Bom dia pessoal, estou num curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Software e peguei o curso meio q em andamento, estou no ultimo ano agora e a galera tem matéria de Java já intermediario, porém não conheço muito da linguagem e gostaria de uma ajuda de vocês.
Poderiam me indicar um livro ou uma apostila bacana que ensina a mexer no eclipse, a fazer o primeiro programa e as funções basicas do Java para que pelo menos eu tenha uma base na matéria???kras to mto interessado no assunto mas não acho nada legal que me ajude com facilidade, é tudo mto complexo e dificil de entender.
Se puderem me ajudar fico muito grato!
um abraço
Aprendendo Java
15 Respostas
JAVA Como Programar 6° edição dos Deiltel’s.
Bons estudos 
Antes de mais nada, seja bem vindo ao GUJ.
Vou lhe indicar dois livros para iniciantes em Java:
1- Java: Como Programar(6ª Edição)
Este livro aborda todo o básico do Java(Java SE), dando importância desde cedo à Orientação a Objetos, além disso, ele aborda brevemente assuntos mais avançados do Java no fim do livro. É extremamente didático, o que acaba irritando alguns que já possuem conhecimento prévio em Java ou programação em geral. Contudo, pelo que você falou, imagino que não seja o seu caso, portanto, o livro é mais do que recomendado pra você.
Este livro aborda tanto Java em nível básico quanto Orientação a Objetos, no entanto, ele espera que o leitor possua um conhecimento mínimo sobre programação. Então, se este for o seu caso, e você quiser um livro menos extenso, e consequentemente com menos conteúdo, compre este. Como pontos positivos dele eu posso citar a sua didática inovadora e o fato de ser direto ao ponto, o que pode ser determinante na escolha caso tenha pressa.
Já em relação à apostila, eu lhe recomendo a FJ-11: Java e Orientação a Objetos, da Caelum. Esta apostila tem como objetivo apresentar o Java aos poucos, de forma que o leitor veja apenas o que lhe é necessário no momento, sem afogá-lo com detalhes mais avançados da plataforma. Além disso, ela também aborda o Eclipse, que é um requisito mencionado no seu post.
Por fim, como uma ultima indicação, eu te aconselho a frequentar o GUJ, já que além de ser uma forma de você tirar as suas dúvidas, poderá também aprender com as dúvidas dos outros, além de poder usufruir dos vários artigos aqui disponibilizados.
Site muito bom com exemplos de código java:
Esse site é de um livro em Inglês muito bom. No site você encontra diveros exemplos de códigos…
E o que não faltam são bons sites com tutorias e exemplos de códigocomo o javamaps, java2s…
JJota, dê uma pesquisada por aqui mesmo no guj que vc encontrará muitos links interessantes!Além dos nossos tutoriais, claro…
Não esqueçamos do próprio site da Sun:
http://java.sun.com/docs/books/tutorial/
Uma dica minha: Se você sabe ler em inglês, tente pegar os livros que o pessoal indicou - e geralmente qualquer livro da nossa área - em inglês. As traduções geralmente deixam a desejar
Boa noite galera…
Primeiro quero agradecer pela ajuda… vou mesmo dar uma olhada nos livros e tutoriais falados aqui… mas apenas para adiantar…
Comprei já o Deitel 6a edição atualizada… eh bem confuso o livro e por isso estou pedindo informações para vocês…
mas bom… vo ver se consigo dar mais umas lidas… o problema é que ele não desenvolve muito java web neh??? e eh em netbeans acho… o eclipse q é o q aprendo na facul q é um puta programinha chato de mexe q tah pegando… :-
obrigado mesmo galera… vou pesquisar mais umpouco sobre o assunto!
Ah… e outra duvida… instalei o java J2SDK e não sei se é o correto… podem me ajudar?
abraços
O Java - Como Programar(6ª Edição) de fato não é focado em desenvolvimento web, embora aborde o assunto rapidamente no fim do livro. Se bem que não é aconselhável mesmo você partir logo para desenvolvimento de aplicações web, já que, pelo que parece, você ainda não conhece Java SE. Além disso, ele também não foca em nenhuma IDE em particular.
Em relação a versão do Java que você instalou, digite o comando java -version na janela de comando e verifique se a saída produzida tem como 1ª linha a seguinte expressão: java version 1.6.0. Caso a resposta seja positiva, significa que você instalou o JDK 6, que é a versão mais atual. No entanto, saiba que o Java - Como Programar(6ª Edição) não aborda esta versão, ele aborda o JDK 5, mas como houve poucas mudanças entre as duas versões, você pode aprender com ele mesmo assim, e depois só se atualizar das novidades da versão 6 em outro livro ou com um tutorial.
O Java - Como Programar(6ª Edição) de fato não é focado em desenvolvimento web, embora aborde o assunto rapidamente no fim do livro. Se bem que não é aconselhável mesmo você partir logo para desenvolvimento de aplicações web, já que, pelo que parece, você ainda não conhece Java SE. Além disso, ele também não foca em nenhuma IDE em particular.Em relação a versão do Java que você instalou, digite o comando java -version na janela de comando e verifique se a saída produzida tem como 1ª linha a seguinte expressão: java version 1.6.0. Caso a resposta seja positiva, significa que você instalou o JDK 6, que é a versão mais atual. No entanto, saiba que o Java - Como Programar(6ª Edição) não aborda esta versão, ele aborda o JDK 5, mas como houve poucas mudanças entre as duas versões, você pode aprender com ele mesmo assim, e depois só se atualizar das novidades da versão 6 em outro livro ou com um tutorial.
