Aprender outra linguagem

69 respostas
Marlon_Meneses

Olá pessoal…

Não que eu esteja migrando para o lado negro da força…
rsrsrs
mas gostaria de aprender uma outra linguagem, pra que eu possa expandir meus conhecimentos em programação
quais vcs me recomendariam?!

Que a força esteja com vcs!!
rsrsrs

69 Respostas

robinsonbsilva

jovem, saber nunca é demais…rs!
eu recomendaria você aprender rails e tentar entrar no RoR (Ruby on Rails) :shock:

Pedrosa

Ruby, Phyton.

Marlon_Meneses

phyton tenho um conhecimento básico
e por onde posso começar com ruby?
podem me recomendar algum material?

Pedrosa

No site do Akita:
http://www.akitaonrails.com/tutorials

Tutorial criando a primeira aplicação em Rails no NB:
http://www.netbeans.org/kb/60/ruby/getting-started.html#railsproject

J

Aprender outra linguagem é ir pro lado negro??? Sempre é bom aprender mais, amigo.

c# tem um mercado legal, tanto para jogos como aplicativos. Agora com o mono, está no play3 e no nintendo wii.

Marlon_Meneses

obrigado!!!
continuem enviando mais opiniões se quiserem

adriano_si

COBOL… tá pagando bem…

rod

Antes de aprender Rails (Framework), aprenda Ruby (Linguagem).

Tambem recomendo Ruby e/ou Objective-C.

Pedrosa

Material bem legal sobre a linguagem:
http://ruby-br.org/tutoriais/?t=1

Felagund

Eu recomendo Ruby ou Python, mas eu quero aprender uma linguagem funcional to pensando em Hasskell, pode ser uma boa investir em linguagens não tão exploradas.

[]'s

J

lisp ou prolog, uai

rodrigo.bossini

C# é sempre uma boa opção também. Odiar a Micro$oft simplesmente por odiar não faz sentido.

fabiofalci

http://poignantguide.net/

TangZero

Ruby é uma linguagem que está evoluindo muito. Dê uma olhada nela.
Python é também uma ótima opção.

bsmachado

PHP é uma boa… Tem mercado ainda…
Sempre tem vagas para quem trabalha com essa linguagem…
http://www.phpbrasil.com

Andre_Brito

C#, Haskel, Ruby e Python.

D

Ora, ora…

Por que nao o bom e velho Assembly?

rsrsrsr

W

Cara nao perde tempo com essas linguagens da “moda” ou linguagens antigas que ate tem mercado mas nao tem futuro.

Aprenda .NET/C#. Eh uma plataforma super usual no mercado, tem bastante oportunidades de emprego e os salarios pra desenvolvedor .NET sao geralmente otimos. O .NET eh uma plataforma que esta en constante desenvolvimento e ainda vai continuar por um bom tempo no mercado. Se vc sabe Java vc nao vai ter muito problema pra aprender C#.

Alem de tudo, de quebra ainda tem o projeto mono que eh implementacao do .NET framework que vc pode desenvolver sistemas .NET no linux por exemplo.

Isso se vc quiser aprender algo que vc vai usar profissionalmente mas se vc quiser aprender coisas por diversao pega algumas das sugestoes que ja deram aqui.

//Daniel

fabiozoroastro

Depende né… Linguagem pra quê? A toa mesmo? Então vai no portugol uai.

dlt

Aprenda uma linguagem completamente diferente da linguagem que vc usa no seu dia-a-dia.

christofekrif

ae, voces tem alguma apostila do phyton bem legal pra iniciar ?
valeu :smiley:

dlt

aqui tem uma lista

http://www.python.org.br/wiki/DocumentacaoPython#LivrosPython

Marcio_Nogueira

Fiz a formação MCAD .NET em 2003, de lá para cá muita coisa mudou, estou pensando em uma reciclagem na plataforma .Net. O problema é que não sei onde posso faser esta reciclagem com qualidade aqui no Rio de Janeiro. :wink:

V

É sempre bom aprender novas linguagens, para aprimorar todo o nosso pensamento em relação à estruturação de idéias em algoritmos. Aprender uma nova linguagem, com certeza melhorará o seu desempenho nas que já programa.

