Aqui na minha empresa estou sentindo a necessidade de programar teste de software, então eu venho lendo um livro de Python para realizar tal tarefa.
A questão é: Não adianta eu aprender a linguagem se eu não sei os conceitos básicos de programação (eu nunca programei de verdade, mas no técnico já tive contato com linguagem C). Então para aprender o básico de programação e seus conceitos, pensei em comprar o livro http://www.submarino.com.br/produto/7331839/livro-use-a-cabeca-programacao
ler nunca é demais, estou lendo esse livro agora, apesar de já me considerar já mais avançado, ele explica o basicão mesmo
if, else, laços, funções, já dá uma base boa pra aprender
O livro que você está lendo é legal, mas eu começaria diferente. Primeiro escolheria uma linguagem de programação (Java rs). Estudaria Orientação a objetos e a linguagem em si. Na sequência desenvolveria uma aplicação pessoal para treinar os conhecimentos e me deparar com os problemas e pesquisar. A partir disso correria atrás de frameworks etc.
Preferi automatizar meus testes e começar com Python mesmo, pois é uma linguagem de fácil entendimento e com a ferramenta que estou trabalhando (Sikuli IDE) a escrita de código precisa ser em Python mesmo.
Mas referente a dar o “ponta pé” inicial em programação, qual livro sugerem?
Eu gosto muito da didática dos livros da série Use a Cabeça. Eu acho que você deveria continuar nele. Após completar a introdução a programação, é interessante ler um bom livro sobre estruturas de dados. Você pode pesquisar pelos seguintes tópicos:
- Programação estruturada
- estrutura condicional (if-then-else)
- estruturas de repetição (for-while)
- arrays e matrizes
- funções
- ponteiros/passagem por referência
- registros/tipos estruturados
- Estruturas de dados
- listas encadeadas
- pilhas, filas
- árvores binárias
- tabela hash
é claro que isso é só uma introdução. Mas tem muita gente no mercado que nem esses conceitos domina.
Se vc me perguntasse hoje qual linguagem estudar eu lhe diria sem exitar “JAVA”, porem te recomendo a dedicar mais tempo para estudar estrutura de dados e logica de programação. Com estes dois conceitos bem trabalhados vc programa qualquer coisa.
A Caleum disponibiliza algumas apostilas bem legais.
Especificamente esse livro não sei te dizer, mas geralmente a serie use a cabeça são ótimas para quem esta iniciando, explica os conceitos básicos com uma didática fantástica.
[quote=rafael.cs]Então meus amigos, eu queria um ultimato de vocês, vale a pena comprar este livro ou vocês indicam outro para a mesma finalidade de aprendizado?
[/quote]
Vc encontra quase todos os livros da serie Use a Cabeça (em inglês e português) na net pra baixar de graça.