Aprendendo a utilizar o Java

17 respostas
A

Bom Dia Pessoal,

Desculpem pela pergunta besta, mas como estou inicializando no Java agora, gostaria de saber uma coisa:
Eu comprei o Livro: Java Como Programar dos irmãos Deitel e veio junto o CD de instalação do aplicativo.
Já instalei todos os aplicativos que é pedido para instalar.
Pergunto: Como rodo o aplicativo Java?
Como faço alguns testes de pequenas aplicações básicas?
No livro, parece que está sendo usado a tela do Prompt MS-dos. Não é isso ne? Eu que to viajando…
Me dêem um Help.

17 Respostas

Alexandre_Saudate

o melhor jeito é começar usando um IDE qualquer que te ajude com isso (é possível desenvolver em Java tendo apenas um bloco de notas, um JDK/JRE ; dessa forma, o aplicativo é rodado, sim, no DOS). O CD do JCP vem com o BlueJ, q eu nunca usei, então não sei te dizer se é bom para iniciantes. Eu comecei com o Dr. Java, procura no Google. Mais tarde, quando vc estiver mais desenvolvido, tenta começar a usar o Eclipse.

A

Opa, xará,

Pode começar fazendo uma busca no próprio guj por palavras: “básico, iniciante, começando, aprendendo” que você ira ver muitos tópicos do pessoal que tá começando.

http://www.guj.com.br/user.article.list.chain

Acima, segue o link da parte de artigos e tutorias e neste link tem a seção “APRENDENDO JAVA”

Dá uma fuçada lá…

Boa sorte e bem vindo…

A

So mais uma pergunta. Depois que eu digito uma programinha no JEdit como rodo ele?

LPJava

em anexo veja se ajuda!

felipemartinsss

Aqui no GUJ tem a seção ‘Artigos / Tutoriais’ e ela é bem direta, tendo inclusive uma subseção para iniciantes. Recomendo que passe lá qdo possível.

A

Pessoal,

Não achei isso no Tutorial.

Vejam, criei esse programa “teste” e salvei como .java

public class HelloWorldConsole

{

public static void main(String args[])

{

System.out.println(Hello, World!!!);

}

}

Agora quando clico nele me pede um programa para abri-lo. Uso qual?

Alexandre_Saudate

já está compilado?

Você não roda o .java, mas sim o .class

(isso, claro, se você já não tiver encapsulado tudo num JAR, mas isso eh outra história)

A

Eu compilo ele no Ms-Dos? Está dando erro.

felipemartinsss

Que erro?
Já ajustou as variáveis de ambiente?
http://www.guj.com.br/artigos.jsp

Leu os seguintes arquivos?
-Instalando o J2SE 5.0 JDK no Windows 2000/XP
-Hello, World - Seu primeiro programa em Java!

Marky.Vasconcelos

E o BlueJ é bom para iniciantes sim, ele só deixa o código colorido e alguns recursos legais que mais pra frente voce vai aprender.

A

Cara, o que eu estou fazendo de errado?

To apanhando para compilar esse “teste” e “rodar”.

A

Por acaso você baixo e instalou corretamente o jdk da sun?

Pois, segundo a mensagem retornada, ou você não instalou, ou configurou incorretamente as variáveis de ambiente.

http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.163.1.guj

S

Aqui foi só eu baixar o JDK no site da Sun e instalar o java já estava rodando.
Não precisei configurar as variaveis de ambiente.

A

Turma,.

Já configurei as variaveis, após pegar no tutorial, mas toda vez que tento executar um programa da a seguinte msg: javac não reconhecido como um comando interno…

gilberto_oliveira

Olha só, esse erro acontece porque o windows não está achando o programa javac. Se vc tem certeza que tem o javac no seu pc, então coloque o diretório onde ele está instalado na variável PATH. Essa configuração tem em qualquer tutorial que se preze pra iniciante.

Por exemplo:
JAVA_HOME = C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.6.0_04
PATH = (…outras coisas…); %JAVA_HOME%\bin;

[]'s

ironpoa

Parece que o Java não está instalado.

Se estiver no windows xp, 2000 ou 98, faça os seguintes comandos:

Clicar em iniciar, executar
Digite CMD (vai ir para o DOS)
digite JAVA (se aparecer alguma coisa, o java tá instalado, caso contrário, terá que instalar novamente).

Aconselho a baixar o jdk do site da sun, e instalar novamente.

el_loko

:idea:

Básico:

http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.163.1.guj

Criado 27 de fevereiro de 2008
Ultima resposta 27 de fev. de 2008
Respostas 17
Participantes 10