Applets [DÚVIDA]

Pessoal, gostaria de saber oque é uma applet (ou eram), porque todo mundo deixou de usar, como funcionavam e por quem foi substituído. Bom, eu sei que são aplicações executados do lado cliente mas eu queria saber mais a fundo como funcionavam e o motivo pelo qual todas as desenvolvedoras de navegadores decidiram parar de fornecer suporte . Agradeço!!

Applets são basicamente aplicações que rodam no cliente/computador local (não em um servidor remoto), permitindo coisas diversas e que geralmente não eram possíveis somente com Javascript. O motivo para ter caído em desuso é que, basicamente, não era uma boa solução no geral, e trazia consigo diversos problemas, como segurança, necessidade de plugins no navegador e de uma jvm compatível no cliente, limitações do Java da época, etc.

Assim que tecnologias mais interessantes ganharam popularidade e funcionalidades (basicamente, o javascript), tornou-se desinteressante manter aplicações como applets.

Recomendo a leitura (em inglês): https://motherboard.vice.com/en_us/article/8q8n3k/a-brief-history-of-the-java-applet

Abraço.