Aprender JAVA do ZERO!

16 respostas
R

Bom pessoa, atualmente meu cargo é de testador de software, porém eu não sei programar mas aos poucos vamos vendo que isso torna-se uma necessidade, apesar de eu não gostar. Então resolvi escolher aprender JAVA do ZERO, qual primeiro passo? Quais livros recomendam?

Grande abraço a todos.

16 Respostas

fernandopaiva

rafael.cs:
Bom pessoa, atualmente meu cargo é de testador de software, porém eu não sei programar mas aos poucos vamos vendo que isso torna-se uma necessidade, apesar de eu não gostar. Então resolvi escolher aprender JAVA do ZERO, qual primeiro passo? Quais livros recomendam?

Grande abraço a todos.

Primeiro - Apostilas FJ11 e FJ21 da Caelum
Segundo - Livro “Java como programar” Deitel.
Terceiro - Livro Core Java

t+ e bom inicio.

MaYaRa_SaN

Minha recomendação é voce adotar um livro para iniciar os estudos… tentar aprender por conta catando coisas na internet fica meio complicado e confuso. Os livros já vem estruturados de tal forma que facilite teu aprendizado.

os que considero mais didáticos sao:

• use a cabeça JAVA (mais fácil)
  • JAVA como programar (mais detalhado)
R

Olá,

Pois é, pensei em pegar este livro: “Use a cabeça” para dar partida aos estudos, mas agora fiquei na dúvida se começo com ele ou com as apostilas da CAELUM que o amigo de cima citou.

Mesmo assim, obrigado pelas respostas.
Rafael

U

mas só com as apostilas e livros não basta.

recomendo vc iniciar um curso e ir se orientando pelos livros, apostilas e aqui no GUJ
tem cursos de analise e desenvolvimento de sistema que utiliza apenas o java como linguagem padrão.

Boa sorte nessa jornada,

tem que estudar pra caramba :smiley:

MaYaRa_SaN

baixa as apostilas e ve se voce tem muita dificuldade, se tiver, parte pro livro.

R

Olá,

Atualmente eu curso análise e desenvolvimento de sistemas, porém já fiz duas vezes as cadeiras e tranquei, por que no meio do curso eu ia me dando mal, não entendendo, etc…

Então, resolvi tentar aprender um pouco mais sobre a linguagem tanto pelo curso (que tenho dificuldade) quanto pelo mercado de trabalho, que atualmente exige bastante uma linguagem de programação. Atualmente não gosto de programar, mas vai que algum dia eu pegue gosto pela coisa… :wink:

U

a MaYaRa_SaN indico dois livros bons

vai lendo o Use a cabeça, se aparecer alguma dúvida ou algo que nao entendeu procure no java como programar.

MaYaRa_SaN

Fazer o curso é interessante porque voce tem um professor disponível pra tirar dúvida… mas geralmente o investimento é alto se voce quer um curso de qualidade…

se voce gosta da area de TI mas nao gosta de programar, tem outras áreas pra seguir: redes, banco de dados

nao sei o que o pessoal acha, mas eu penso que se voce não curte programar, dificilmente vai pegar gosto pela coisa… porque ate quem gosta tem dias que da vontade de largar tudo ahahaha

fernandopaiva

Bem, posso falar por mim…Eu aprendi Java sozinho assim como outras linguagens q ja trabalhei como C++/Python/Ruby/Delphi/VB, não fiz cursos apenas livros e muitas pesquisas.
Comprei os livros q falei ai o Core e o Deitel são meus itens de cabeceira, vc pode baixa-los por E-Book, mas na real o q me iniciou mesmo, totalmente foram as apostilas da Caelum q falei, bem didáticas da pra sacar logo no começo como tudo funciona. Não sofri muito pq como disse ja tinha trabalhado com OO com C++/Python/Ruby.
Após ter lido as apostilas e feito os exercicios q elas propõe fui para os livros, ai nos livros ja via tudo mais claro.
O restante foi aqui no GUJ e outros forums de Java nacional/internacional, perguntando, discutindo, respondendo etc…
Chega um momento que vc deixa de perguntar e passa a responder, ai vc percebe q realmente está aprendendo.
Costumo dizer que Java é tão grande que nunca dá pra saber tudo, nunca da pra saber 100% pois quando tu acha que ja viu tudo tem algo q nunca viu ainda. Então para Java sempre se é um aprendiz. ;-).

t+ e boa sorte.

