Olá Pessoal, sou programador web, e acompanho o fórum constantemente
Atualmente o foco dos meus projetos têm sido com base no conceito de Rich Internet Applications (R.I.A), onde o Flash funciona como interface interagindo com tecnologias como Java, ColdFusion, .NET ou PHP, através do middleware Flash Remoting.
O objetivo deste post aqui no fórum é promover uma discussão entre Applets e Flash. Pois cada vez mais os Applets estão desaparecendo de aplicações web pelo fato de serem pesados e de necessitarem da JVM instalada na máquina do usuário (que também não é leve). E o Flash, cada vez mais, vem evoluindo no que se trata de aplicações web, perdendo a função de software para animação; com a vantagem de usar o formato swf, que necessita apenas do Flash Player.
Em minha opinião, o Flash ainda não está totalmente preparado para substituir os Applets no escopo de web, mesmo com a evolução do ActionScript em sua versão 2, simplesmente porque ainda existem alguns bugs no Flash Remoting (http://www.gabriellaet.com/blog/2004/04/flash-remoting-para-j2ee-nao-e) e a segurança do Flash Player ainda não é perfeita.
Gostaria de ler a opinião de todos, principalmente por ser um fórum especializado em Java. Acho que tem muito o que se discutir, principalmente com a entrada do Flash no mercado de handhelds e mobiles.
Bem, tenho pouquissimo a adicionar, apenas dois pontos:
Flash precisa de flashplayer para funcionar, e não é nada mais leve do que o jre, o problema é a [insira seu palavrao favorito] da m$ inserir no IE uma jvm que não funcionava
Eu acho uma frescura descomunal usar widgets em flash hehe mas isso é muito MUITO pessoal hehe
É interessante ressaltar ainda que Applets foi uma das grandes revoluções do java, logo não podemos dizer que é a pior porcaria feita do java… Porcaria foram as utilizações exageradas que fizeram do mesmo só para dizer que o site usava applet… Mas até aí temos a mesma situação com Flash, existem n sites que foram feitos com flash erroneamente na época em que o mesmo estorou…
Acredite ou não, tenho colegas que ao entrarem em um site com flash, fecham na mesma hora (sim, vcs podem acreditar :shock: ).
Na minha opinião são duas tecnologias interessantes, desde que usadas com sabedoria!
Olha pessoal,
Concordo com o Rodrigo, onde cada tecnologia pode e deve ser usada com sabedoria, mas uma pergunta que não quer calar: Vocês usam Applets na prática hoje ?, ou melhor fariam uma view ( MVC ) feita com um Applet ?, humm acho brabo hein !.
Ei Leandro, para isso vc pode fazer uma consulta por applet aqui no fórum mesmo… Vc verá que existem várias mensagens com menos de uma semana com questões exatamente sobre os dito cujos.
[quote=“marciolx”][quote=“TedLoprao”]
Acredite ou não, tenho colegas que ao entrarem em um site com flash, fecham na mesma hora (sim, vcs podem acreditar :shock: ).
[/quote]
igual ao Googlebot :shock:[/quote]
O Googlebot fazia isso… Agora ele até indexa arquivos flash, se quiser conferir, pesquise por isso
filetype:swf site:
Edit: Eu nem coloquei o plugin do flash no meu firebird, 90% dos flashs são banners, se eu quiser ver um site específico feito em flash eu abro o ie (essa é a única utilizade dele pra mim)
[quote=“Vegetto”]
Edit: Eu nem coloquei o plugin do flash no meu firebird, 90% dos flashs são banners, se eu quiser ver um site específico feito em flash eu abro o ie (essa é a única utilizade dele pra mim)[/quote]
eu uso o Adblock extension, não só pra flash, pra quase tudo, às vezes entro em um site que chama a atençao e não quero nenhum xereta olhando, principalmente aquele alce caolho do javaranch…
Olha, que pra applet rodar você ter que baixar a JVM isso realmente é um saco… muito grande mesmo.
Só que o flash também tem que baixar né? Claro que deve ser bem menor, mas mesmo assim é triste também…
A vantagem do flash é que os efeitos visuais são muito mais fáceis de fazer…
Mas no meu projeto final eu usei applet, pra poder mostrar um mapa na tela do usuário. Ele era um mapa de biblioteca, onde aparecia o caminho de onde o usuário estava até a prateleira com o livro, e não sei se seria tão fácil fazer em flash isso…
Olha acho que as applets tiveram seu tempo, seus motivos e suas utilidades, eu mesmo usei muito … mas na atualidade o flash se tornou IMBATIBEL se comparado a applets ( mesma funcao ) eu atualmente estou desenvolvento um sistema bastante complexo. com a interface totalmente em flash e a retaguarda em java. posso dizer que comparando com qualquer outra tecnologia existente hoje esta combinação ganha disparado, não é só opnião minha não mas de todos que já viram o que eu tenho feito.
hoje em dia Flash vem substituindo cada vez mais as Applets a nível de animação, pois é bem mais simples de usar e o flashplayer é bem menor de instalar.
Agora para sistemas onde depende de segurança (site de bancos por exemplo), as Applets ainda sobrevivem.
Uma coisa que eu vi essa semana e fiquei muito surpreso em relação a Applets, é um joguinho OnLine feito usando totalmente Applets, o gráfico, velocidade, jogabilidade é muito interessante, para quem quiser dar um olhada http://www.runescape.com/ (acredito que com Flash ainda não de pra fazer algo do tipo).
Acho que dá pra fazer em Flash sim. Um amigo meu viciado em flash tava fazendo alguns estudos sobre movimentos de personagens em cenários no flash, com interação do personagem com o cenário, e dá pra fazer bastante coisa.
Acredito até que seja mais fácil fazer em Flash que em Applet.