Pessoal, alguem poderia ver se esse codigo esta certo, na classe conta poupança eu coloco pro construtor receber 4 paramentros porem chamo o construtor da classe pai e já dou a esse contrutor 3 parametros e completo o 4º por fora, pode acontecer isto ?? no mais alguem pode dizer se há algum erro de POO ??
public class contaCorrente{
Private String nomeCorrentista;
private int numeroConta;
private float saldoConta;
public contaCorrente(String titular, int nconta, float saldo){
this.nomeCorrentista = titular;
this.numeroConta = nconta;
this.saldoConta = saldo;
}
public void depositar(float valorDeposito){
saldoConta = saldoConta + valorDeposito;
}
public void sacar(float valorSaque){
if (valorSaque <= saldoConta)
saldoConta = saldoConta - valorDeposito;
else
System.out.println("Saldo insuficiente!");
}
public void mostrarStatus(){
System.out.println(nomeCorrentista);
System.out.println(numeroConta);
System.out.println("R$ " + saldoConta);
}
}
public class contaPoupanca extends contaCorrente{
private float percentAdd;
public contaPoupanca(String titular, int nconta, float saldo, float adicional){
super(titular, nconta, saldo);
this.percentAdd = adicional;
}
public void addRendimentos(float addRendimento){
this.saldoConta = this.saldoConta * addRendimento;
}
}
Cara, é issu ai… tá corretíssimo…
só falta corrigir o Private na classe conta corrente senão dá erro de compilação…
e uns getters para nomeCorrentista e numeroConta… no mais, tá blz.
Não apareceu , mas a seta do erro aponta para a variavel local que é recebida como parametro “valorDeposito” e só para constar, o primeiro “private” que coloquei como maiúsculo já consertei.
Quanto ao construtor, um construtor deve receber o mínimo necessário para o objeto funcionar. Você pode ter (sem abuso, por favor!) cosntrutores de conveniência que acrescentam mais coisas, mas na base o construtor deve suprir no mínimo o que sua classe vai precisar.
Uma classe cuja instância não precisa de mais nada pode ter um construtor vazio apenas.
Valeu a todos pela ajuda, descobri o erro, valeu mesmo Shoes pela ajuda. Meu mal e copiar e colar, se eu tivesse visto antes a linha 18 tinha visto o erro !
Surgiu agora um erro quando tentei compilar conta poupança, nas linhas onde tento usar a variavel “saldoConta”, ele informa que essa variavel é privada, entaum a melhor forma seria qeu criar um get pra recuperar esse dado ???
Surgiu agora um erro quando tentei compilar conta poupança, nas linhas onde tento usar a variavel “saldoConta”, ele informa que essa variavel é privada, entaum a melhor forma seria qeu criar um get pra recuperar esse dado ??? eu achei que a classe poupança herdava essa variavel quando usei o extends ?? ou me enganei ?