Qual linguagem aprender, já é uma outra questão: uns irão indicar linguagens que estão “na moda”, outros indicarão linguagens que consideram melhores, até mesmo linguagens que são mais visadas no mercado de trabalho.

Eu te recomendo, a aprender C profundamente (canivete suíço), python (tem um grande futuro) e alguma linguagem funcional, como lisp, ou haskell. É sempre bom mudar os paradigmas :wink:

Boa sorte.

java_es_a_lei

Ruby on Rails

vejo muita usabilidade tanto para ele e agora com o java com Jruby

C

Eu resolvi que num projeto de faculdade, vou usar Scala. Quero aprender, e nada melhor para aprender do que um projeto mais ou menos sério.

andre_qjo

Bom antes de tentar outras tecnologias, eu tentaria fazer algumas coisas para dispositivos moveis, que eu nunca fiz…

Mas em todo caso eu apoiaria Jruby

Regis_A_Rocha

java script

christofekrif

vlw dlt õ/

J

windsofhell:
Cara nao perde tempo com essas linguagens da “moda” ou linguagens antigas que ate tem mercado mas nao tem futuro.

Aprenda .NET/C#. Eh uma plataforma super usual no mercado, tem bastante oportunidades de emprego e os salarios pra desenvolvedor .NET sao geralmente otimos. O .NET eh uma plataforma que esta en constante desenvolvimento e ainda vai continuar por um bom tempo no mercado. Se vc sabe Java vc nao vai ter muito problema pra aprender C#.

Alem de tudo, de quebra ainda tem o projeto mono que eh implementacao do .NET framework que vc pode desenvolver sistemas .NET no linux por exemplo.

Isso se vc quiser aprender algo que vc vai usar profissionalmente mas se vc quiser aprender coisas por diversao pega algumas das sugestoes que ja deram aqui.

//Daniel

Essas linguagens são antigas porque nunca vão cair em desuso. Pascal, C, e muitas outras são utilizadas constantemente. O Mercado de TI é que impõe esse marketing de linguagem. Na área acadêmica, engenharia, física, matemática não existe isso. Tem trabalho para qualquer um e qualquer linguagem.

M

"

L

Ressuscitando o Tópico…

Só vi uma pessoa falar de PHP.

Para quem já programa em Java, inclusive para WEB (Conhecendo as tecnologias mais utilizandas: Struts, JSF, Spring, etc), vale a pena aprender PHP, ou se aprofundar um pouco mais, caso tenha algum conhecimento?

O que acham?

renzonuccitelli

Desenterrando também.

Esse ano eu aprendi Lua (http://www.lua.org/) pelo livro [urlhttp://www.amazon.com/exec/obidos/ASIN/[telefone removido]/lua-home-20]Programming in Lua[/url]. A linguagem é brazuca e muito simples, até hj é a linguagem que mais gostei. Mas mais importante que isso, o livro é uma aula de programação. Pra quem gosta da área, ele é excelente de se ler. Para quem é javeiro e já se fez a pergunta “Como será que fizeram para implementar o esquema de herança?”, no livro ele mostra como fazer. Lua não tem OO, mas ele mostra como fazer para implementar herança simples, múltipla e poliformismo de uma maneira muito direta e simples. Depois de ler o livro minha mente abriu bastante, e passei realmente, como disseram, a programar melhor em outras linguagens.

Por ser um cara prático eu me negava a ficar aprendendo outras linguagens, mas hoje mudei de opinião. Ano passado aprendi Action Script, esse ano aprendi o Lua básico e agora estou aprendendo Python. Para essa última estou lendo o livro [urlhttp://diveintopython.org/]Dive into Python[/url] que é muito bom.

Action Script eu aprendi por causa do trabalho, Lua por diversão, por ter gostado quando me mostraram o livro. O Python eu escolhi por dois motivos:

1. Queria aprender uma linguagem dinâmica. Depois de mexer com Action Script eu simplesmente gostei das características de uma linguagem OO dinâmica, achando melhor que uma linguagem OO estática, como Java. Quando vc começa a usar bastante instrospecção para generalizar as coisas, simplesmente usar reflection no Java eu acho muito ruim.

