Aprender JavaScript

Bom dia a todos.
Estou começando a entrar na parte de web, após um tempo programando em desktop, mas estou com uma grande duvida quanto oque estudar sobre javascript.
Ja aprendi bastante sobre JSP e Servlets , li Use a Cabeça JSP&Servlets e algumas video aulas, mas estou sentindo uma grande falta do JavaScript e gostaria de saber de vocês qual o caminho certo a seguir, estou com as seguintes duvidas.

Vale a pena aprender javascript ou seria melhor pular para JQuery?

Até “onde” seria interessante eu me aprofundar?

Qual material vocês me indicariam?

Depois de javascript , teria que começar com ajax e json, qual material vocês indicariam tambem?

Muito Obrigado!

Aprenda o básico de JavaScript aqui (http://w3schools.com/js/default.asp) e depois vá para jQuery (que é uma biblioteca JavaScript).

[]'s

w3schools não é muito confiável. o que é uma pena, pois a iniciativa é boa.

já tentei aprender javascript mas desisti por falta de material na web.

jquery é javascript. Aprenda a sintaxe basica, depois a manipular o DOM dai sim passe para o jquery ou outro framework.

[quote=fuadksd]w3schools não é muito confiável. o que é uma pena, pois a iniciativa é boa.
já tentei aprender javascript mas desisti por falta de material na web.[/quote]
Pq? Acho a abordagem deles bem prática e rápida. Os detalhes e as boas práticas depois aprende-se com o tempo e o aprofundamento em fontes melhores, mas para iniciar acho que a maioria dos tutoriais deles são ótimos para indicar para quem está começando.

[]'s

concordo. como eu disse. a iniciativa deles é ótima. não tem outro site que reúna tutoriais de web que nem eles. mas ja ouvi muito profisional reclamando das más práticas e equívocos do w3schools.

eu não sou profissional, logo não posso dar minha posição técnica do assunto.

Eu recomendo aprender o básico de Javascript e partir pra jQuery. Segue os conceitos básicos que voce precisa aprender:

• Declarar variaveis
  • Declarar funçoes
  • Chamar funçoes
  • Declarar funçoes como variáveis
  • Chamar funçoes que sao variáveis
  • Declarar Arrays literais
  • Declarar Hashs literais
  • Passar funções anônimas a métodos
  • if, for, while
  • typeof
  • Chamar e setar propriedades dinamicamente

A partir daí é saber HTML e CSS e aprender a API do jQuery, o que dá mais trabalho em aprender por completo

Cara o W3C tem um material muito bom, e eu tambem gostei muito dessas video-aulas do XTI no canal do http://www.youtube.com/user/ricardolopescosta. Depois encara um Framework…

Quer estudar Javascript e JQuery?
Vai nesse canal do YouTube:

http://www.youtube.com/user/ricardolopescosta

Já postaram aqui esses dias, você tem a opção de aprender XHTML, CSS, Java, Javascript e JQuery.
Estou achando o material ótimo. Fica a dica.

Márcio Sancho

Procure aprender só o básico do javascript, que é a sintaxe e como funciona (algumas características da linguagem).
Depois procure adicionar o javascript no seu dia-a-dia aos poucos, e quando chegar a isso você vai precisar recorrer a documentação, e nisso o w3schools é referência.

Por exemplo, você se deparou com um problema e precisa fazer split numa string. Buscando a documentação da String no w3s você consegue ver uma série de métodos e resolver esse problema facilmente. Eu acho que levar o desenvolvimento e aprendizado assim é muito mais saudável e proveitoso.

Até hoje eu não sei tudo de javascript, mas sempre que preciso recorro a documentação e resolvo os problemas facilmente.
Quando for usar o JQuery, é a mesma coisa: aprender o básico e depois buscar detalhes na documentação.

EDIT: w3s

depois que escrever muito javascript e ver que algumas partes não funcionam em todos os browsers, irá entender a importância do JQuery (que não é só deixar a sintaxe mais bonita)

AJAX e Json também é consequência: um dado momento você precisará fazer um código javascript (ou usando JQuery) que faça algo no servidor enquanto o usuário está na mesma tela. Isso é AJAX. E outro momento precisará parsear um json para usar algumas informações. Então foque em aprender Javascript, pois o restante está tudo em torno dele.

Desculpem a demora e muito obrigado pela resposta de todos, vou comecar a aprender com alguns tutorias e partir para documentações
Boa noite a todos :smiley: