Tenho me questionado sobre a efetividade de aprender a programar através de livros, ou qualquer coisa que seja. Claro que livros inicialmente nos dão uma base, mas quando começamos desenvolver algo de verdade é comum perceber que o livro não serviu pra nada nesse ponto. Hoje defendo o caminho inverso, começar pela prática e depois ir para os livros.
[quote=norbAns]Tenho me questionado sobre a efetividade de aprender a programar através de livros, ou qualquer coisa que seja. Claro que livros inicialmente nos dão uma base, mas quando começamos desenvolver algo de verdade é comum perceber que o livro não serviu pra nada nesse ponto. Hoje defendo o caminho inverso, começar pela prática e depois ir para os livros.
O cara que escreveu os posts acima trabalha como programador no Google,.[/quote]
isso é bem relativo.
Como alguém quem nem tem noção de por onde começar vai sair programando sem mais nem menos?
A maioria dessas pessoas que decidem “aprender fazendo” tem no minimo alguma noção do que está fazendo.
Na minha opinião o melhor é misturar as coisas por isso sempre procuro comprar livros que não fiquem só em pedaços aleatorios de codigo e sim que te levam passo a passo durante a criação de algo completo
Uma coisa complementa a outra.
Eu fui para o caminho “Pratica->Livros”, mas chega num ponto que faz as coisas sem saber o que “acontece nos bastidores”.
Ao MEU ver o ideal é começar com os estudos básicos, depois começar a colocar a mão na massa, mas sempre com os 2(prática+estudos).