Sou professora de ciência da computação e vou ministrar uma disciplina de programação orientada a objetos em Java neste semestre.
Quando fiz minha graduação, lembro de ter aprendido a fazer alguns applets simples. Depois disto não acompanhei mais a evolução da linguagem Java, só retomando o assunto agora.
Minha pergunta é: vale a pena ensinar applets na minha disciplina? Ainda se usa essa tecnologia, ou os applets podem ser substituídos por aplicações RIA com Java FX por exemplo?
Não vou entrar em Java FX na disciplina, até porque o foco da mesma é a POO, e não a linguagem Java. Já applets, tenho dúvidas se podem ser úteis para os alunos ou para o aprendizado dos conceitos de OO.
Gostaria de saber a opinião dos mais experientes em Java.
Olha…eu uso applets como coadjuvantes das minhas aplicações.
Tipo, quando faço um programa desktop, eu faço ele funcionar das duas formas: via applet ou webstart. Mas porquê têm usuários que só gostam de mexer no navegador…
O cara também pode rodar como desktop também.
Acho que mostrar applets deve ser feito só para demonstrar que há esta alternativa. Não se aprofunde nisso…
É preferível você passar POO baseado em desktop. É bem melhor para evitar entrar em detalhes desnecessários (como têm applets e webstart) para o que você quer passar…
O webstart é uma alternativa legal para distribuir programas desktop, mas até a pessoa aprender a configurar, pode dar bastante trabalho…
denislima
Ola Andressa…
Resposta: Nao vale a pena por dois motivos.
Primeiro porque como vc msm disse:
para ensinar o paradigma OO dentro do contexto Java melhor usar Java Core mesmo, JSE puro… Como no livro Head First Java… esse livro da uma boa base da linguagem java e OO
E segundo, ate onde sei, applet é algo antigo…praticamente nao usa mais…
Se o foco da aula fosse realmente a plataforma Java, voce ate poderia citar os applets, fazer um overview rapido, há titulo de curiosidade, dentro do um contexto “historico do java”…
Bom acho que é isso…
espero ter ajudado…
otaviojava
O uso de applets é cada vez menor.
Até porque o java fx 2.0 promete usar java e não mais o fx script, então acredito que com o tempo ele será substituído.
Acredito que passar OO com base em desktop, conforme o colega acima falou, realmente é a melhor opção, já que ele
corresponde ao JSE que não deixa de ser a base do java.