Aprender JEE

5 respostas
Flasoft

Bom dia,

Bom pessoal, sou SCJP, programo em Swing cerca de 1 ano e a unica coisa que vi de web é HTML, XML(voltado para java), pouquíssimo javaScript.
Estou no 3º ano da facu, já programei com VB profissionalmente e já fiz um técnico em informática(basicão). Inglês básico.
Poderiam me dar algumas dicas de como iniciar meus estudos para minha próxima certificação.
Meu atual objetivo é tirar a SCWCD dentro de 2 anos.

Poderiam me indicar algum livro (para iniciar - lembrem-se que nunca vi jsp) de preferência em português (não é essencial) ou site, ou qualquer outra coisa que considerem um inicio.

Desde já, obrigado pessoal.

5 Respostas

fsquadro

Flasoft,

O Livro recomendado para iniciar com JSP & Servlet e que também é o mais indicado para a certificação é o livro da Kathy:

Use a Cabeça - JSP & Servlet (Head First Jsp & Servlet)

T

Mas vc tem o da ed manning tb… Bem completo, mas menos disático que o da Kathy…

P

Economiza o dinheiro que vc. vai gastar com a certificação e gaste-o em um bom professor de inglês, de preferência particular ou com mais 2 ou 3 colegas, com ênfase em conversação.

A maior deficiência identificada para o crescimento do mercado brasileiro é a falta de pessoal qualificado com domínio funcional de conversação em inglês. (vide site da brasscom)

A médio prazo (1 ano), o fato de vc. ser capaz de se comunicar efetivamente em outro idioma permite boas possibilidades em consultorias multinacionais, que não vão exigir de recém-formados certificações em java ou em outra tecnologia qualquer para ingresso nos seus programas de trainee.

Flasoft

Primeiro pessoal, valeu pela dica acho que vou comprar o Use a Cabeça - JSP & Servlet. Já li um livro da Katy e gostei muito. E não se mexe em time q está ganhando. Obrigado.

Comentario:
Eu acho q o inglês é importante, mas minha obrigação é saber minha profissão (Desenvolvedor se tudo ocorrer bem). O inglês é um belo complemento, mas seu for professor de inglês ainda não vou ser bom desenvolvedor (e então não mereço ser senior…rsrs).

Por conta disto dedico todo meu tempo a estudo técnico. Pelo menos enquanto estou na facu… Depois corro a traz do inglês.

Correto?

P
  1. Bem, se vc. acha se sua profissão se resume à parte técnica, sinto decepcioná-lo, mas aí é que vai demorar mais ainda para chegar a ser sênior (em remuneração/reconhecimento, não em idade, é claro…).

2. Na área de TI, a lingua inglesa não é complemento. É fun-da-men-tal.

3. O ponto não é ser prof. de inglês. É saber inglês em um nível que permita não só ler documentação técnica, mas tb. ser capaz de se comunicar de forma escrita e oral. Estas duas habilidades ampliam suas possibilidades de participação em grupos de discussão que não usem pt_BR como idioma primário.

Criado 26 de julho de 2007
Ultima resposta 26 de jul. de 2007
Respostas 5
Participantes 4