Applets , o patinho feio da SUN?

2 respostas
C

Salvem,

Gostaria de discutir um assunto sobre uma tecnologia Java que ao meu ver é o patinho feio da SUN, os Applets.
  Participei de um projeto de uma aplicação em Java para uso em uma intranet ( acessos locais e via VPN )  e resolvemos usar no lado do cliente o Applet, por questões de riqueza de interatividade com o usuário dentre outras vantagens.  No servidor usamos Servlets no Tomcat e alguns Beans acessando o Oracle. A comunicação com o cliente é atravéz de objetos serializados no HTTP , que no caso de clientes Applets é realmente muito boa.
  O problema começou quando liberamos o usa da aplicação para a empresa. Primeiro o plug-in da SUN ( 1.4.1_01 ) tem incontáveis bugs no assunto intenacionalização e até serialização, dai mudamos para um anterior ( 1.4.0_01 ) que é um pouco mais estável.
  A questão é que este ultimo tem comportamentos difirentes em diferentes versões do Windows, isso sem falar em clientes Linux que é quase impossível achar uma versão de browser que funcione com a versão do plug-in para Linux, e que a instalação do mesmo para usuários leigos é quase IMPOSSIVEL.
  Participei do SUN-TECH DAYS em São Paulo, assisti à todas as palestras atentamente e nem ao menos ouvi a palavra Applet, é claro que as apresentações eram de outras tecnologias, mas será que eles não consideram o Applet como uma tecnologia razoável para o lado cliente ?   Ou será que eles acham que esta tecnologia soh serve para ficar mostrando bichinhos se movendo na tela do browser ?
  Sei que existem várias opções para a camada de apresentação , conheço e uso JSP em algumas aplicações onde a interatividade e a quantidade de informação que se deve apresentar ao cliente é menor, mas existem situações em que nada é melhor que um Applet.
  Segue os principais ( ao meu ver ) problemas dos Applets :
  *  Plug-ins gigantescos e instáveis.
  *  Telas piscantes ( seu desktop as vezes desaparece totalmente )
  *  Algumas classes que implementam Shape ( Java 2D )  simplismente começam a lancar excessões após alguns minutos de uso.
  *  Esquema de cache de classes  utilizadas totalmente furado.
      Se vc fechar todas as janelas do browser, o plug-in é    descarregado, então se vc precisar usar novamente a aplicação as classes utilizadas no Applet são novamente carregadas do host, mesmo quando elas não mudaram uma virgula em relação à ultima carga. Isso gasta um tempão e deixa os usuários loucos !
  *  Problemas com horario de verão  catalogado pela SUN acho que na versão 1.2, e até hoje temos que fazer um "work-around" para isso.

Será que estou usando a tecnologia de forma errada ou usando a tecnologia errada ?
  Será  que a SUN realmente se esqueceu desta tecnologia, ou é porque ela realmente não tem jeito ?

Opiniões por favor...

Claudio Gualberto.

2 Respostas

Paulo_Silveira

otimo topico. pano para muita manga.

o applet ajudou muito o java, para divulgar a tecnologia.
a SUN apostou muito dele no comeco, mas desde 99/00, a tecnologia perdeu toda a atencao da SUN.

creio eu que foram dois especiais motivos:

:arrow: applets e componentes ActiveX nao vingaram pois nao sao tao THINs quanto paginas web simples (html+scripts). Se eh apra fazer thin que seja muito thin
:arrow: Microsoft Virtual Machine! Com certeza um problema! Quem nunca teve de trocar uma JVM por outra soh por causa que a MVM nao rodava um applet, e ai voce teve de configurar isso no browser

a SUN gosta muito de seguir os padroes, bem mais que a Microsoft. Com o padrao de JVMs para Windows TOTALMENTE quebrado, a SUN comecou a focar em um lugar que a Microsoft nao conseguiria quebrar: o lado do servidor (leia-se aqui j2ee).

creio que este tambem seja o motivo de aplicativos clientes java nao terem se popularizado

guariba

Putz, deu até um frio na espinha…

Criado 16 de fevereiro de 2003
Ultima resposta 17 de fev. de 2003
Respostas 2
Participantes 3