2. Python é melhor para se usar no Google App Engine GAE. Como eu estou usando bastante esse serviço do Google, inclusive fiz um framework para integrar Flex e Java no GAE que publicarei aki logo logo, uni minha vontade exposta no item 1 ao uso do GAE com Python, que me parece ser bem melhor de usar que com Java.

Eu tb queria aprender PHP, pois tenho vários amigos que programam PHP e acham muito bom, não migram para o Java nem por reza brava. Então queria aprender para poder tirar minhas próprias conclusões. Mas isso vai ter que esperar um tempinho :lol:

Enfim, espero ter contribuido para a discussão.

Ressalto aqui que essa é minha opinião pessoal, e não quis gerar flame ao criticar o Java.

GabrielCardelli

No momento não penso em pegar outra linguagem para aprender devido ao tempo. Se fosse pegar, pegaria .NET ou Python.

fhenricastro

Além de Java, tenho vontade de aprender C e/ou C++, porém, ainda sou iniciante em Java, pretendo aprender Java bem primeiro e depois pegar C e/ou C++.

R

Eu tenho mais vontade de me aprofundar mais ainda em PHP, sei um bucado mas ainda falta muito pra criar sistemas mais “robustos”.

Também pelo fato de que empregos para desenvolvedor em PHP tem aos montes no mercado.

Mas eu tenho muita vontade de aprender C#, falta vontade e um empurrão inicial :lol:

Anime

Oi gente,

Tenho vontade de aprender C#,ou melhor vou aprender é questão de tempo… :wink:
PHP…ai não sei por que,mas não bateu…não é dificil…achei chato mesmo… :roll:

kicolobo

Nem C#, nem Groovy nem VB

Se você quer aprender uma linguagem que realmente abra a sua cabeça, minhas sugestões são as seguintes:

C - Você aprende como um computador funciona de fato. É chata? Sim. Pode dar muito trabalho? Pode. Mas no final, compensa, e muito.

C++ - Você vai entender direitinho o porquê de tanta gente odiar a linguagem. Mas é muito bacana de aprender, porque te mostra conceitos que influenciaram demais outras linguagens, como templates, herança múltipla, etc.

Lisp - Pra ver como é um paradigma funcional. Vale MUITO a pena.

renzonuccitelli

kicolobo:
Nem C#, nem Groovy nem VB

Se você quer aprender uma linguagem que realmente abra a sua cabeça, minhas sugestões são as seguintes:

C - Você aprende como um computador funciona de fato. É chata? Sim. Pode dar muito trabalho? Pode. Mas no final, compensa, e muito.

C++ - Você vai entender direitinho o porquê de tanta gente odiar a linguagem. Mas é muito bacana de aprender, porque te mostra conceitos que influenciaram demais outras linguagens, como templates, herança múltipla, etc.

Lisp - Pra ver como é um paradigma funcional. Vale MUITO a pena.

Conheci C em Lógica de programação e estrutura de dados. Nunca mais mexi e nem quero mais…rs. Acho que o ponto da Anime foi importante, quando diz que simplesmente deu uma olhada e não gostou de PHP. No fim das contas vc acaba por decidir quais são as melhores linguagens para você, e essa ordem de melhor linguagem varia de pessoa para pessoa.

Um amigo vive me dizendo para aprender Lisp, mas já desistiu. Só conseguiu me fazer aprender Lua…rs

[]s

edutoporoski

Eu fiz curso de COBOL este ano e curti :lol: … grandes empresas ainda usam bastante e pagam legal…

esmiralha

Eu acho que a primeira linguagem do programador deveria ser o Português. Se o programador não sabe se expressar de forma clara no idioma nativo, como vai ser capaz de se expressar em uma linguagem de programação?

Alguns posts nesse fórum me fazem pensar que muitas pessoas entram na faculdade sem ter um bom domínio do Português. Não estou falando de erros ortográficos, mas da incapacidade de expressar uma idéia de forma concisa e clara.

Então meu conselho de coração é: aprenda a se expressar melhor em linguagem natural. Seu código também se tornará mais legível.

Thiago_Senna

Eu acho que a melhor linguagem para aprender é PHP. Já que é a linguagem ideal para desenvolvimento web na maioria dos casos e é de longe a linguagem mais utilizada nos melhores softwares open source (Wordpress, Magento e outros) e te permite pegar alguns freelas.

