Bem, geralmente o ideal é que um programador conheça ao menos duas linguagem.
Além de java a única outra linguagem que conheço é clipper, porém, por se tratar de uma plataforma ultrapassada não serve mais como “Segunda Linguagem”. Sendo assim pensei em começar a estudar uma outra linguagem, mas no meio de tantas opões, não sei qual seria a melhor opção no momento.
As linguagens dinâmicas (Pyton, PHP, Ruby) estão na moda porém são muito descriminadas por diverssas questões que não cabem discutir aqui.
Pensei em começar a estudar desenvolvimento nativo Windows e Linux com C++. Apesar de que a vez é das plataforma, ainda existem muitas oportunidades para desenvolvimento nativo e diga-se de passagem elas reservam os melhores salários, devido a grande falta de profissionais nativos.
Porém, não quero gastar tempo estudando uma tecnologia que na prática não me servirá de nada, por isso vim pedir algumas indicações.
Olá Leonardo!
Bem axo que você não entendeu bem minha colocação. Conheço bem OOP, trabalhei em clipper mas já abandonei a linguagem a alguns anos quando migrei para java. Já trabalho com java a um certo tempo, OOP já ta na ponta da língua, já tava até querendo aprender um novo paradigma :lol:
A dúvida é apenas com relação a qual linguagem/plataforma estudar, pois no momento só tenho intimidade com java.
bitjesse, acredito que dentre as linguagens dinâmicas a bola da vez sejá Ruby, além do que Pyton é muito criticado por sua maneira de usar OO.
Não trabalho com WEB, sou programador de sistemas e atuo na area de automação comercial, contabilidade, administração, etc, ou seja, soluções desktop. Sendo assim acho que o ideal seria C++ em modo nativo.
Quando precisarem de algo 10 vezes mais rápido, alguém tem que fazer :lol:
cara, eu estou na mesma situação, Java já esta no sangue, mas quero ter uma outra na reserva
eu estudava C e planejava partir pro C++, mas questões de grades fui direto pro Java e me adaptei bem, mas sempre fiquei com aquela vontade de mergulhar no C++
mas ultimamente tbm me deu vontade de estudar Python principalmente por caus das bibliotecas de computação distribuída Pyro e Linda, e é grande o meu interesse acadêmico nessa área
se alguém tiver aquela referência do “livro tal de Python” e um fórum posta aqui