Aprender a programar como um todo

Olá,

Aqui na minha empresa estou sentindo a necessidade de programar teste de software, então eu venho lendo um livro de Python para realizar tal tarefa.

A questão é: Não adianta eu aprender a linguagem se eu não sei os conceitos básicos de programação (eu nunca programei de verdade, mas no técnico já tive contato com linguagem C). Então para aprender o básico de programação e seus conceitos, pensei em comprar o livro http://www.submarino.com.br/produto/7331839/livro-use-a-cabeca-programacao

O que vocês acham? Indicariam algum outro melhor?

Att

ler nunca é demais, estou lendo esse livro agora, apesar de já me considerar já mais avançado, ele explica o basicão mesmo
if, else, laços, funções, já dá uma base boa pra aprender

O livro que você está lendo é legal, mas eu começaria diferente. Primeiro escolheria uma linguagem de programação (Java rs). Estudaria Orientação a objetos e a linguagem em si. Na sequência desenvolveria uma aplicação pessoal para treinar os conhecimentos e me deparar com os problemas e pesquisar. A partir disso correria atrás de frameworks etc.

Material legal sobre orientação a objetos + Java: http://www.k19.com.br/downloads/apostilas/java/k19-k11-orientacao-a-objetos-em-java

Olá,

Preferi automatizar meus testes e começar com Python mesmo, pois é uma linguagem de fácil entendimento e com a ferramenta que estou trabalhando (Sikuli IDE) a escrita de código precisa ser em Python mesmo.

Mas referente a dar o “ponta pé” inicial em programação, qual livro sugerem?

Eu gosto muito da didática dos livros da série Use a Cabeça. Eu acho que você deveria continuar nele. Após completar a introdução a programação, é interessante ler um bom livro sobre estruturas de dados. Você pode pesquisar pelos seguintes tópicos:

- Programação estruturada
   - estrutura condicional (if-then-else)
   - estruturas de repetição (for-while)
   - arrays e matrizes
   - funções 
   - ponteiros/passagem por referência
   - registros/tipos estruturados

- Estruturas de dados
   - listas encadeadas
   - pilhas, filas
   - árvores binárias
   - tabela hash

é claro que isso é só uma introdução. Mas tem muita gente no mercado que nem esses conceitos domina.

Conheço bastante gente assim!!!

Se vc me perguntasse hoje qual linguagem estudar eu lhe diria sem exitar “JAVA”, porem te recomendo a dedicar mais tempo para estudar estrutura de dados e logica de programação. Com estes dois conceitos bem trabalhados vc programa qualquer coisa.

A Caleum disponibiliza algumas apostilas bem legais.

http://www.caelum.com.br/apostilas/

Abs!

Então meus amigos, eu queria um ultimato de vocês, vale a pena comprar este livro ou vocês indicam outro para a mesma finalidade de aprendizado?

Especificamente esse livro não sei te dizer, mas geralmente a serie use a cabeça são ótimas para quem esta iniciando, explica os conceitos básicos com uma didática fantástica.

[quote=rafael.cs]Então meus amigos, eu queria um ultimato de vocês, vale a pena comprar este livro ou vocês indicam outro para a mesma finalidade de aprendizado?

[/quote]

Vc encontra quase todos os livros da serie Use a Cabeça (em inglês e português) na net pra baixar de graça.

Abs!

queria muito, pena que este eu não encontrei.

Caso escolha por estudar java, evite começar por Deitel rs

Abs!

Como havia falado anteriormente, optei por python