Galera quais os primeiros passos de quem quer aprender?
Eu sei usar JDBC pra realizar conexoes no banco, fazer querys, etc, existe mais coisa além disso?
Também já usei o hibernate pra mapear as minhas tabelas com as classes do meu programa, mas meu professor falou que essa forma era antiga já e eu não sei muito bem oque fiz só segui um tutorial do site do netbeans 
Onde posso dar os primeiros passos pra realmente aprender persistencia em java?
Boa tarde!
Talvez ajude, ainda será postado novos passos.
Até mais…
Vc aprendeu hibernate com xml ?
Se sim, o próximo passo é com annotations hehe
@Danilo
Bacana os tópicos !
Não acha interessante no final de cada post colocar o link pro próximo ?
Claro q somente qd vc já tiver escrito o próximo.
[quote=fdiaz2011]Vc aprendeu hibernate com xml ?
Se sim, o próximo passo é com annotations hehe
@Danilo
Bacana os tópicos !
Não acha interessante no final de cada post colocar o link pro próximo ?
Claro q somente qd vc já tiver escrito o próximo.[/quote]
sim, com xml 
mas e jdbc? existe algo mais doque conectar e fazer querys?
Cara dá uma olha em pool de conexão para com o banco.
Isso faz parte de uma aplicação bem planejada.
O gerenciamento das conexões no começo parece besta, mas quando começa a dá pau na produção ai que o pessoal começa a se preocupar. kkkkk!
JavaGuru Obrigado, me esqueci do link para o próximo a partir do segundo, com os novos posts vou corrigir isso, valeu…
Kazdum
“mas e jdbc? existe algo mais doque conectar e fazer querys?”
Pode ter certeza de que existe algo mais…
De uma olhada nisso aqui http://docs.jboss.org/hibernate/orm/3.3/reference/en/html/objectstate.html
Até mais…
[quote=Danilo Carvalho]JavaGuru Obrigado, me esqueci do link para o próximo a partir do segundo, com os novos posts vou corrigir isso, valeu…
Kazdum
De uma olhada nisso aqui http://docs.jboss.org/hibernate/orm/3.3/reference/en/html/objectstate.html
Até mais…[/quote]
hehehe já dei uma lida nisso ai, mas eu sou um simples estudante atrás de um estágio, quero aprender primeiro o básico mesmo.
[quote=Danilo Carvalho]JavaGuru Obrigado, me esqueci do link para o próximo a partir do segundo, com os novos posts vou corrigir isso, valeu…
Kazdum
Até mais…[/quote]
JavaGuru sou eu ???

não deixa de seguir o conselho de mateus.cordeiro !!!
é muito importante …
Imagine 500 pessoas acessando seu banco de dados.
- Tive problemas com 20 pessoas, depois que implantei pool de conexao, um abraço
Kazdum, o hibernate/JPA é o que existe de mais moderno em termos de framework ORM mas usar como XML da trabalho e o indicado é usar anotações, e se vc está atrás de estágio já esta de bom tamanho o que vc disse que consegue fazer.
Aprenda JDBC bem. Ele não é “antigo”. Ainda existe muito sistema rodando, e bem, com JDBC e tem outros novos sendo criados ainda com ele.
Hibernate é muito bom mas não é tão unânime assim. Além de ter sido feito todo em cima do JDBC.
Em JDBC, aprenda a conectar com o banco, executar queries, operações de CRUD, pool de conexões, gerenciamento de transações e padrões de projeto como DAO e Factory. Após isso se quiser ser mais produtivo com JDBC pode estudar um pouco o Spring Data com JDBC que facilita seu trabalho e o MyBatis que também é muito bom.