J

esmiralha:
Eu acho que a primeira linguagem do programador deveria ser o Português. Se o programador não sabe se expressar de forma clara no idioma nativo, como vai ser capaz de se expressar em uma linguagem de programação?

Alguns posts nesse fórum me fazem pensar que muitas pessoas entram na faculdade sem ter um bom domínio do Português. Não estou falando de erros ortográficos, mas da incapacidade de expressar uma idéia de forma concisa e clara.

Então meu conselho de coração é: aprenda a se expressar melhor em linguagem natural. Seu código também se tornará mais legível.

o que tem haver a lógica booleana com nossa língua??

Linguagens de programação não tem nada haver com “idiomas”. Elas são um meio de transpor uma lógica, enquanto um “idioma” é muito mais que isso.

R

Aprendi C em estrutura de dados, mas não me imagino fazendo sistemas robustos nela, sei lá.

Uma linguagem que eu esqueci e que tenho vontade de aprender também é Natural, poucos devem conhecer.

esmiralha

juliocbq:
esmiralha:

o que tem haver a lógica booleana com nossa língua??

Linguagens de programação não tem nada haver com “idiomas”. Elas são um meio de transpor uma lógica, enquanto um “idioma” é muito mais que isso.

Se você tem certeza de que não há ligação entre uma coisa e outra, junte suas evidências e publique uma tese de doutorado em linguística, porque a corrente atual acredita que o desenvolvimento da linguagem está diretamente ligado ao desenvolvimento cognitivo. Você deve estar bem à frente do resto da academia.

douglaskd

bom, acho que não é bem assim…

na minha sala por exemplo, quase todo mundo conhece muito de matemática e pouco de português, e tão aprendendo bem lógica…

agora…vai em uma sala de português e tenta ensinar programação!..

o pessoal quer cobrar que saibamos de tudo, mais e o salário???

há vagas de emprego que pedem: ingles fluente, português fluente, conhecimentos em XYZ e pagam X
e há vagas de emprego que pedem: inglês fluente e pagam X+1.

tem pessoas que se cobram tanto, que se deixasse o currículo sem os conhecimentos de programação, ganharia mais em outra área com o tanto de conhecimento que tem, com relação em outras áreas…

“”“Injuriado”""

PS: “ODEIO PORTUGUÊS, O FUTURO É INGLÊS”

J

Eu não preciso provar nada com isso. O principal objetivo do idioma é a comunicação com outro indivíduo. Agora se você quer criar uma tese de doutorado, já pode imaginar um tema como " Chatting with your computer". Cairia como uma luva com o seu nome assinado em baixo.

esmiralha

Acho que todo programa tem dois objetivos de comunicação: comunicar-se com o compilador/interpretador e comunicar-se com outros seres humanos. Um programa de qualidade contrabalança esse dois fatores de forma intencional, sem sacrificar nenhum dos dois. Dependendo do domínio do programa, um fator se torna mais preponderante que o outro, claro.

Eu realmente penso que saber se expressar de forma coerente em linguagem natural torna o programador apto a produzir programas mais bem estruturados, onde o nível de abstração se mantém constante dentro do mesmo módulo. Mas é só minha opinião.

Desculpe pela grosseria da tese de doutorado…

A

Acredito que Python é o bicho! Claro, depois do Java, né! hehehe

Se for aprendê-lo, foco no framework Django…

André AS

J

esmiralha:
Acho que todo programa tem dois objetivos de comunicação: comunicar-se com o compilador/interpretador e comunicar-se com outros seres humanos. Um programa de qualidade contrabalança esse dois fatores de forma intencional, sem sacrificar nenhum dos dois. Dependendo do domínio do programa, um fator se torna mais preponderante que o outro, claro.

Eu realmente penso que saber se expressar de forma coerente em linguagem natural torna o programador apto a produzir programas mais bem estruturados, onde o nível de abstração se mantém constante dentro do mesmo módulo. Mas é só minha opinião.

Desculpe pela grosseria da tese de doutorado…

Sem problemas, mas eu ainda discordo, porque o que faz um bom programador, desenvolvedor ou o que seja é o domínio de algoritmos e cálculo.
Tanto é que computação está dentro da área de exatas e engenharia.

