Aprender Java

17 respostas
F

Boa Noite. Eu quero aprender a programar em JAVA, tenho uma boa noção de programação em outras linguagens (PHP, DataFlex e Delphi) mas em nenhuma linguagem eu uso OO. Eu queria saber por onde começar, se alguém poderia me indicar algum material para ler. Acho que já deve ter um topico parecido mas preferi criar um novo pois pode ter materiais recentes que sejam bons para o estudo.

Obrigado desde já.

17 Respostas

M

http://www.caelum.com.br/caelum/apostila/caelum-java-objetos-fj11.pdf

F

Valeu Mauro

M

Estamos ai. :smiley:

marciofermino

VEJA BEM.

PARA QUEM NAO DESENVOLVE AINDA EM JAVA. MEUS CONSELHOS

1 - LEIA TUDO OQUE PUDER SOBRE JAVA

2 - FACA PRIMEIRO UTILIZANDO BLOCO DE NOTAS

3 - QUANDO FIZER OS DOIS PASSOS ACIMA ESCOLHA UMA IDE

4 - VC QUER APRENDER PARA DESKTOP OU WEB ?

5 - EXISTEM SIM DIFERENCAS… OU MELHOR PARTICULARIDADES

6 - SE FOR WEB - APRENDA JSP

7 - AI SIM UTILIZE UM BOM FRAMEWORK

8 - RECOMENDO NETBEANS

9 - VISUAL WEB PACK

10 - SE NAO CONSEGUIR CHEGAR ATE AO 10 PASSO FACA UM CURSO ( EU MESMO MINISTRO CURSOS EM PARTICULAR )

11 - PROCURE AJUDA NO NOSSO FORUM

12 - NO SITE DO NB EXISTE MUITA DOCUMENTACAO.

Prológica Sistemas
Marcio Fermino
nug-br ? NUG - NetBeans Users Group Brasil
http://br.groups.yahoo.com/group/nug-br/

Aulas particulares e Desenvolvimento de Sistemas

Coordenador do Fórum - Região Sul

contatos:
[email removido]
skype marciofermino

S

Bom Cara…eu ja vejo de uma outra forma…
Antes de tudo…
Estude Bastante os Conceitos de Orientacao a Objetos…Com Isso Voce vai ser dar muito bem em Java…
Logo Após estudar os conceitos de OO …comece a estudar Java…
Nao Pense agora em manias…como ver bastante frameworks e outas coisas que vc verá bastante no mundo Java…
Esqueca tudo isso… aprenda o conceito de OO …e a linguagem vc pegara como um tempo…
se vc tiver em mente o conceito vc obtera sucesso…

mfjeng - ele indicou a a apostila da caelum…muito boa escola…e as apostilas sao show…da uma lida…

Falow Cara…

Espero ter ajudado…

digolipertte

Java é super bom, acho q vc vai gostar.
Para iniciar te aconselho um livro chamado JAVA da serie use a cabeça 2º edição…
Comprei o livro e é super bom, explica tudo nos minimos detalhes.
Se precisar de algum suporte quando ao Java, meu e-mail é [email removido] , meu msn é [email removido] e o melhor é que aqui no guj oque vc precisar alguem te ajuda.
Outra coisa na internet vc acha de tudo, mas aconselho a começar com o JSE não tente ir direto ao JEE"para internet" porque é mais complicado.
Espero ter ajudado.

FelipeGeorge13

Aqui… tem um curso do governo a distancia q vai começar dia 28 e dura 3 semanas…
segue o link ai pra vc

http://comunidade.cdtc.org.br/course/category.php?id=320

ai vc faz sua inscrição…

el_loko

Silva03:
Bom Cara…eu ja vejo de uma outra forma…
Antes de tudo…
Estude Bastante os Conceitos de Orientacao a Objetos…Com Isso Voce vai ser dar muito bem em Java…
Logo Após estudar os conceitos de OO …comece a estudar Java…
Nao Pense agora em manias…como ver bastante frameworks e outas coisas que vc verá bastante no mundo Java…
Esqueca tudo isso… aprenda o conceito de OO …e a linguagem vc pegara como um tempo…
se vc tiver em mente o conceito vc obtera sucesso…

[i]Concordo com o Silva03, acho que o mais importante é aprender os conceitos da
O.O primeiro pra depois pegar a linguagem em si…

PS: Essa apostila da Caelum é ótima[/i]

sergiotaborda

flavioricsil:
Boa Noite. Eu quero aprender a programar em JAVA, tenho uma boa noção de programação em outras linguagens (PHP, DataFlex e Delphi) mas em nenhuma linguagem eu uso OO. Eu queria saber por onde começar, se alguém poderia me indicar algum material para ler. Acho que já deve ter um topico parecido mas preferi criar um novo pois pode ter materiais recentes que sejam bons para o estudo.

Concordo com o ponto de que vc precisa aprender OO.
E repare que hoje em dia aprender OO não significa aprender Java. OO é mais genérico. É como aprender algoritmos.

Depois vc precisa aprender que Java é uma tecnologia e que a linguagem java é apenas uma parte dela.
Leia sobre a plataforma o mesmo tanto que sobre OO ou a linguagem.

Depois precisa aprender a linguagem que é muito simples (são os conceitos de OO que são complicados)
e a API padrão do java a JSE especialmente a parte de coleções.

Entretanto uma coisa importante é ler sobre padrão de projeto e sobre boas práticas. Isso o ajudará a adquirir um melhor conhecimento de OO, da linguagem e a não adquirir hábitos nocivos.

F

Valeu Galera pela força! Vou filtrar ai as sugestões e vou ver quais consigo fazer, porque se fizer todas! fico louco! heheeh! brincadeira! Mas valeu a força ai de todos

T

Alguem ae já acessou esse link do FelipeGeorge13??? é confiável esse site? ta dando vários erros de certificado digital, por ser do governo segundo ele é confiável tendo erro de certificado?

FelipeGeorge13

ow cara…
esse site eh confiavel, pq eu mais alguns colegas iremos fazer um curso de dotproject e recebo news dele tbm…
e eu consegui entrar nesse link q eu deixei sem problemas…
flws…

falcomarcio

De uma lida legal no livro de certificação java 5 da kathy sierra e nos livros do edson gonçalves( Dominando NetBeans contruindo aplicativos para desktop, Desenvolvendo aplicativos para Web), mas primeiro era bom vc pegar uma apostila de java basico no apostilando, lá o cadastro e gratuito e tem muito material.
Boa Sorte!

LPJava

dar uma olhada na lista

flw! boa sorte nos estudo! E Seja bem vindo ao mundo Java heehe!

paulofernandesjr

uma dica…

estou começando agora com OO e JAVA

e uma coisa que esta me ajudando muito é pensar em tudo como se fosse uma coisa! esqueça ID e codigos para relacionar tudo…

pense no mundo real.

abraço

A

http://booksforpeople.blogspot.com/2008/01/head-first-java.html

Creio que deve ser mto bom
estou começando por ele

:slight_smile:

LPJava

olha esse material!

Criado 19 de abril de 2008
Ultima resposta 25 de abr. de 2008
Respostas 17