Aprender JavaScript

Bom dia a todos.
Estou começando a entrar na parte de web, após um tempo programando em desktop, mas estou com uma grande duvida quanto oque estudar sobre javascript.
Ja aprendi bastante sobre JSP e Servlets , li Use a Cabeça JSP&Servlets e algumas video aulas, mas estou sentindo uma grande falta do JavaScript e gostaria de saber de vocês qual o caminho certo a seguir, estou com as seguintes duvidas.

Vale a pena aprender javascript ou seria melhor pular para JQuery?

Até “onde” seria interessante eu me aprofundar?

Qual material vocês me indicariam?

Depois de javascript , teria que começar com ajax e json, qual material vocês indicariam tambem?

Muito Obrigado!

Aprenda o básico de JavaScript aqui (http://w3schools.com/js/default.asp) e depois vá para jQuery (que é uma biblioteca JavaScript).

[]'s

w3schools não é muito confiável. o que é uma pena, pois a iniciativa é boa.

já tentei aprender javascript mas desisti por falta de material na web.

jquery é javascript. Aprenda a sintaxe basica, depois a manipular o DOM dai sim passe para o jquery ou outro framework.

[quote=fuadksd]w3schools não é muito confiável. o que é uma pena, pois a iniciativa é boa.
já tentei aprender javascript mas desisti por falta de material na web.[/quote]
Pq? Acho a abordagem deles bem prática e rápida. Os detalhes e as boas práticas depois aprende-se com o tempo e o aprofundamento em fontes melhores, mas para iniciar acho que a maioria dos tutoriais deles são ótimos para indicar para quem está começando.

[]'s

concordo. como eu disse. a iniciativa deles é ótima. não tem outro site que reúna tutoriais de web que nem eles. mas ja ouvi muito profisional reclamando das más práticas e equívocos do w3schools.

eu não sou profissional, logo não posso dar minha posição técnica do assunto.

Eu recomendo aprender o básico de Javascript e partir pra jQuery. Segue os conceitos básicos que voce precisa aprender:

• Declarar variaveis
  • Declarar funçoes
  • Chamar funçoes