esse realmente é um tópico super off, mas venho nesse fórum pois acredito que muitos aqui tenham um conhecimento muito bom e poderia me dar umas dicas.
A maioria das vagas de emprego que eu vejo precisa de inglês avançado ou fluente e acredito que meu inglês seja intermediário (consigo basicamente ler a maioria dos artigos em ingles da internet relacionados a Computador/Java), mas acredito que o entendimento e a conversa em inglês também seja muito importante, principalmente visando emprego em uma multinacional, por isso eu venho aqui pedir dicas de estudos.
Sei que a maioria vai falar pra mim fazer ingles em escola ou particular, sim, isso irei fazer, mas só tenho tempo de sábado, outros vão falar pra começar a assistir filme sem legenda, e isso eu já tentei, mas ainda estou bem “crú” para conseguir entender.
Minha idéia, além das aulas particulares que pretendo fazer de sábado, é algum material escrito pra ir estudando nas longas e longas idas e vinda do serviço pra casa, casa pra faculdade e tempos livres…
Alguém indica algum material assim? pode ser aqueles livros que vem com CD, essas coisas, e de preferencia que seja em um preço acessivel.
Você poderia considerar um curso exclusivo de conversação, deve existir algum que te ajude.
Algo que também ajuda é ver os filmes com legenda em inglês, enquanto não consegue ver sem legenda. Experimente não usar dicionários inglês-português quando estiver com dúvidas, mas olhar a definição em inglês da palavra, em sites como o dictionary.com ou o merriam-webster.com . Neste último, inclusive, você pode ouvir a pronúncia da palavra em questão.
De resto, tente conseguir alguém para praticar conversação com você. De nada adianta aprender e não praticar, você acaba perdendo qualquer fluência que conseguir.
Dá aprender muita coisa sozinho sim.
Esse negócio de filme sem legenda funciona. Estou utilizando isso e melhorando minha escuta a cada dia, embora falte muito ainda…
Leitura sempre é bem mais fácil, é bom que lhe dá vocabulário.
Eu acho que vem primeiro que a gramática, pois a gente aprendeu o português assim. Ou alguém aqui sabia o que era gerúndio antes de saber falar.
Depois treine a escrita. Tente arrumar contato com algum nativo em ingles (penpal). se comunique via e-mail, msn. Depois tente conversar com alguém, mesmo que não seja nativo.
Sou um leigo no assunto, tudo que falo é minha opinião, mas funcionou com muitas pessoas.
Mas é bom você entrar em uma escola, para aprender direito e sanar deficiencias, porem acho que você deveria entrar em uma quando se sentir mais preparado para não gastar dinheiro a toa.
Legal, mas como eu disse, meu inglês não é zero, acredito que seja intermediario, eu tenho talves um vocabulario que consigo ler a maioria dos artigos sobre computador, mas tudo isso foi aprendendo sozinho, então talves alguns livros tipo “Aprenda ingles…” poderia me ajudar a aprender alguns detalhes.
Ja tentei a tecnica da legenda em ingles, mas ae vc fica prestando atenção só na legenda e esquece um pouco da fala das pessoas (pelo menos comigo é assim).
Será que existe algum material (mesmo comprado) com livros e cds multimídia pra ajudar?
você pode tentar um professor particular, se a pessoa for boa, ela pode te dar altas dicas sobre o que ler, e quais filmes ver para melhorar vocabuario/escuta o que for.
e professor particular não é tão caro assim… (;
Eu aprendi ingles sozinho (e hoje tou morando em Londres, entao eu tenho algum credito :)), e o metodo que mais funcionou pra mim foi jogar adventures da LucasArts: Full Throttle, Monkey Island, Day Of The Tentacle, e por aih vai. O vocabulario aumenta o suficiente pra voce conseguir se virar no jogo, e o suficiente pra voce conseguir escrever alguma coisinha em ingles. Ai vem o ponto mais importante:
Voce nao aprende a falar outra lingua enquanto nao souber escrever. Entao, pare com a bunda mole e comece a escrever qualquer coisa. Um diario, redacao do tipo “como foram minhas ferias”, artigos tecnicos, o que for. Escreva, e peca pra alguem corrigir - voce pode tirar as duvidas com um professor de ingles numa escola, ele provavelmente vai cobrar algum, mas se vc nao tem tempo de fazer aula, eh bem mais conveniente.
Treine muito a construcao de frases, que funciona de um jeito diferente no ingles. Entender expressoes idiomaticas e figuras de linguagem direito ajudam muito nessas horas, e, caso o seu portugues esteja meio mal das pernas, tai uma excelente oportunidade pra trata-lo (afinal, pra falar bem uma segunda lingua, voce precisa falar bem uma lingua antes ;))
Meu caso foi como o do cv para atingir o nível intermediário. Tinha uns 10 anos e absolutamente nada para fazer. Então ia traduzindo palavra por palavra de todos os diálogos dos joguinhos hehe
Passe a frequentar os forums da sun em ingles pq lá o pessoal escreve bem… força o aprendizado legal.
E, se os filmes estiverem difíceis de entender vc pode pegar desenho animado.
Nos desenhos o pessoal utiliza uma linguagem mais simples, pois o público alvo não entende tanto do idioma quanto os adultos. Uma boa pedida é o Rei Leão 1. Eu vi ele e Pocahontas em ingles a um tempão atrás e deu pra entender quase tudo.
Ps.: Ah, e vc pode também parecer doido, mas tente pensar em ingles. Cuidado com essa dica
Eu aprendi sozinho tmb. Sempre tive o costume de ouvir música estrangeira desde pequeno e acho que isso facilitou muito as coisas.
Depois, quando quis evoluir um pouco, comecei a ler textos e mais textos em inglês, sobre os mais variados assuntos. Quando tinha dúvida sobre alguma palavra, eu pegava o dicionário (primeiro um Inglês-Português e depois um Inglês-Inglês, que é bem melhor. Esqueci o nome do que eu tenho), via qual era o significado dela e tentava encaixar esse significado no meio do que eu já tinha entendido da frase. Esse ponto eu acho importantíssimo: entender o que a palavra/frase significa e não ver simplesmente a tradução.
Os tradutores automáticos ainda são bem fracos (e serão por muito tempo ainda) e em muitos casos chegam a atrapalhar… sei disso porque além de ter estudado sobre o assunto, eu trabalhei em uma multinacional de Localização de Software, que tem um tradutor online que, dentro do possível, é bom.
Enfim, no final das contas, o meu vocabulário ficou com um tamanho suficiente pra entender muitas coisas. Bom… pelo menos quase 100% das coisas básicas
Durante os 3 anos que eu trabalhei nessa multinacional, eu tive a oportunidade de conversar e praticar com muita gente do exterior, seja informalmente, seja profissionalmente. E conversar com pessoas de várias nacionalidades é bom, porque vc acostuma com a (grande) variação dos sotaques.
A minha dificuldade no inglês sempre foi mais a fala e a audição, porque às vezes eu não tenho velocidade pra acompanhar uma fala muito rápida (eu sofri na palestra do Gavin King :lol: ). Isso porque eu quase não pratico. Eu posso dizer que eu consigo me virar, mas eu acho que eu fico muito aquém do esperado… o problema todo é praticar mesmo, por isso é que eu acho que o ideal é fazer um curso mais voltado pra conversação mesmo.
Paltalk é um tipo de messenger, onde vc pode criar salas de bate papo. Tem gente do mundo inteiro… As salas são dividas por tipos…entào vc tem a parte de aprendizado. Eu tinha uma sala: I wanna learn english…deu muito certo.
Vc cria a sala e vira moderador da mesma… A sua sala continua existindo enquanto vc frequenta-la…Tipo, vc monta uma sala, cativa uma turma…se todo dia o pessoal entrar, ela vai permanecer na lista de salas criadas.
O bacana é que lá é usado por muitos idosos americanos. As salas podem ser apenas de audio ou com vídeo (além de escrita) .
Vc como moderador, controla quem fica na sala, quem é expulso e estipula regras. Todo mundo que quer falar, deve “levantar a mào” e entra na fila.
Eu chegava a ficar 10 horas dentro da sala de aula…Eu colocava um assunto e estimulava as pessoas a entrar. Ai vc começa a discutir vários assuntos. Os americanos ou pessoas com um conhecimento mais avançado, vão tentando corrigir o que vc falou.
O incrível é a disponibilidade das pessoas em ajudar…Um sr uma vez ficou horas me ensinando verbos compostos…
Bem, eu comecei a me soltar usando esse paltalk. Aconselho qualquer um a entrar lá.
Como nada é 100%…lá tem muita gente do oriente medio e muitos seguidores do osama bin laden…Isso pq lá estào milhares de pessoas do mundo inteiro…isso é normal… O único problema é vc permitir assuntos polêmicos, como política e etc… Eu acabei fechando uma sala por causa de discussões desmedidas sobre ataques terroristas…
Espero ter ajudado!!
Aula de ingles free!!
ps: vc encontra muito brasileiro que está morando no exterior e que tb está idposto a ajudar…vc tb pode entrar em sala de italiano, espanhol e etc.
O mesmo comigo! Além dos games, traduzia algumas músicas.
Depois disso, muita leitura e, como disse o CV, sempre tento escrever algo em inglês, nem que seja uma dúvida num fórum gringo.
