Dá para aprender com as apostilas Java Web e Java EE da Caelum com Netbeans e depois desenvolver no futuro em algum trabalho, com Eclipse? Na minha opinião, o que importa é aprender Java e não a IDE, concordam?
[quote=wsv]Dá para aprender com as apostilas Java Web e Java EE da Caelum com Netbeans e depois desenvolver no futuro em algum trabalho, com Eclipse? Na minha opinião, o que importa é aprender Java e não a IDE, concordam?[/quote]Sim e sim.
É aquela coisa, o netbeans tem muita coisa pronta e mágica que faz para você. Vai de você fazer na mão ou usar esses utilitários do Netbeans.
Dica: é melhor aprender direto pelo Eclipse, pois vc tem mais domínio sobre o que está fazendo e te faz pensar mais sobre os frameworks.
Ex: Com o Netbeans, deve dar pra escolher um New Project, escolher Maven, JSF 2.0, JPA, Hibernate, etc com cliques.
Com eclipse já não é tão simples nativamente. Teria que baixar o maven, configurar ele, ir lá no mvnrepository e pegar as dependências, adicionar no pom.xml, rodar o “mvn install”, etc…
Como disse, é bom que te faz pensar nos frameworks, e saber o que está fazendo…
[quote=igor_ks]É aquela coisa, o netbeans tem muita coisa pronta e mágica que faz para você. Vai de você fazer na mão ou usar esses utilitários do Netbeans.
Dica: é melhor aprender direto pelo Eclipse, pois vc tem mais domínio sobre o que está fazendo e te faz pensar mais sobre os frameworks.
Ex: Com o Netbeans, deve dar pra escolher um New Project, escolher Maven, JSF 2.0, JPA, Hibernate, etc com cliques.
Com eclipse já não é tão simples nativamente. Teria que baixar o maven, configurar ele, ir lá no mvnrepository e pegar as dependências, adicionar no pom.xml, rodar o “mvn install”, etc…
Como disse, é bom que te faz pensar nos frameworks, e saber o que está fazendo…[/quote]
O problema é que quando desenvolvo no Eclipse em casa e depois levo o código para o escritório, é um “Deus nos acuda”, para poder importar tudo certinho… com o Netbeans é simples Open Project e tá lá nbproject… tudo certinho tudo prontinho.
… eu tenho que ter 1 pasta de desenvolvimento em casa sincronizada com a pasta de desenvolvimento do escritório, se eu mudar ou adicionar um plugin no Eclipse eu sou obrigado a levar no pen drive toda a pasta “eclipse”. Posso correr o risco de esquece uma lib e outras coisas mais… voces me entendem?
Crie seu projeto como um maven project. aí você pode fazer a portabilidade entre os dois sem maiores problemas.
Cara,acho que você está usando o eclipse errado ,porque no eclipse também são só uns três passos para exportar ou importar o projeto
IDE é costume…
Se você sabe programar, você sabe programar…
Com uma mudança de IDE você vai, no máximo, passar um pouco de raiva com funcionalidades e atalhos diferentes. No mais, não vejo grandes dificuldades.