Boa tarde!
Oi pessoal! Estou bolando a especificação de um sistema. Estou habituado a usar Servlet e JSP. Tenho visto algumas aplicações utilizando applet que aparentemente tem ótimos recursos visuais. Desconheço os recursos do applet. Tem alguma contra-indicação?! É fácil de fazer, por exemplo, um MVC, que consulta bastante o banco, utilizando applet?
Obrigado!
a) Applets demoram bastante a ser carregados.
b) Não use applets para consultar diretamente o banco. Há muitos problemas (segurança, implantação, número de conexões disponíveis para o banco, etc.).
c) Se quer recursos visuais, prefira o Flash (veja http://www.openlaszlo.org/ para um framework Java que gera aplicações Flash.)
d) É bastante difícil fazer um applet que funcione em qualquer Java - normalmente o browser só tem o Java da Microsoft, e esse Java é muito, muito antigo (1.1), tendo apenas 5% dos recursos do Java mais moderno (principalmente na parte visual).
Resumo: só use applets em alguns casos, e não tente consultar bancos de dados diretamente com o applet. (Hoje em dia mesmo para plotar um gráfico , que era uma das poucas indicaççoes do applet, é possível usar 100% Javascript se você estiver usando o Firefox 1.5).
Oi Thingol!
Valeu pela dica!
Descartei o uso da applet pelo menos nesse meu projeto!