Eu fiz o download da 6.0 mas estou com a 1.5 mesmo… pra não complicar minha vida acho que vou ficar com esta mesmo e se precisar instalo a 1.6.0… é melhor neh???
consegui fazer uns testes agora e esta funcionando o java, configurei o Path na variavel de ambiente do windows… e tah blz… agora preciso testar se o eclipse vai funcionar… preciso por o Tomcat para que isso aconteça?
Obrigado pela ajuda!
Abraços
Você pode utilizar o Java 6 mesmo querendo estudar primeiro o Java 5, uma vez que existe a retrocompatibilidade, garantindo assim que tudo que funcionava nas versões anteriores continue funcionando nas novas. Mas, não tem problema se quiser usar a versão 5 por enquanto.
E em relação ao Eclipse, você não precisa baixar o Tomcat para poder usá-lo. O Eclipse é uma IDE e o Tomcat é um Container de Servlets, ou seja, eles funcionam perfeitamente bem separados.
Abraços.
Você pode utilizar o Java 6 mesmo querendo estudar primeiro o Java 5, uma vez que existe a retrocompatibilidade, garantindo assim que tudo que funcionava nas versões anteriores continue funcionando nas novas. Mas, não tem problema se quiser usar a versão 5 por enquanto.E em relação ao Eclipse, você não precisa baixar o Tomcat para poder usá-lo. O Eclipse é uma IDE e o Tomcat é um Container de Servlets, ou seja, eles funcionam perfeitamente bem separados.
Abraços.
Afinal… o Tomcat serve para que então???
quero fazer meu tcc em java com banco mysql… vou precisar dele ou somente colocando o JDBC já funciona?
Obrigado
Abraços
Como eu disse antes, o Tomcat é um container de servlets. Basicamente, ele implementa a especificação dos Servlets e JSP, ou seja, ele serve para rodar aplicações web usando as tecnologias mencionadas.
Se o que você quer é escrever seu TCC usando apenas Java com um banco de dados, no caso o MySQL, não há necessidade de usar o Tomcat. Basta usar o JDK, que inclui o JDBC, e o MySQL.
Como eu disse antes, o Tomcat é um container de servlets. Basicamente, ele implementa a especificação dos Servlets e JSP, ou seja, ele serve para rodar aplicações web usando as tecnologias mencionadas.Se o que você quer é escrever seu TCC usando apenas Java com um banco de dados, no caso o MySQL, não há necessidade de usar o Tomcat. Basta usar o JDK, que inclui o JDBC, e o MySQL.
Entendi… mas na verdade meu tcc é em Java para Web… ou seja… com JSP e acho que vou precisar do tomcat mesmo, certo??? se sim como faço para instalar??? é Next, next e finish ou tem alguns detalhes?
Obrigado
abraços
Como eu disse antes, o Tomcat é um container de servlets. Basicamente, ele implementa a especificação dos Servlets e JSP, ou seja, ele serve para rodar aplicações web usando as tecnologias mencionadas.Se o que você quer é escrever seu TCC usando apenas Java com um banco de dados, no caso o MySQL, não há necessidade de usar o Tomcat. Basta usar o JDK, que inclui o JDBC, e o MySQL.
Entendi… mas na verdade meu tcc é em Java para Web… ou seja… com JSP e acho que vou precisar do tomcat mesmo, certo??? se sim como faço para instalar??? é Next, next e finish ou tem alguns detalhes?
Obrigado
abraços
Já que você irá utilizar JSP, é necessário sim instalar o Tomcat. A instalação dele é extremamente simples, se eu me lembro bem, a coisa mais complexa que você terá que fazer é escolher uma porta alternativa para ele, caso não queira utilizar a porta 8080. Mas se você quiser, não precisa instalá-lo, basta baixar o arquivo zip e descompactá-lo onde quiser.
Se bem que eu te aconselharia antes dar uma boa estudada em Java SE, já que desenvolvimento web com Java não é trivial, ainda mais não conhecendo bem o básico do Java.
Abraços.
Obrigado
abraços
Já que você irá utilizar JSP, é necessário sim instalar o Tomcat. A instalação dele é extremamente simples, se eu me lembro bem, a coisa mais complexa que você terá que fazer é escolher uma porta alternativa para ele, caso não queira utilizar a porta 8080. Mas se você quiser, não precisa instalá-lo, basta baixar o arquivo zip e descompactá-lo onde quiser.Se bem que eu te aconselharia antes dar uma boa estudada em Java SE, já que desenvolvimento web com Java não é trivial, ainda mais não conhecendo bem o básico do Java.
Abraços.
Certo… obrigado amigo… vou fazer desta forma então… vou pegar o conceito basico primeiro para depois começar com java para web… 
abraços