Eu instalei um plugin para o Media Player, que ele procura a letra da musica na net e se ele achar ele mostra a letra, enquanto toca a musica…
Isso muito bom… o que eu tenho aqui é o MiniLyrics
cara eu acabei de fzer um cursinho de um ano desses intensivos…
tipo, deu pra apreende bem, mas não to em um nivel avançado não, acho q vc precisa de convivencia em outros paises ou um curso maior sei lah…
Antes de fz meu curso de inglês eu achava q era intermediario, agora achava depois do curso q era avançado, ai eu fiz esse teste, http://www.englishtown.com/Sp/tests/start.aspx e meu nível fico em poquissimo acima do intermediario, mas eu consigo conversa e escreve talz, não perfeitamente, mas me viro…
pra treina eu fiz um blog pra escreve em inglês, ai eu treino escrita, é bom cara…
tava querendo acha um amigo do exterior pra fala em inglês no skype acho q deve ser bom tbm.
mas tipo, acho q eu apreenderia tudo q vi nesse curso ai sozinho, mas isso é foda, se eu tenho aula eu me obrigo a ir, se não eu vo dexando e dexando…
se vc consegue seguir fzer sozinho massa, senão fz um curso ai nao mto longo pra pega as bases, depois pratica…
boa sorte, saber inglês abre muitas portas mesmo
t+
Eu acho ótimo aprender as coisas sozinho.
Apesar de vc apanhar muito mais quando tenta aprender sozinho (digo, com livros e material didático), vc começa a se conhecer melhor e saber o que te faz aprender mais rápido. Digo isso porque grande parte das coisas que eu sei hoje, tive que aprender sozinho, pois cursos muitas vezes são caros e não seguem o ritmo que vc gostaria. Quando se trata de aula de inglês, é muito bom ter um instrutor para te acompanhar, de preferência um instrutor particular, pois ai ele poderá adaptar as aulas no seu ritmo de estudo. Já aulas em grupo eu não recomendo muito não. Fiz uns 4 anos de aulas de inglês em um curso bem conhecido, havia sempre poucas pessoas na sala, porém o problema é que os alunos muitas vezes não estão bem nivelados, ainda lembro que estava no nível avançado e na minha sala havia tanto pessoas que falavam quase como nativos e pessoas que mal sabiam pronunciar uma frase direito e todo mundo tinha que ter a sua vez de falar nas discussões; os que sabiam mais, falavam menos pois conseguiam expressar suas opiniões com facilidade, rapidez e fluencia, mas quando chegava a vez dos mais “atrasadinhos”, já iam embora uns 20 minutos, as discussões perdiam muito da fluência por causa disso. O bom foi que ganhei um embasamento teórico gramatical muito forte depois que me formei, mas para ganhar fluência mesmo, so depois de assistir a muitos filmes sem legenda e de ter que falar bastante com os gringos em experiências profissionais. O que percebi é que a maioria dos gringos não ligava muito se vc falava o inglês seguindo as perfeitas regras da gramática, o importante era conseguir se comunicar e expressar os seus pensamentos; e por experiência própria, percebi que só se aprende a falar mesmo, falando. Portanto acho que a idéia da Luciene sobre o PalTalk é muito boa ! Para acompanhar, vc poderia comprar um livro que te ajudasse na parte teórica.
Basicamente no começo é ver como se diz: Preciso comer e aonde é o banheiro rssss
É uma ótima coisa pra quem tem grana pra fazer =)
filmes sem legenda? seria legal com legenda em inglês, pq vc aprende a ler e ouvir [/quote]
Concordo que precisa ter grana pra fazer, mas digo, às vezes o cara tem oportunidade de ir à trabalho, por exemplo, e fica intimidado com o fato de não falar fluentemente… rsrs
Olá,
o que eu fazia muito, era entrar nos sites de legenda e baixar a
legenda em portugues e em ingles, e ficar acompanhando os pedaços e ao mesmo tempo escrevendo…
e depois ver o filme, e prestando atenção na voz.
Acredito, que se você conseguir ver um filme sem legenda e com audio ingles, você já pode colocar em seu “curriculo” Ingles como Fluente.
Qual seria o site do PalTalk? (Eu não tenho acesso a net aqui… mãs só pra saber… paltalk.com?)
Depois de muito tempo sem postar, vou deixar aki minha contribuição…
Cara, o que um colega meu faz e tem bons resultados é adicionar a galera no skype, e ficar treinando conversação, é claro que vc precisa estudar em paralelo, mas ja ajuda bastante, e o bom q dependendo do seu nivel, voce pode ou conversar direto com a pessoa ou “teclar”, vo comecar a fazer isso tb logo logo…