Salvem,
Gostaria de discutir um assunto sobre uma tecnologia Java que ao meu ver é o patinho feio da SUN, os Applets.
Participei de um projeto de uma aplicação em Java para uso em uma intranet ( acessos locais e via VPN ) e resolvemos usar no lado do cliente o Applet, por questões de riqueza de interatividade com o usuário dentre outras vantagens. No servidor usamos Servlets no Tomcat e alguns Beans acessando o Oracle. A comunicação com o cliente é atravéz de objetos serializados no HTTP , que no caso de clientes Applets é realmente muito boa.
O problema começou quando liberamos o usa da aplicação para a empresa. Primeiro o plug-in da SUN ( 1.4.1_01 ) tem incontáveis bugs no assunto intenacionalização e até serialização, dai mudamos para um anterior ( 1.4.0_01 ) que é um pouco mais estável.
A questão é que este ultimo tem comportamentos difirentes em diferentes versões do Windows, isso sem falar em clientes Linux que é quase impossível achar uma versão de browser que funcione com a versão do plug-in para Linux, e que a instalação do mesmo para usuários leigos é quase IMPOSSIVEL.
Participei do SUN-TECH DAYS em São Paulo, assisti à todas as palestras atentamente e nem ao menos ouvi a palavra Applet, é claro que as apresentações eram de outras tecnologias, mas será que eles não consideram o Applet como uma tecnologia razoável para o lado cliente ? Ou será que eles acham que esta tecnologia soh serve para ficar mostrando bichinhos se movendo na tela do browser ?
Sei que existem várias opções para a camada de apresentação , conheço e uso JSP em algumas aplicações onde a interatividade e a quantidade de informação que se deve apresentar ao cliente é menor, mas existem situações em que nada é melhor que um Applet.
Segue os principais ( ao meu ver ) problemas dos Applets :
* Plug-ins gigantescos e instáveis.
* Telas piscantes ( seu desktop as vezes desaparece totalmente )
* Algumas classes que implementam Shape ( Java 2D ) simplismente começam a lancar excessões após alguns minutos de uso.
* Esquema de cache de classes já utilizadas totalmente furado.
Se vc fechar todas as janelas do browser, o plug-in é descarregado, então se vc precisar usar novamente a aplicação as classes utilizadas no Applet são novamente carregadas do host, mesmo quando elas não mudaram uma virgula em relação à ultima carga. Isso gasta um tempão e deixa os usuários loucos !
* Problemas com horario de verão já catalogado pela SUN acho que na versão 1.2, e até hoje temos que fazer um "work-around" para isso.
Será que estou usando a tecnologia de forma errada ou usando a tecnologia errada ?
Será que a SUN realmente se esqueceu desta tecnologia, ou é porque ela realmente não tem jeito ?
Opiniões por favor...
Claudio Gualberto.