J

andredecotia:

André AS

Python é uma ótima idéia principalmente para quem for trabalhar com sistemas unix.

fredferrao

Renatobh:
Aprendi C em estrutura de dados, mas não me imagino fazendo sistemas robustos nela, sei lá.

Uma linguagem que eu esqueci e que tenho vontade de aprender também é Natural, poucos devem conhecer.

NATURAL??? Nussa, eu programei nesse treco no meu emprego anterior, não vi nada de mais, tem uns 4 ou 5 comandos :shock:
Alem de voce ficar TOTALMENTE preso no vendor, é totalmente lock-in, neste caso SoftwareAG.

Olha o tamanha da gambi que tinhamos, isso que chamo de N-Tier.

Programa Delphi -->acessa–>servidor Java -->faz chamada aos subprogramas Naturals atraves do EntireX --> que por fim os subprogramas acessam a Base de Dados ADABAS, que por acaso a versão que usavamos nem de lonje era relacional :shock:

Pra ter uma ideia, para se consultar alguns dados na base ADABAS, com varios parametros e ?join? tu gastava umas ~50 linhas, o que poderia ser resolvido com umas 3 linhas se fosse SQL.

E o pior é que no Brasil tem varios orgãos do governo que implantaram isto numa epoca sombria, nao sei por qual motivo, até o Banco Central tinha Natural/Adabas la dentro.

Devem pagar bem, pq pra achar programador pra Natural é mais complicado que para Cobol, sem falar que praticamente inexiste material na internet. Um amigo meu foi pro Rio e arrumou um trampo la, em uma telecom para trabalhar com Natural/Adabas.

Mas sinceramente, se estiver pensando em aprender uma nova linguagem, Natural eu com certeza nao recomendaria, apesar de ter muito orgao do governo por ai, todos que soube, estão migrando seus sistemas legados para outra coisa, tipo java.

Rapaz o trem é tão cabuloso, que numa sala de 20 programadores + 2 DBA’s, apenas uns 3 sabiam instalar o ambiente de desenvolvimento, quando formatavamos uma maquina tinhamos que chamar um cara pra instalar o ambiente pra gente :shock:

R

É, eu pensei em Natural por causa da demanda mesmo.

Eu não sei se vão migrar tão rapidamente, acho que vai demorar alguns bons anos, e enquanto isso, quem realmente conhecer a linguagem vai ser disputado a tapa.

E só uma dúvida, todo mundo quer aprender Ruby, conhecer sobre Ruby e eu não fui com a cara da linguagem desde a primeira vez que eu ví, sou único será?

arthurminarini

C#

J

Renatobh:

Eu não sei se vão migrar tão rapidamente, acho que vai demorar alguns bons anos, e enquanto isso, quem realmente conhecer a linguagem vai ser disputado a tapa.

E só uma dúvida, todo mundo quer aprender Ruby, conhecer sobre Ruby e eu não fui com a cara da linguagem desde a primeira vez que eu ví, sou único será?

Não tenho nada contra ela não, mas também não tenho tanto interesse em aprender. No meu trabalho não tem uso.

renamed

Estou relembrando C e aprendendo C++

Para quem programa em Java há três anos e está acostumado a abstrair algumas coisas, C++ é realmente um desafio. hehehe!

M

"

fredferrao

Renatobh:

Quando cheguei a esse dilema de aprender uma nova linguagem fiquei entre tres: Groovy, Ruby e Scala.

• Quais tem mais mercado: Groovy e Ruby com certeza.
  • Qual tem mais cheiro de hype e fan boy chato: Ruby sem dúvida(nem todo mundo, sem flame pls)
  • Performance( em 2009 quando eu esta vendo) JRuby e Groovy eram ditas bem lentas rodando na JVM, Scala segundo consta roda identico a código java, pudera seu criador Martin Odersky foi um dos(senão o) criador do compilador de generics do Java5.

Sobre a minha escolha por Scala:
Bom meu interesse não era mercado imediato, até porque minha cidade nao tem nem mercado java, quanto mais outras linguagens mais “exoticas” e/ou “novas”, java aqui somente em orgaos publicos ou em sua propria empresa.

Então, como meu objetivo era usar em meus projetos pessoais e em minha futura empresa que ja esta na incubadora(a mais de ano :shock: :lol: ) e tambem como aposta na linguagem para um futuro bem proximo, que ja começa a se tornar realidade, a cada dia vejo a comunidade aumentando, e mais e mais gente usando(isso ainda é mais visivel no exterior, mas assim tambem o foi com Ruby), optei por aprender Scala, e a cada dia fico contente por ter feito esta escolha, a linguagem é muito Robusta.

adriano_si

Renatobh:

Eu achei a linguagem fantástica pelo que ela pode fazer… Mas pra mim foi igual a mulher melancia, eu até que acho gostosa, mas não tenho vontade de comer…

Não me agradei em programar com Ruby, mesmo com todas as facilidades que ela me deu… Foi uma coisa bem pessoal mesmo… Ou seja, depois de uns 2 meses usando e com um Sisteminha de testes na agulha, joguei ela pro fim da fila de prioridades… Tô olhando Groovy, logo depois irei para (Scala ou Python, ainda não decidi), e depois pra finalizar o ciclo, investirei na Plataforma .NET, depois, se sobrar tempo, Ruby… mas aí eu já to com quase 40 anos, não sei se vou ter saco… heueheueheuehuehue

Abs []

I

Existe um fato interessante na comunidade Java ( irei generalizar um pouco).
Para a comunidade, linguagem diferente é: Scala, Ruby (mais especificamente, RoR), esse tal de Groovy e até mesmo o .net.
O mais interessante é que essas linguagens no geral tem um ponto em comum: Geralmente são linguagens que sao sustentadas principalmente por outras tecnologias.
Por exemplo, alguém consegue imaginar o Java sem o eclipse ou netbeans? Ou Ruby sem o Rails, ou o tal do Groovy sem o tal do Grails?

Linguagens como python, lisp ou perl são quase que completamente ignoradas ( e ,na minha opinião, são as linguagens mais agradáveis de se programar).

Nada contra, mas é algo que observo faz algum tempo. Para quem não entendeu ou acha que estou exagerando, basta abrir o indice de fóuns do guj para saber do que estou falando.

adriano_si

immortalSoul:
Existe um fato interessante na comunidade Java ( irei generalizar um pouco).
Para a comunidade, linguagem diferente é: Scala, Ruby (mais especificamente, RoR), esse tal de Groovy e até mesmo o .net.
O mais interessante é que essas linguagens no geral tem um ponto em comum: Geralmente são linguagens que sao sustentadas principalmente por outras tecnologias.
Por exemplo, alguém consegue imaginar o Java sem o eclipse ou netbeans? Ou Ruby sem o Rails, ou o tal do Groovy sem o tal do Grails?

Linguagens como python, lisp ou perl são quase que completamente ignoradas ( e ,na minha opinião, são as linguagens mais agradáveis de se programar).

Nada contra, mas é algo que observo faz algum tempo. Para quem não entendeu ou acha que estou exagerando, basta abrir o indice de fóuns do guj para saber do que estou falando.

Sem sombra de dúvidas… São liguagens mais focadas pra Web com seus Frameworks mágicos que ajudam no Serviço… Isso é normal, mas concordo contigo quando dizes que deveríamos evidenciar um pouco mais linguagens de Programação puras, sem suas respectivas varinhas mágicas… Mas mesmo assim, sempre depois alguém virá e dirá: “aprendi Python, agora vou aprender DJango” e etc… Enfim, acho que o crescimento de Funcionários, frente ao crescimento de cientistas está cada vez maior… devo reconhecer que ainda sou mais Comercial do que Cientista… Mas já to procurando mudar minha cabeça em relação à isso…

hoje já uso o Groovy sem o GRails, mas dentro de meus Sistemas Java, só pra facilitar algumas coisas…

Abs []

[EDIT] - Mas já to começando com o GRails :stuck_out_tongue:

renzonuccitelli

Acho que faz parte pensar na Infra. Graças a Deus estou conseguindo sair do mundo onde se aprende as coisas pq as empresas estão contratando. Estou fazendo meus projetos e abrindo meus cursos, então estou focando em linguagens agradáveis de se programar. Até agora a linguagem que achei mais legal foi o Lua. Mas também existe o fator facilidade de infra e etc. Nesse caso, o Python fica na frente por causa do Google App Engine.

