Aprender nova linguagem ou melhorar o desenvolvimento?

Olá;

Talvez eu tenha criado na área errada, mas acho que aqui se encaixava melhor.

Atualmente trabalho como analista/desenvolvedor Java.

Eu sou o unico desenvolvedor da empresa, ou seja, estou fazendo tudo xD

Eu estou iniciando o desenvolvimento da intranet, usada somente para novos relatorios e controles, não influenciando no sistema principal da empresa.

É um projeto Web, estou usando Maven, Artifactory, SpringMVC, Tomcat, plugins jQuery e tals…

A empresa usa sistema misto, ou seja, possui servidor Windows e Linux, BD SQL Server, PostgreSQL, MySQL, esse sistema vai integrar tudo o que a empresa usa.

Eu já fiz o sistema de autenticação (pelo AD do WS), controle de acesso, alguns relatorios e tals, então já está meio encaminhado.

Porém não estou gostando muito de como o projeto está indo…

Todo relatório que vou criar ter que criar uma controller, functions javascript para tratar os dados, DAO’s, Models e afins, ou seja, está ficando muito grande…

Depois da minha explicação, vai minha duvida.

É melhor eu aprender uma nova linguagem onde eu consiga deixar tudo mais dinamico e leve? Mudar o modo que estou programando (Frameworks e afins)? Ou continuar assim?

Eu estava vendo linguagens como Lua, Ruby on Rails, NodeJS, mas não sei se elas seriam uteis para o desenvolvimento web…

Espero que alguem com mais experiencia possa me ajudar nessa duvida xD

Obrigado (:

Talvez o que você tem que fazer é arquitetar melhor a sua solução, de modo a reduzir o trabalho necessário a toda hora que precisar fazer alterações no projeto.

Opa, obrigado por responder.

Eu não tenho certeza se eh pq cada relatorio que eu faço tenha muitos filtros/parametros ou se estou desenvolvendo errado…

O sistema roda no tomcat7 num linux, mas acessa as informações no Windows Server, como o AD e o SQL Server…

Não sei se há um modo melhor de trabalhar quando as informações e ambientes são variaveis assim…

Edit: