Applets

Ei pessoal!

Como estou aprendendo java gostaria de saber se vale a pena “perder tempo” me aprofundar em applets ou é melhor deixar de lado?

grato :smiley:

É sempre bom aprender de tudo, mas não se aprofunde em applets não… eles estão mais do que caindo em desuso :wink:

cv, porque applets estão caindo em desuso?

E como interagir com um o cliente atraves de um browser sem usar applets?

Hoje, para projetos web usamos JSP (Java Server Page) como alternativa Java ao ASP da Microsoft. Estude também servlets que são programas que ficam no servidor esperando as requisições dos clientes para retornar uma página HTML.
Na verdade uma página JSP é transformada num servlet, mais esta é outra história! :wink:

Outra dica:
Para fazer um sistema cliente/servidor estude RMI e Socket.
:smiley:

Outras dicas: :roll:

use uma IDE como o Eclipse que facilita muito a programação e dê uma olhada no site da Bani http://java.blogger.com.br e do PortalJava www.portaljava.com.br.
Uma revista muito boa para assinar é a JavaMagazine www.javamagazine.com.br

[quote=“LIPE”]cv, porque applets estão caindo em desuso?

E como interagir com um o cliente atraves de um browser sem usar applets?[/quote]

Acredito que os applets foram empregados de maneira errada no inicio de sua historia e hoje prevalece uma “ma-fama” sobre eles.

No inicio utilizavam-se applets para coisas (IMHO) toscas, como menus dinamicos e imagens animadas (como o classico movimento de ondas em uma praia). E como eram pesados para tais coisas, foram sendo trocados pelos GIFs animados, Javascript/DHTML e mais recentemente, animacoes em Flash.

Mas os applets tem sua utilidade - eu mesmo atualmente estou usando-os para criar uma GUI mais sofisticada com comunicacao com um servidor para troca de dados. Outra opcao seria a criacao de interfaces baseadas em HTML/Javascript/Flash e interacao com o servidor atraves de Servlets/JSP/J2EE, etc. Mas as interfaces em HTML as vezes nao atendem as necessidades, entao precisa-se apelar para outras alternativas.

Um outro caminho (sugerido pelo colega EddiE) seria desenvolver uma aplicacao cliente/servidor GUI fora do navegador/applet. Isso torna um pouco mais complexo o desenvolvimento, mas os resultados compensam dependendo do objetivo. Uma desvantagem desse modelo sobre o applet eh que a aplicacao precisa ser baixada e instalada de maneira tradicional - claro, em ambientes controlados, isso pode nao ser problema. Mas mesmo que seja um problema, o JWS (Java Web Start) vem se tornando uma alternativa para isso. Nunca usei-o entretanto. Alguem poderia colocar depoimentos veridicos sobre ele? :slight_smile:

Em suma, acho que com a popularizacao das JVMs por ai e a difusao do JWS, os applets poderao ser (ainda mais) deixados de lado. :smiley:

Marcio Kuchma

Olá pessoal alguém tem algum link que fale sobre Applets de uma forma mas abrangente??Estou precisando de um material sobre Applets.

Abraços