Applet para download?

Pessoal estou precisando fazer um applet para fazer download de arquivos do site para o usuario.

Ou seja, a pessoa que esta navegando, quando ela escolher o arquivo, vai abrir um applet para gerenciar esse download para ela, onde ela escolhe o local para salvar e esse applet vai baixando, tambem vai servir para mander o local fisico do arquivo sem o usuario saber.

alguem tem alguma ideia? A e se alguem tiver um tutorial basico de como comecar com applet tb vai ajudar

Oi adamo,

Faça um applet utilizando o componente swing JFileChooser. Você também vai precisar assinar o seu applet, para que ele possa gravar os arquivos na máquina do usuário.

Qualquer dúvida, poste ai!

[]s
Eduardo

Me explica uma coisa, por cima, quais os passos que teria que seguir para fazer isso.

Tipo o fileChooser posso usar com applet?

Oi adamo,

JFileChooser é o componente responsável por exibir caixa de diálogo do tipo Abrir/Salvar. Você pode criar um applet que contenha um método que abra uma caixa de diálogo, e acionar esse método via JavaScript.

Já a assinatura do applet é necessária porque você vai ter acesso a funções de leitura e gravação no disco do usuário. Tem um bom guia no site do Departamento de Automação e Sistemas da UFSC.

Abraços,
Eduardo

Pare até simples, mas eu nunca fiz um applet e estou meio perdido, nem sabia que dava para fazer um javascript interagir com o applet. Vou ver o site que me passou, mas voce viu meu nivel em applet :slight_smile: se tiver mais algumas dicas pode passar que acho que vai ser casca isso :slight_smile:

Muito obrigado ta ajudando bastante

Mais uma pergunta, estou lendo la o tutorial e queria saber se para assinar o applet e gasto algum valor para isso?

adamo,

Pra começar, dê uma sapeada no site da Sun:

Applets

Taking Advantage of the Applet API

Getting Started with Applets

Acredito que não seja simples… mas as documentações acima te darão um empurrãozinho. E pra assinar o applet você não gasta nada.

[]s
Eduardo

Olá

A applet precisa ser assinada e sua empresa precisa comprar um certificado que não é caro ou seus usuários clientes acreditarem que seu programa não é um malware.

Copiar o arquivo do servidor para a máquina do cliente é bem fácil. Veja como em http://www.javaworld.com/javaworld/javatips/jw-javatip19.html

E mesmo se você não tem experiência com applets dá para fazer isto de forma bem simples. Em menos de um fim de semana você aprende como fazer isto.

[]s
Luca

Olá

Para fazer uma applet interagir com JavaScript, que acho que não é necessário no seu caso, seria preciso usar JSObjects que é um pouquinho complicado porque as classes da Netscape do jaws.jar não vém mais com os JDKs mais recentes. Precisaria buscar um mais antigo.

[]s
Luca

Pessoal quero agradecer, estou com o applet em 99%!

So falta 2 coisas, primeiro: sempre que eu tento rodar o applet, da um erro, diz que nao pode ler o applet, nao achou a classe, isso porque eu passo o mouse em cima da parte cinza, estranho que esse erro esta dando com muitos applets ate os que nao sao os meus.

segundo: Voce falou que eu nao preciso usar javascript, bem a ideia e receber a url que eu vou fazer o download, pelo que li nos tutoriais, poderia usar param na descricao do applet para isso, o que seria a versao de usar o javascript, teria outra maneira?? tipo um post ou get de um form de uma pagina anterior ? como fazer isso?

obs.:
a minha classe extente Japplet e nao applet, isso pode dar problema?

segue:
public class AppletSample extends JApplet implements ActionListener

Resolvi o probelma de o applet nao rodar, a unica coisa que falta e a assinatura que estou vendo e como receber o parametro, alguem tem ideia sem usar javascript, parametro? com um post seria possivel ?

Adamo,

Não sei se é possível mandar um post para um applet, eu realmente não tenho esse conhecimento. Mas se decidir usar JavaScript, visite esse post no FAQ do JGuru:

http://jguru.com/faq/view.jsp?EID=16833

Tem mais coisas interessantes no Google também, vale a pena dar uma olhada :slight_smile:

[]s
Eduardo