Fala pessoal !
Estava procurando assuntos sobre applet e me deparei com tópico aqui no fórum no qual os colegas desencorajam o seu uso.
Bom, indo um pouco além acessei um site no qual diz que a tag applet está “deprecated”. http://www.w3schools.com/tags/tag_applet.asp
Agora fica uma dúvida: vale a pena utilizar applets ? Não para um acesso direto ao bd, mas para telas de login, formulários,etc… pois na sua ausência para estes fins, somos forçados a optar por algo em flash.
O que me dizem sobre isto e sobre o site que passei ?
Obrigado pela atenção.
A não ser que vc queira fazer uma mega interface ou que precise de comunicação síncrona, vc deve optar por HTML.
Acho que agora dá até para fazer comunicação síncrona com JavaScript, mas estou por fora disso. Antigamente a única solução era sockets.
Alguém pode contribuir aqui nesse ponto ?
(Editado: Confundi comunicação assíncrona com síncrona!)
T
thingol
Quando ele diz que a tag < applet > está “deprecated” ele só lhe diz que você deve usar a tag < object > em seu lugar, não que o applet está “fora de moda”.
Eu em particular prefiro usar a tag < applet > para evitar problemas de compatibilidade e outras coisas chatas. (Por exemplo, quando se usa a tag < applet > pode-se usar qualquer JVM que esteja instalada na máquina do usuário - contanto que você tome um monte de cuidados ao escrever e efetuar o deploy de seu applet - hava paciência!; quando se usa < object > deve-se especificar se você vai usar a JVM da Sun ou da Microsoft, por exemplo. (Isso não é muito óbvio)
_fs
Oi Renan, a tag applet está deprecated sim, mas a nova tag é object como está escrito no site que passou.
Não entendi o que quis dizer com “somos obrigados a usar flash”. Eu não sou obrigado a usar flash, por que você é?
E o uso de applets é desencorajado para aplicações porque traz algumas dores sim, mas não é impossível. Contudo, seria melhor utilizar JWS hoje em dia para este fim.
marciocamurati
Completando o comentário do Sergio a muito tempo é possivel fazer comunicação assíncrona com JavaScript, diversos sites utilizam esse tipo de comunicação para recuperar dados e etc.
[]s
boaglio
Esse site apenas informa que a tag HTML , assim como e estão deprecated.
No caso de APPLET, vc deve utilizar a tag OBJECT agora.
Veja mais detalhes aqui.
Quanto à sua dúvida inicial, eu prefiro combinar HTML+CSS e deixar um layout agradável do que usar applet ou flash.
R
renan
Não só sanaram minha dúvida como também me deram uma aula (rs).
Sobre ser obrigado a utilizar flash, me refiro aos casos de utilizar um login personalizado com efeitos e tal, um “relóginho”,etc… E que eu saiba, só temos duas opções: applet ou flash.
Estou errado ?
R
renan
E aproveitando:
Utilizo php nos sites que desenvolvo mas como tenho uma paixão por java, quero utilizá-lo independente da complexidade do site (jsp,servlets) assim não precisaria depender de mais de uma tecnologia (php,flash). O uso de CSS é ótimo, mas no caso de uma personalização…
_fs
Está errado. Dá para fazer gambiarras com JavaScript que simulam o mesmo efeito.
E, só para ser chato, não é possível realizar comunicação síncrona com JavaScript, dado que o protocolo HTTP é assíncrono. O que dá para fazer com ele são requisições HTTP sem precisar navegar as páginas, isso não tem nada a ver com comunicação síncrona ou assíncrona.
Tem razão Lipe. Http é assíncrono. Socket é síncrono. (Editei meu post para corrigir esse erro!)
É até possível simular uma comunicação síncrona com HTTP, utilizando duas conexões, sendo uma keep-alive para ficar só recebendo mensagens. Entretanto é uma solução esquisita.
Um exemplo clássico de comunicação síncrona é um chat. Então fica a minha dúvida: Já é possível com JavaScript ou qualquer outra coisa fazer um cliente de chat decente sem usar Applet/Socket/Flash, ou seja, só HTML ???