Applets observadoras de um observável no servidor, funciona?

Galera,
preciso incluir em algumas pags da minha app um chat super simples e penso em fazê-lo usando applets. Eu queria que a cada mensagem postada o servidor se encarregasse de fazer o broadcast da nova mensagem para os demais usuários logados naquela conversa (o servidor vai fazer um controle mais fino dessa conversa tb, por isso o controle nele)
Para fazer o servidor atualizar os applets sem que o usuário recarregue a página, pensei em fazer dos applets “observers” e da “conversa” um “observable” que a cada adição de mensagem notificaria os applets observadores, para se atualizarem. É viável, ou seja, tem como usar o padrão observer com objetos em máquinas diferentes? Como o applet obtem a referência para o observable para se registrar?
Alguém tem outra idéia de como fazer isso?
Valeu!

Hein?!? Simples assim não funciona, mas o caminho é parecido com isso.

As applets vão ser observadoras, mas não usando Observable e sim abrindo uma conexão com o servidor (socket é o mais simples, pode ser com WS, RMI, wathever) e o servidor vai ter que saber gerenciar tudo isso …

[quote=smota]Hein?!? Simples assim não funciona, mas o caminho é parecido com isso.

As applets vão ser observadoras, mas não usando Observable e sim abrindo uma conexão com o servidor (socket é o mais simples, pode ser com WS, RMI, wathever) e o servidor vai ter que saber gerenciar tudo isso …[/quote]
Oba!
Com a dica de que o caminho era via socket, descobri que tem algo bem similar ao que eu quero fazer no Deitel.
Valeu!!! :smiley: