Application Server

6 respostas
J

Olá,

Não sei se essa é a melhor sessão para colocar essa dúvida…

Bom, seguinte, na minha empresa pegamos um projeto que será executado no WebSphere.

Meu problema é o seguinte, estou desenvolvendo da seguinte forma:

1. Altero os códigos das servlets, jsp, etc…
  2. Gero um arquivo .ear
  3. Faço o deploy da aplicação
  4. Testo

O problema é que o deploy é muito demorado. Não teria como o desenvolver de uma outra maneira mais rápida???

Abraços

6 Respostas

T

Divida sua aplicação em vários ears… faça somente o deploy do ear alterado… :wink:

J

Olá…

Só tem um problema, essa aplicação é um .ear, com apenas um .war dentro dela…!!! 8O

Alguma sugestão???

Abraços

T

Explique melhor sua arquitetura. Vc usa EJBs? Em quantas JVMs vc roda sua aplicação? Em quantos nós?

A orientação continua a mesma: reduza o acoplamento (reduza dependências), aumente a coesão e componentize…

W

Em princípio não acho certo alterar a aplicação em função de uma questão operacional. Sugiro que vc verifique o log e localize que fase está demorando.
Caso você use Hibernate, verifique se o problema é na montagem do SessionFactory, se for seria interessante salvar/carregar o SessionFactory de forma serializada.

T

Walter,

pq não é correto alterar a aplicação em função de questões operacionais? Já ouviu falar de requisitos não-funcionais? Aí vão alguns: desempenho (é o caso aqui!!!), segurança, portabilidade, gerenciamento, e daí por diante. Requisitos não são apenas os que o usuário pede. Cabe ao arquiteto prover diretrizes e ferramentas para que os requisitos não-funcionais sejam atendidos em toda a aplicação.

W

Já conheço de requisitos não funcionais mas agradeço a explicação mesmo assim.

Tipicamente eu não incluiria o tempo de deploy no servidor na categoria “desempenho” porque em geral após a implantação não se espera que o deploy seja feito muitas vezes, e quando feito, o é em horários determinados e adequados para tal.
Claro que estou comentando uma situação típica sem conhecer os detalhes do seu (dele) ambiente ou forma de trabalho.

Criado 22 de junho de 2006
Ultima resposta 10 de jul. de 2006
Respostas 6
Participantes 3