Aprendendo Java - iniciante, nível básico

Gente, estou no nível básico em java aprendendo os caminhos das pedras. Não achei difícil a linguagem, achei interessante.

Queria saber de vocês quanto tempo levaria para se tornar um usuário avançado em java considerando a dominação de várias ferramentas e APIS, Frameworks?

Gostaria de saber também onde eu conseguiria projetos propostas pra ganhar dinheiro em programação? quais sites que precisa de programadores?

Olá, cara, isso é muito relativo.
As experiências que conheço me mostraram que para “dominar” (que eu diria aprender de verdade) vc precisa trabalhar com a linguagem no mínimo 8hrs/dia resolvendo problemas e pra começa a ficar bom vai levar uns 2 anos dependendo ainda do seu intelecto. Dominar 100%? Utopia.

Pra aprender vc vai precisar fazer projetos pra clientes/usuário de verdade, não vai conseguir se ficar nos tutoriais, pois eles dificilmente lhe impõe problemas e desafios que é onde se aprende. Vc precisa ter exigências vindas de terceiros, não de ideia sua. Precisará desenvolver softwares completos sem a ajuda de um tutorial de ponta a ponta.

Com a experiência lhe surgem as melhores oportunidades, aí é só aproveitar.

1 curtida

Obrigado pela ajuda!