Mas uma coisa tem de engraçado onde ainda trabalho: na empresa o core e Java. Mas todos os programadores que conhecem alguma outra linguagem, em geral acham o Java pior, por causa da sua burocracia. As preferências são Ruby, Pearl, Python e Lua.

A

andredecotia:

André AS

Olha, pensando bem, por questões de priorizar as coisas e se aperfeiçar legal pra não ficar de certa forma no generalismo/na superfície do conhecimento, neste
momento eu pegaria pesado em AJAX, nas bibliotecas JavaScript tais como (EXTjs, JQUERY, YUI, Prototype e script.aculo.us) isso é show de bola mano!

adriano_si

Tudo focado na WEB não é ???

renzonuccitelli

Pearl e Lua não. Em geral o pessoal usa pra fazer escripts para alguma tarefa específica. Eu costumo usar Lua ou Python para fazer programinhas rápidos, principalmente pela interatividade de obter respostas de um Shell. Mas ao escolher o Python para me aprofundar, o fiz focado em app web, visando utilizar o GAE, uma vez que fiquei impressionado com as facilidades que ele proporciona. Minha experiência nele é com Java, depois dei uma lida na versão Python e achei bem melhor…

I

Tudo focado na WEB não é ???

Não.
Java também não é focada somente em web, apesar de quando falamos em java, geralmente estamos falando mesmo do tal do JEE .

Lua eu conheço pouco,
Pearl, Python e Lisp, cada uma, possuem alguns dos melhores frameworks web que já vi, mas tem que ser muito injusto pra limitar essas linguagens aos seus framework’s.
Python, por exemplo, tem uma biblioteca gigantesca que te permitem fazer muita coisa com um minimo de esforço. Que fazer uma aplicação pra enviar dados pro twitter? basta abrir um arquivo texto e escreve umas 3 linhas de código, ou menos. Fazer uma conexao com um banco, recuperar dados, gerar relatorio, plotar graficos… geralmente tudo é muito simples.

I

A gente que vem do java tem que tomar extremo cuidado pra não continuar programando em python como se programa em java.
É muito comum ver vários get/st em código python d equem ta iniciando( eu mesmo fiz muito isso), e também é comum ficar perdendo tempo com bobagem ou tentando usar OO onde não deveria existir ou onde uma simples função seria mais adequada.

ENfim, acho que até hoje eu ainda faço mutia coisa errada. Eu qeu não sei.

fredferrao

renzonuccitelli:
Acho que faz parte pensar na Infra. Graças a Deus estou conseguindo sair do mundo onde se aprende as coisas pq as empresas estão contratando. Estou fazendo meus projetos e abrindo meus cursos, então estou focando em linguagens agradáveis de se programar. Até agora a linguagem que achei mais legal foi o Lua. Mas também existe o fator facilidade de infra e etc. Nesse caso, o Python fica na frente por causa do Google App Engine.

Mas uma coisa tem de engraçado onde ainda trabalho: na empresa o core e Java. Mas todos os programadores que conhecem alguma outra linguagem, em geral acham o Java pior, por causa da sua burocracia. As preferências são Ruby, Pearl, Python e Lua.

Fala a verdade rapaz, tu aprendeu Lua foi para criar AddOns e customizar a interface do World of Warcraft :twisted: :twisted: :lol: :lol:

WellingtonRamos

C e C++.

Foram as primeiras que aprendi mas estou enferrujado, especialmente com a questão de uso de ponteiros, mas gostava bastante.

Mas, de qualquer forma são ótimas linguagens e dá pra fazer coisas muito loucas com elas (experimente passar um método como parâmetro hehehe :twisted: ).
Mas aprenda também a criar interfaces de usuário (UI da microsoft, eu sei que é bem chatinho, não sei com relação a linux).

Mas Java mesmo é um universo rico. JSE - JEE - JME. Dentro da linguagem há várias subáreas que podem ser exploradas.

Criado 5 de maio de 2009
Ultima resposta 17 de nov. de 2010
Respostas 69
Participantes 41