U

MaYaRa_SaN:
Fazer o curso é interessante porque voce tem um professor disponível pra tirar dúvida… mas geralmente o investimento é alto se voce quer um curso de qualidade…

se voce gosta da area de TI mas nao gosta de programar, tem outras áreas pra seguir: redes, banco de dados

nao sei o que o pessoal acha, mas eu penso que se voce não curte programar, dificilmente vai pegar gosto pela coisa… porque ate quem gosta tem dias que da vontade de largar tudo ahahaha

é verdade Mayara, se não gosta e meio dificio de pegar o gosto,

se vc é um cara que gosta de controlar uma equipe, tem curso de gestão de TI

R

Bom, na realidade cai de paraquedas na área da informatica bem como na área de testes (aonde eu pensaria ser a vaga perfeita, que não precisaria programar, engano meu! hahaha). Então hoje em dia eu não me vejo em outra área, não sei o que fazer além da informatica, basta eu me achar aqui dentro (mundo da TI), na verdade eu já tinha um pouco de conhecimento básico em C (do curso técnico) porém nas cadeiras sempre “tomei um pau” quando o assunto era programação e fazer programas e etc…

Acho que atualmente estou na área que estou, porém perdido ou sem saber o essencial que é programar. Ah, esqueci do inglês também, que também não sei :?

Então, sei lá sabe…preciso de um norte, como dizem. Mas acho que o primeiro passo é tentar aprender mesmo em casa (apesar de eu raramente ter feito isso, de ter pego algum livro pra aprender algo e estudar em casa, em um final de semana, por exemplo).

Vamos ver daqui pra frente, se consigo realmente “ma achar”.

U

rafael então eu recomendo vc pesquisar sobre os cursos de TI diponivel no Brasil, ver o mercado, qual a função de cada.
O que mais se identificar vc faz :smiley:

U

veja uma pequena lista de cursos:

Bacharelado em informática
Design e programação de jogos
Licenciatura em computação
Tecnologia em informática
Análise e desenvolvimento de sistemas
Tecnologia em bancos de dados
Ciência da computação
Ciência da informação
Engenharia de computação
Engenharia de software
Engenharia em sistemas digitais
Tecnologia em processamento de dados
Sistemas de informação
Matemática computacional
Biologia computacional
Física computacional
Análise de sistemas
Engenharia de sistemas
Tecnologia em desenvolvimento de software
Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas
Tecnologia em desenvolvimento de sistemas para internet
Tecnologia em gestão de sistemas de informação
Tecnologia em gestão da tecnologia da informação
Tecnologia em redes de computadores
Tecnologia em telemática
Tecnologia em segurança da informação
Informática para gestão de negócios
Web Design

igor_ks

aprender programacao pra quem nao gosta deve ser bem dificil… só se a pessoa tiver facilidade, mas pelo jeito nao eh mto bem teu caso…

se quer continuar na area de testes e nao programar, veja a equipe de testes funcionais, onde testa executando o sistema… todo sistema é necessário testadores deste nivel

R

Igor,

Acredito que eu não deva me puxar somente para um lado, pois o mercado de testes - acredito eu - você tenha que testar mais do que isso, saber mais do que isso, e isso exige uma programação mínima, então o jeito será aprender mesmo, [color=cyan]infelizmente[/color].

FernandoFranzini
Criado 11 de janeiro de 2012
Ultima resposta 11 de jan. de 2012
Respostas 16
Participantes 6