jar”, tente ver se digitando direto na linha de endereços do browser - como “http://localhost:8080/suaaplicacao/applets/blablabla.jar” - você consegue baixar o arquivo.
Se não conseguir, vai dar esse problema.

o meu archive ta assim:

archive="&lt;c:out value='${pageContext.request.contextPath}'/&gt;/analiseApplet.do?method=buscarJar"

nesse método buscarJar eu dou o caminho do jar do applet ,que é: WEB-INF/lib/Applet.jar
o erro poderia ser por causa de um cache do java no windows? como limpar esse cache?

Arquivos que estão em WEB-INF não podem ser visualizados no browser (eles são escondidos, e é por isso que os arquivos .class de sua aplicação ficam nesse diretório).
Você deve mover o applet para um outro diretório - considere o applet como sendo uma imagem ou um arquivo .html, que são coisas “fixas”. Se você está dividindo seu site entre um web server (como o Apache Web Server) e o Tomcat, então passe o applet para o web server.