Application Servers para Java é o que não falta. Eu mesmo já trabalhei com vários:
- SAP J2EE Application Server
- JBoss
- Tomcat (only)
- Sun Java System Application Server
- WebLogic
A essência do J2EE é presente em cada um deles.
Achei o AS da SAP muito ruim, mas muito ruim mesmo. Muito lerdo, a ferramenta de deploy funciona quando quer. Ainda não usei o novo application server da SAP, Java EE 5-enabled. Espero não ter outra decepção.
Já o JBoss achei muito bom. Monitoramento e Ferramentas para Gerenciamento não são o seu ponto forte, mas ele é extensível e funciona em praticamente qualquer lugar. O Tomcat, pra quem precisa só de JSP/Servlets, é um excelente pedido, mas mesmo assim ficaria com o JBoss (claro, o Tomcat está dentro dele, e senão gosta dele, jogue-o no lixo e coloque outro).
O Sun Java System Application Server 9.0 achei muito bom, mas muito bom mesmo. Senão fosse a falta de documentação e fórum para ajudar no trabalho, usaria ele sempre. As ferramentas de gerenciamento e monitoramento são ótimas, porém, precisei gastar muito tempo pra fuçar ele e aprender como ele funciona. Diria que ele é como as “Opções de Acessibilidade do Windows”. É útil pra caramba, mas ninguém entende aquela porra.
O WebLogic é destruidor. Simplesmente fantástico. O custo dele também é destruidor, mas quem não tem problema com isso, e não se incomoda em investir pra ter o melhor, opte por ele logo de cara.
Fico esperando a oportunidade para utilizar o WebSphere. Ele tem uma versão Express, porém, é baseado no Apache Tomcat e no Apache Geronimo…Ha ha ha, se for assim, eu baixo do site da Apache os 2, e pronto!
E vocês? O que falam sobre os Application Servers para Java (por favor, IIS é coisa de criança)?