Pessoal,
Estou querendo aprender JavaScript, qual livro vocês me indicam?
Att,
Pessoal,
Att,
[quote=rafael.cs]Pessoal,
Att,
[/quote]
Google
http://www.w3schools.com/js/
http://api.jquery.com/
Na velocidade em que os navegadores evoluem, é mais recomendado vc comprar manuais rápidos. Para consultas.
Se já tem experiência em programacao, sugiro criar um projeto nem que seja para voce e ir procurando aprender sob demanda, conforme necessidades da aplicacao. Os links ja passados pelo colega são as principais referencias, de resto muito google. Não vale a pena mesmo gastar com livro de JavaScript. Outra coisa que pode se deparar para estudar ao pesquisar no google, é sobre frameworks JS, como Angularjs e Knockoutjs.
Se já tem experiência em programacao, sugiro criar um projeto nem que seja para voce e ir procurando aprender sob demanda, conforme necessidades da aplicacao. Os links ja passados pelo colega são as principais referencias, de resto muito google. Não vale a pena mesmo gastar com livro de JavaScript. Outra coisa que pode se deparar para estudar ao pesquisar no google, é sobre frameworks JS, como Angularjs e Knockoutjs.
Por isso que tem tanta aplicação ridícula escrita em JS, ninguém quer estudar de verdade a linguagem. Não entendo o motivo.
Recomendo 2 livros:
Javascript: The Good Parts - um livro que não trata dos detalhes da linguagem, mas de que recursos da linguagem utilizar para escrever um bom código.
Javascript: The Definitive Guide - trata em bastante detalhes os aspectos da linguagem e do browser.
[quote=wagnerfrancisco]Por isso que tem tanta aplicação ridícula escrita em JS, ninguém quer estudar de verdade a linguagem. Não entendo o motivo.
Recomendo 2 livros:
Javascript: The Good Parts - um livro que não trata dos detalhes da linguagem, mas de que recursos da linguagem utilizar para escrever um bom código.
Javascript: The Definitive Guide - trata em bastante detalhes os aspectos da linguagem e do browser.[/quote]
Isso é relativo, principalmente se a pessoa já tem experiência em programação como falei. Não preciso a cada linguagem comprar um “livro normal”, tendo ótimos conteúdos livres na web que possam ser suficientes, mas se não for, claro que a pessoa vai sentir necessidade de algo mais profundo e direcionado como um livro. Não necessariamente a aplicação vai ser ridícula por alguém não ter estudado um livro normal.
Concordo muito com o wagnerfrancisco. Repare que ele fala em estudar de verdade a linguagem e não em comprar livros normais.
Javascript é uma linguagem cheia de “pegadinhas” e pequenas diferenças de outras linguagens mais conhecidas.
O que mais vejo é alguém com experiência em outras linguagens achar que vai funcionar do mesmo jeito nela, escrever o código, parecer que funciona e continuar sem validar a fundo aquilo.
O tutorial passado acima dá um bom overview de tudo que tem na linguagem, mas nenhum aviso sobre o que usar ou não usar (por exemplo, evitar == e usar sempre ===). Por isso o Good Parts é extremamente recomendado para quem quer aprender javascript. Para evitar tudo que é ruim (e tem muita coisa ruim) e só usar as features que não te trarão dor de cabeça.
Para adicionar a lista de coisas que deveria fazer, procure por ‘use strict’, jslint e unit test em javascript (jasmine por exemplo).
[quote=AbelBueno]Concordo muito com o wagnerfrancisco. Repare que ele fala em estudar de verdade a linguagem e não em comprar livros normais.
Javascript é uma linguagem cheia de “pegadinhas” e pequenas diferenças de outras linguagens mais conhecidas.
O que mais vejo é alguém com experiência em outras linguagens achar que vai funcionar do mesmo jeito nela, escrever o código, parecer que funciona e continuar sem validar a fundo aquilo.
O tutorial passado acima dá um bom overview de tudo que tem na linguagem, mas nenhum aviso sobre o que usar ou não usar (por exemplo, evitar == e usar sempre ===). Por isso o Good Parts é extremamente recomendado para quem quer aprender javascript. Para evitar tudo que é ruim (e tem muita coisa ruim) e só usar as features que não te trarão dor de cabeça.[/quote]
Entendo o lado de vocês, gostam de explorar a fundo a linguagem além do que precisam no momento, param para “estudar de verdade”, são assíduos por TI, etc. Isso vai de cada perfil. Não estudar esses livros não significa que a pessoa que já programa não vai procurar estudar as particularidades da linguagem. “Evitar o == e usar sempre ===?” Não vejo como evitar, a necessidade que sempre responde o que vai ser usado, como por exemplo pode não me importar se vem string do input hidden e o objeto é int, se na prática for sempre válido.
[quote=wagnerfrancisco]Por isso que tem tanta aplicação ridícula escrita em JS, ninguém quer estudar de verdade a linguagem. Não entendo o motivo.
Recomendo 2 livros:
Javascript: The Definitive Guide - trata em bastante detalhes os aspectos da linguagem e do browser.[/quote]
Como é vindo so Sr. wagnerfrancisco, é bom considerar…
Sei que não é 100%, mas levo bem a sério a expressão:
“se não tem no google, é porque não existe”
Por que acredita que não se pode encontrar mais e melhores informações no google?
Estes livros devem ser muito bons. O que encontrou neles que é diferente das fontes encontradas na internet?
Pessoal,
O cursinho da CodeCademy não é uma boa opção?
Att,
Rafael
[quote=Luiz Augusto Prado][quote=wagnerfrancisco]Por isso que tem tanta aplicação ridícula escrita em JS, ninguém quer estudar de verdade a linguagem. Não entendo o motivo.
Recomendo 2 livros:
Como é vindo so Sr. wagnerfrancisco, é bom considerar…
Sei que não é 100%, mas levo bem a sério a expressão:
“se não tem no google, é porque não existe”
Por que acredita que não se pode encontrar mais e melhores informações no google?
Estes livros devem ser muito bons. O que encontrou neles que é diferente das fontes encontradas na internet?[/quote]
A diferença é que em um livro a informação está consolidada. Em termos de quantidade, é claro que uma pesquisa no Google trará muito mais informação, mas nos livros, a qualidade da informação geralmente é melhor, pois (espera-se que) ela foi selecionada, revisada, confrontada com a experiência, etc.
Pessoalmente, concordo com o wagnerfrancisco. Antes de partir para AngularJS, JQuery, etc. é interessante investir tempo no aprendizado da linguagem, ainda mais para quem quer se especializar em front-end. Pelo menos no meu caso, faltava-me segurança ao escrever código JS justamente por não conhecer um pouco mais da linguagem, exemplos: coportamento dos operadores == e ===, arrays, escopo de variáveis, etc.
[quote=rmendes08]
A diferença é que em um livro a informação está consolidada. Em termos de quantidade, é claro que uma pesquisa no Google trará muito mais informação, mas nos livros, a qualidade da informação geralmente é melhor, pois (espera-se que) ela foi selecionada, revisada, confrontada com a experiência, etc.
Pessoalmente, concordo com o wagnerfrancisco. Antes de partir para AngularJS, JQuery, etc. é interessante investir tempo no aprendizado da linguagem, ainda mais para quem quer se especializar em front-end. Pelo menos no meu caso, faltava-me segurança ao escrever código JS justamente por não conhecer um pouco mais da linguagem, exemplos: coportamento dos operadores == e ===, arrays, escopo de variáveis, etc.[/quote]
Sim, concordo com vc, só que eu acho que querer estudar de verdade depende mais de interesse do que dos livros.